• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Esportes

16/04/2019 19:10

Bahia inicia mobilização de universidades para os Jogos Universitários Brasileiros

Com a instalação, na próxima terça-feira (23), às 14h, do Comitê Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros/2019, que este ano terá a Bahia como estado-sede, o Governo do Estado dá a largada para a realização do evento esportivo, marcado para ocorrer em outubro. 

A data foi aprovada na tarde desta terça (16), durante reunião na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com participação de representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube) e Federação Atlética da UFRB.

Coordenada pelo secretário do Trabalho e Esporte, Davidson Magalhães, e pelo diretor-geral da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, tendo também a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, a reunião foi a primeira para discutir o JUBs com instituições públicas de ensino superior. 

O propósito foi apresentar toda a estrutura e organização dos jogos, que serão disputados em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas e organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com apoio do Governo da Bahia. “A realização do JUBs não é um acontecimento qualquer. Ele volta para a Bahia após 51 anos. Vamos ter a oportunidade de reunir quase cinco mil estudantes atletas universitários de todo o Brasil durante seis dias de competição. Além de estimular a prática esportiva nas universidades, nossa expectativa, ao sediar esses jogos, é fomentar também o turismo do esporte em nosso estado”, destacou Davidson na abertura dos trabalhos.

Coube a Vicente Neto apresentar aos convidados toda a estrutura do JUBs. Ele observou que a última vez que os jogos universitários ocorreram na Bahia foi em 1968, em plena ditadura militar e quando o estado tinha apenas uma universidade federal: a Ufba. “Nossa expectativa é fazer um grande evento, envolvendo o maior número possível de estudantes baianos e deixando um legado importante para essas instituições de ensino”, afirmou o diretor.

Mobilização 

Após essa apresentação coletiva, a Sudesb irá in loco a cada instituição de ensino fazer a sensibilização das universidades e dos estudantes. Para tanto, cada unidade de ensino superior será procurada para o agendamento da visita presencial, programada para os meses de abril e maio. A participação dos atletas da Bahia na etapa nacional será definida nas seletivas dos Jogos Universitários da Bahia (Juba), de 21 a 25 de agosto. 

Fonte: Ascom/Setre

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.