• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • Banner racismo
  • Estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Economia

11/10/2019 16:40

Setor de serviços avança 1,3% em agosto na Bahia

O volume de serviços em agosto avançou 1,3% na Bahia, em comparação com o mês de julho. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

“Este resultado retrata o desempenho da Bahia acima do índice nacional, que recuou 0,2% na mesma base de comparação. Essa foi a quarta variação positiva no ano de 2019 para este importante setor da economia, que gerou 9.941 novos postos de trabalho com carteira assinada de janeiro a agosto, contribuindo decisivamente para que a Bahia lidere a geração de emprego no Nordeste com 32.587 novos postos”, avalia o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

As atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (3,2%); e serviços prestados às famílias (2,1%) foram as que apresentaram os melhores desempenhos do setor em agosto. 

Na mesma pesquisa, a receita nominal de serviços avançou 2,2%, com ajuste sazonal, na comparação com julho de 2019. Em relação a agosto de 2018, cresceu 0,7% e ampliou 2,3% no acumulado ano. Na comparação com agosto de 2018, o setor de serviços apresentou retração de 3,7% e contraiu 1,5% no indicador acumulado no ano. 

Turismo

O volume das atividades turísticas avançou 2,8% na Bahia, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, colocando o estado na liderança dentre as 12 unidades da federação onde o indicador é investigado. O índice supera ainda o nacional para o mesmo período, quando o Brasil recuou 2,9%. Na comparação com o mês imediatamente anterior, a Bahia apresentou resultado positivo de 0,9%, também acima do nacional, que apontou variação negativa de 4,2%. No acumulado do ano, a Bahia apontou variação positiva de 2,3%.

Fonte: Ascom/Seplan

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.