• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Segurança

17/04/2019 13:20

CBMBA forma mais 60 brigadistas da Marinha do Brasil

Identificação das características do incêndio, utilização adequada dos equipamentos e as técnicas para o primeiro combate foram alguns dos itens aprendidos pelos 60 novos brigadistas da Marinha do Brasil, que receberam os certificados de conclusão do curso nesta quarta-Feira (17) pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) na base Naval de Aratu, através do curso de Capacitação em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Ao todo, o CBMBA já capacitou cinco turmas de brigadistas de combate a incêndios florestais.

"É uma satisfação muito grande para qualquer bombeiro militar, participar de algo assim. Difundir o conhecimento é uma boa forma de tratarmos de ações de combate, mas principalmente de prevenção. Estudar e discutir o incêndio florestal e suas nuances significa entender sua dinâmica e melhorar a cada dia a atuação, minimizando os danos à natureza. Além disso, cada um dos militares capacitados por nossa equipe torna-se um multiplicador de boas práticas, inclusive, prevencionistas", explicou o Ten BM Álvaro Serrão, coordenador de uma das 5 edições do curso ministrado aos militares da Marinha do Brasil.

Com a conclusão do curso, que faz parte do Programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, gerido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), os agentes públicos estão aptos a atuarem no combate a incêndios florestais de forma mais técnica, conforme orientam os protocolos seguidos e padronizados pelo CBMBA. As aulas na Base Naval de aratu, são fruto de uma parceria que se renova entre as forças, corroborando com o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e a Marinha do Brasil. Esse acordo trata da coordenação e da execução de ações integradas no âmbito operativo e administrativo, especialmente em relação ao serviço de busca e salvamento marítimo e a projetos institucionais de interesse comum voltados para as áreas de logística, comunicações, recursos humanos, inteligência, tecnologia da informação, entre outras.

Programa Bahia Sem Fogo

Criado em 2010, o Programa o Bahia Sem Fogo tem como objetivo coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) na Bahia, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.