• Orientações Covid 19

Educação

20/02/2020 10:50

Estado forma novos técnicos de nível médio em Itororó

O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Médio Sudoeste da Bahia, localizado no município de Itororó, realizou, na noite desta quarta-feira (19), a formatura de 150 estudantes concluintes dos cursos técnicos de nível médio em Informática, Zootecnia, Enfermagem, Nutrição, Análises Clínicas, Administração, Agroecologia, Agroindústria e Meio Ambiente. A cerimônia solene foi realizada na Igreja Matriz de Itororó e contou com a participação de gestores, professores e familiares dos formandos.

A estudante Jéssica Aguiar de Souza, 26, falou da emoção em concluir os estudos na unidade escolar. “Terminei o curso técnico em Enfermagem e isto significa novas oportunidades de inserção no mundo do trabalho. Sendo esta a minha primeira formatura, conquistada com muitas dificuldades pessoais, me sinto muito feliz com esta importante vitória. Pretendo seguir a carreira, contribuindo na área com o aprendizado que obtive durante o curso no CETEP”, revelou, emocionada.

Já graduado no Ensino Superior no curso de Gastronomia, André Ricardo da Silva, 33, resolveu fazer o curso técnico em Administração como complemento para o exercício profissional. “Como já sou formado, a minha emoção não é a mesma de quem está se formando pela primeira vez, mas a sensação de conquistar um novo diploma é muito boa. Como tenho um empreendimento comercial ligado à Gastronomia, a nova formação vai complementar o meu conhecimento”, contou.

A diretora do CETEP, Sirlene Pereira de Jesus, ressaltou a importância da unidade para a formação profissional dos jovens no território. “O CETEP se tornou uma referência de ensino na região, pela oportunidade de abrir portas no mundo do trabalho para os estudantes que saem daqui com uma formação qualificada e respeitada no mercado. Tanto que a maioria dos nossos alunos logo se empregam ou abrem seu próprio negócio”.

Sobre a rede estadual

Atualmente, a rede estadual de Educação Profissional conta com 246 unidades e oferta 69 cursos, em 158 municípios, nos 27 Territórios de Identidade. Só em 2019, foram 90 mil matriculados e, em 2020, 100 mil vagas foram ofertadas. Ressalta-se que a rede estadual da Bahia é a segunda maior do país em matrículas entre as estaduais (INEP/MEC). Além disto, tem 63% de todas as matrículas da EPT na Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.