• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Cultura

13/07/2019 09:00

Filme especial sobre 2 de Julho será exibido no Domingo no TCA

Nesta edição do Domingo no TCA, dia 14 de julho, às 11h, antes do elenco do espetáculo “Pele Negra, Máscaras Brancas” subir ao palco, o público mergulhará nas referências históricas da Bahia, durante a exibição do especial “Dois de Julho – Caminhos da Liberdade”. Com roteiro assinado por Mira Silva e Aldri Anunciação (dramaturgo responsável pela peça deste domingo), o programa traz contexto e detalhes curiosos sobre a Independência do Brasil, na Bahia, em 1823. A apresentação acontecerá na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), com ingressos a R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia), vendidos apenas no dia do evento, a partir das 9h, com acesso imediato à plateia do teatro.

O material audiovisual destaca, através de dramaturgia e cenas de animação, a batalha em que a participação popular foi determinante para a vitória definitiva e expulsão dos portugueses do Brasil. Com duração de 24 minutos, passeia por cenários como ruas do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, Liberdade, Pirajá e Praça do Campo Grande. A história começa com quatro crianças, que encontram um mapa bem diferente do que elas conhecem, numa antiga senzala.

Para Mira Silva, é muito importante que o especial “2 de Julho – Caminhos da Liberdade” faça parte do projeto Domingo no TCA, exibido num palco tão significativo para a cena cultural baiana. “Além disso, há a simbologia de anteceder o espetáculo ‘Pele Negra, Máscaras Brancas’, pensando que os dois textos abordam processos de descolonização. O filme proporciona o encontro do público com esse capítulo tão importante na nossa história”, afirma a também diretora, ao lado de Pedro Santana.

Fonte: Ascom/Teatro Castro Alves (TCA)

O especial tem texto de Aldri Anunciação e Mira Silva, gerência de conteúdo de entretenimento de Lilia Gramacho e consultoria histórica do professor Marcelo Mascarenhas e do pesquisador Augusto Albuquerque. O elenco reúne os atores Brisa Bahia, Nina Prado Heitz, Caio Póvoas, João Gabriel Belinelli e Marcelo Praddo. Nas cenas animadas que resgatam a história, dão vozes aos personagens as atrizes Larissa Luz e Evelin Buchegger e o ator Mário Moraes. Larissa também interpreta o Hino ao Dois de Julho, que conta com arranjo de Enio Nogueira.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.