• Orientações Covid 19

Carnaval

20/02/2020 16:40

Planserv orienta beneficiários sobre saúde no Carnaval

A festa popular mais alegre do calendário já começou. O Carnaval, que na Bahia é esperado quase o ano todo, deve ser aproveitado em plena forma. Por isso, o Planserv orienta seus beneficiários com dicas de saúde e bem-estar para curtir a festa bem alimentado, hidratado e evitando os excessos, garantindo a presença na folia até a Quarta-feira de Cinzas.

Estar bem hidratado e nutrido é uma regra básica, mas é preciso ter bastante cuidado com lanches oferecidos na rua. “A contaminação alimentar é mais comum do que se imagina. Enjoos, azia, má digestão, mesmo sem a presença de vômitos e/ou diarreias, podem significar uma intoxicação. Procure sempre alimentos de boa procedência”, orienta o médico Carlos Eduardo Porsch.

Cuidado também com substâncias energéticas. “O consumo desses estimulantes pode levar a arritmia cardíaca e a alterações significativas na pressão arterial”, afirma o médico. Bem como o excesso no consumo de álcool, que leva a estados de desinibição, porém colocam o folião em risco de exposição, já que os parâmetros de comportamento social ficam alterados.

Para evitar a desidratação, o consumo diário de, pelo menos, dois litros de água é recomendado, assim como dormir, no mínimo, oito horas para repor as energias. Ingerir alimentos leves, saudáveis e de procedência confiável a cada três horas, além de dar um novo ânimo, ajuda a evitar a ressaca no dia seguinte. Antes de sair para a folia, o ideal é comer alimentos ricos em carboidratos complexos, fonte de energia, tais como batata doce, aipim e inhame associados à proteína de boa qualidade nutricional, como queijo branco ou ovo ou peito de frango.

Outras escolhas certas para a folia são usar chapéu, óculos escuros e protetor solar, para se proteger de queimaduras; e preservativos em todas as relações sexuais, para evitar gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis como a Aids. Além disso, se for consumir bebidas alcoólicas, o folião deve ir para a festa de táxi ou de carona com alguém que não bebe. Acidentes e multas podem ser evitados.

Fonte: Ascom/Planserv

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.