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Mobilidade

11/06/2019 19:20

Metrô de Salvador completa cinco anos de inauguração

Nesta terça (11), o metrô de Salvador-Lauro de Freitas completa cinco anos de inaugurado. Antigo anseio da população baiana, o sistema metroviário se tornou realidade após passar a ser gerido pelo Governo do Estado, em 2013. Um ano depois, o sonho se tornava realidade. 

Desde 11 de junho de 2014, o modal administrado pela CCR Metrô Bahia já transportou mais de 200 milhões de passageiros. De lá pra cá, o metrô se tornou uma referência internacional e uma realidade que mudou a vida dos baianos. No total, mais de 700 mil viagens foram realizadas e mais de 8,5 milhões de quilômetros percorridos, que corresponde a, aproximadamente, 214 voltas no planeta Terra. 

Atualmente, 370 mil passageiros são transportados por dia, o que coloca a Bahia no terceiro lugar em viagens sobre trilhos no Brasil. A estação Lapa lidera o ranking das estações com o maior número de embarques diários, seguida de Pirajá e Aeroporto.

Foto: Carla Ornelas/GOVBA
Desde 11 de junho de 2014, o modal já transportou mais de 200 milhões de passageiros
(Foto: Carla Ornelas/GOVBA)

Dos sete quilômetros iniciais de 2014, o metrô possui atualmente duas linhas, 33 quilômetros, 20 estações e 8 terminais de integração com ônibus, sendo 7 deles administrados pela CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela implantação e operação do modal por um período de 30 anos. 

O sistema possui uma frota de 40 trens modernos que tem capacidade de transportar mil passageiros por viagem. Atualmente, 35 composições estão em operação nos horários de pico. Nos dias úteis são ofertados, aproximadamente, 984 mil lugares em dia útil, número que equivale a mais de 1/3 da população total da capital baiana.

“São muitos os motivos de orgulho para o povo baiano por possuir um dos mais modernos sistemas de transporte público do país. O cidadão passou a contar com rapidez e previsibilidade para chegar ao seu destino. Aliado ao metrô, cujas pesquisas já apontam retirar cerca de 10 mil veículos das ruas, um conjunto de obras viárias realizadas pelo Estado trouxe mais fluidez ao trânsito de Salvador e Lauro de Freitas. São mais de R$ 10 bilhões em investimentos, o maior volume aplicado na mobilidade urbana em toda história da Bahia”, afirma o presidente da Companhia de Transporte da Bahia (CTB), Eduardo Copello.

A nova realidade colocou Salvador em posição de destaque, já que a cidade é uma das três capitais brasileiras a ter o modal ligando o Centro ao Aeroporto. Hoje, é possível ir do terminal aeroportuário ao centro em uma viagem de, aproximadamente, 40 minutos. A integração também pode ser feita entre as diferentes regiões da cidade diretamente com o Aeroporto Internacional de Salvador. A concessionária oferece o serviço de shuttle gratuito aos clientes para o trajeto Metrô – Aeroporto – Metrô.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O metrô se tornou uma referência internacional e uma realidade que mudou a vida dos baianos
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Novos horizontes

A partir do segundo semestre deste ano, o metrô inicia a expansão em direção a Cajazeiras. O tramo Pirajá-Águas Claras/Cajazeiras acrescentará 5 quilômetros ao sistema e 2 estações (Campinas e Águas Claras/Cajazeiras), com integração à futura Estação Rodoviária, que estimulará um novo polo gerador de empregos na região. 

Além disso, o governador Rui Costa já anunciou estudos da Expansão Sul, para o metrô chegar até a Barra. Para o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito, os estudos para ampliação certificam ainda mais a excelência do sistema. “Os estudos demonstram o fluxo naquela região de grande densidade demográfica. É uma região que já é um polo econômico consolidado e que com a ampliação do metrô ganharia um modal de excelência e alta capacidade. A chegada do metrô nessa região será mais um passo no avanço da melhoria da mobilidade urbana da nossa capital e região metropolitana”, destaca o secretário.

O contrato de concessão com a CCR Metrô Bahia ainda prevê uma extensão da Linha 2, que ganharia mais uma estação (Lauro de Freitas), após a estação Aeroporto. No entanto, para que se iniciem os estudos para implantação da estação, é necessário um gatilho, que é a manutenção da média de seis mil passageiros em horário de pico durante seis meses na estação Aeroporto. 

Fonte: Ascom/Sedur

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