• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Educação

13/09/2019 18:20

Encontro formativo discute atividades de estímulo à leitura

Ler para resolver problemas. Essa foi a tônica do terceiro encontro da Formação Continuada para Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos, promovido pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Iniciada na segunda-feira (9), a atividade mobilizou mais de 2 mil profissionais da educação em 12 polos formativos, nos 27 Territórios de Identidade do Estado.

Segundo a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, o objetivo é fazer com que as escolas e os professores, orientados pelos coordenadores pedagógicos, possam desenvolver atividades que estimulem a leitura. “Um modelo de atividades são as Sessões de Leituras Temáticas, que consistem em incentivar a leitura nos estudantes por meio de temas que serão discutidos por eles na escola. Entendemos a leitura como um disparador para o avanço das aprendizagens”, afirmou.

No encontro, as sessões de leitura apresentaram temáticas ligadas à juventude, como 'Juventude e Gênero', 'Cultura e Juventude' e 'Riscos e Vulnerabilidades'. “Essas formações têm sido muito importantes porque enriquecem a nossa prática pedagógica na escola e, assim, fortalecem a aprendizagem de nossos estudantes”, disse a coordenadora pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire, no município de Santaluz, Marizete Barbosa. 

Já a gestora do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, Val Estrela, destacou que “a formação continuada tem mostrado que é possível interligar o pedagógico à gestão escolar. É uma oportunidade do gestor e o coordenador juntos pensarem novas perspectivas para a escola e possam alicerçar bem o trabalho do professor, dando a condição pedagógica necessária para que a escola possa atender as demandas dos estudantes”. 

Fonte: Ascom/IAT

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.