• São João da bahia

Fazenda

13/06/2018 18:10

Osid é líder em apoio dos participantes da Nota Premiada Bahia

A organização Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) recebeu, nesta quarta-feira (13), a visita de lideranças da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), tendo à frente o secretário Manoel Vitório. A visita à maior instituição filantrópica do Norte-Nordeste, que integra o rol de 674 entidades beneficentes apoiadas pelo Sua Nota é um Show de Solidariedade, marca simbolicamente a consolidação da terceira fase do programa, iniciada este ano.

Desde janeiro, a pontuação das entidades passou a ser contabilizada tomando-se por base exclusivamente as notas fiscais eletrônicas compartilhadas pelos participantes da campanha Nota Premiada Bahia. Nesta nova fase, a Osid alcançou a liderança em apoio dos participantes da campanha ao final do primeiro quadrimestre, com um total de 61.780 doadores cadastrados. Além de resolver os entraves da versão em papel e de tornar mais simples o pagamento para as entidades, o novo modelo de gestão do Sua Nota é um Show de Solidariedade está permitindo também que sejam regularizadas as prestações de contas do passado.

O grupo de 25 servidores da Fazenda Estadual foi recebido pela superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, pelo presidente do Conselho de Administração, Ângelo Calmon de Sá, e por profissionais da entidade. A comitiva da Sefaz-BA visitou alguns setores da Osid, incluindo o Hospital da Criança, o Centro Geriátrico, o Santuário e o Ambulatório. 

“A Osid realiza um trabalho de extrema importância para a população de toda a Bahia e nada mais justo do que realizar essa visita para mostrar o quanto o governo reconhece a relevância das instituições sociais e para servir como marco dessa nova fase do Sua Nota, que se pauta pela modernização e desburocratização dos procedimentos”, afirmou o secretário Manoel Vitório.

Anjo Bom da Bahia

Para a superintendente da Osid, “o programa Sua Nota já faz parte da história das Obras Sociais Irmã Dulce. Graças à campanha e ao apoio de toda a sociedade, estamos conseguindo, apesar das dificuldades, ampliar o atendimento à população, em especial ao pobre, ao doente, ao mais necessitado. Os recursos oriundos do programa são fundamentais para a manutenção das atividades da Osid e do legado de amor e serviço do Anjo Bom da Bahia”.

As Obras Sociais Irmã Dulce nasceram no dia 26 de maio de 1959, tendo como fundadora a freira baiana Irmã Dulce. Atualmente, a entidade filantrópica abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes em situação de risco social, entre outras. Na sede das obras, em Salvador, 2 mil pessoas são atendidas diariamente e há 954 leitos para o atendimento de patologias clínicas e cirúrgicas. Por ano, acontecem em Salvador 12 mil cirurgias e 17 mil internamentos.

Ranking das instituições

As instituições participantes do Sua Nota é um Show de Solidariedade são divididas em dois grandes grupos de acordo com sua área de atuação: social e de saúde. A cada etapa, elas compartilham o valor total de R$ 3 milhões, cabendo R$ 1,5 milhão para cada área. Na de saúde, as instituições são classificadas por faixas em função do número de leitos cadastrados no SUS: a faixa A corresponde a entidades com até 30 leitos, a faixa B de 31 a 70 leitos, a faixa C de 71 a 120 leitos e faixa D acima de 120 leitos.

No grupo saúde, considerando-se todas as faixas e o número total de doadores, as cinco primeiras colocadas na etapa realizada de janeiro a abril de 2018 foram a Osid, com 61.780 doadores, o Hospital Aristides Maltez, com 61.452, o Hospital Martagão Gesteira, que foi indicado por 39.560 participantes, e duas Santas Casas de Misericórdia, a de Feira de Santana, que atingiu 8.142 doadores, e a da Bahia (Hospital Santa Izabel), com 6.619.  

Para as instituições da área social, a classificação é feita de acordo com o número de habitantes do município em que esteja localizada a sua sede. A faixa A engloba as instituições que ficam em cidades com até 30 mil habitantes, a faixa B em localidades que têm de 30.001 a 50.000 habitantes, a faixa C de 50.001 até 300.000 moradores e a faixa D acima 300.000 habitantes.

Na área social, as cinco instituições mais escolhidas pelos participantes da Nota Premiada Bahia foram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Salvador (18.826 doadores), o Abrigo São Francisco de Assis (10.398), o Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus (9.889), o Grupo de Apoio a Criança com Câncer da Bahia/GACC (8.080) e o Asilo São Lázaro (6.568). A relação completa das instituições do Sua Nota com a quantidade de doadores pode ser conferida no site da Sefaz, no Canal Educação Fiscal e, em seguida, em Sua Nota é um Show de Solidariedade. 

Fonte: Ascom/Sefaz

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.