• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Desenvolvimento Rural

13/02/2019 17:11

Delegação de Moçambique conhece projetos socioprodutivos no semiárido baiano

Uma delegação formada por representantes do Governo de Moçambique conheceu, nesta terça-feira (12), as experiências da Cooperativa dos Cajulcutores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), e de um Sistema de Produção Integrada Sustentável, beneficiadas com as ações do projeto Bahia Produtiva, no município de Ribeira do Pombal, localizado no Território de Identidade Semiárido Nordeste II. 

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acompanharam a delegação. A ação, que segue até esta quinta-feira (14), integra a Missão de Intercâmbio com representantes de projetos financiados pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial), a partir de acordos de empréstimo com os governos da Bahia e de Moçambique.

A Cooperacaju possui 750 cooperados e foi uma das contempladas com o edital Alianças Produtivas. Os produtos da cooperativa são amêndoas de castanha de caju (natural ou frita e salgada) e Mix Bahia (mix de castanhas e frutas desidratadas). “É um prazer para nós receber esta expedição que veio buscar todas nossas experiências. Elas servirão de modelo para eles construírem um cooperativismo que valoriza a família, as pessoas e que busca elevar a produção e a renda das famílias que compõe a nossa rede", ressaltou o presidente da Cooperacaju, Ícaro Rennê Santos.

Júlio Costa, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) do Governo de Moçambique, explicou que essa troca de experiências com o Bahia Produtiva busca captar o aprendizado desenvolvido ao longo de mais de 30 anos pela CAR, na promoção do desenvolvimento rural na Bahia, já que o estado tem um ambiente muito parecido com Moçambique, pela maneira de ser dos povos brasileiro e moçambicano.

"A visita à Cooperacaju é muito interessante e traz os conceitos novos, para além do cooperativismo. Apesar dos desafios para se ter uma cooperativa funcional, percebe-se aqui que é um trabalho de muita dedicação, uma equipe presente, que tem o foco não no produto, mas, sim, na unidade produtiva familiar”, disse Júlio. 

Ainda no município de Ribeira do Pombal, na comunidade rural de Macambira, que também recebeu a visita da delegação, 30 famílias estão sendo beneficiadas com a implantação de quintais agroflorestais e já contam com cisternas de abastecimento de água instaladas, eliminando o problema da falta de água.

Fonte: Ascom/SDR

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.