• Novembro Negro

Cultura

14/09/2017 13:50

Comunidade participa da 11ª Primavera dos Museus no Parque Histórico Castro Alves

Uma série de atividades serão realizadas no Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano), durante a 11ª Primavera de Museus da Diretoria de Museus, do Instituto do Patrimônio artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), que acontece de 18 a 24 de setembro com o tema “Museus e suas memórias”. Além do PHCA, a Dimus participa com o Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e LabDIMUS - Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura - (todos no Pelourinho).

O evento é internacional e, no Brasil, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Na Bahia, é promovido e divulgado pelo Governo do Estado todos os anos, através da Secretaria de Cultura (Secult) e Ipac. Nessa edição, mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, dentre dezenas de outras atividades.

“O tema proposto pelo Ibram para a 11ª Primavera dos Museus é bem interessante, pois nos chama a refletir sobre a história das nossas instituições, em como ela se constrói através dos tempos, como elas se fazem presentes na vida das pessoas e dos lugares onde estão inseridas. São as memórias que se constroem para além dos afazeres técnicos e administrativos a partir da conexão entre o Museu e a Sociedade que, não só fortalece a memória institucional, mas, também, a da coletividade”, declara Fátima Soledade, assessora técnica da Dimus.

Confira a programação e mais informações sobre o evento no blog da Dimus.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.