• mapa de mídias
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Voluntárias Sociais da Bahia

12/08/2017 09:40

Voluntárias Sociais realizam 6º encontro do Programa Mais Infância

Para qualificar professores de creches escolas comunitárias de Salvador, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) promoveram, neste sábado (12), o do 6º Encontro de Formação Pedagógica dos Professores de Creches Comunitárias, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida Paralela, em Salvador. As aulas acontecem por meio do Programa Mais Infância, que tem o objetivo de preparar, até o final deste ano, cerca de 400 profissionais para atender melhor as crianças de 0 a 5 anos, que são assistidas pelas creches.

Os encontros de formação são gratuitos e acontecem no segundo sábado de cada mês. O curso tem carga horária de 40 horas, com direito a certificação. De acordo com o diretor do Centro de Formação, Manoel Calazans, o propósito é melhorar a infância no estado da Bahia. “Essas escolas desenvolvem um trabalho social fantástico, e aqui estamos dando a oportunidade para que os professores expandam seus conhecimentos e potencializem suas habilidades para desempenharem um papel pedagógico cada vez melhor".

Ao longo do ano, os professores serão qualificados em temas pedagógicos voltados para a educação infantil. Neste sábado, eles participaram de oficinas de prestação de contas e de literatura infantil e de um bate papo interativo. Para o palestrante Francisco Torres, o objetivo é fazer com que as creches tenham uma maior transparência na utilização de recurso. “É importante que as pessoas responsáveis pelas creches tenham mais conhecimentos contáveis para elaborar uma prestação de contas nítidas para a sociedade”.

A professora Sara Brás já participou do encontro duas vezes e deseja aproveitar o conhecimento adquirido para no futuro poder ter a própria creche. “Certamente tem me ajudado a adquirir mais experiência na área que eu pretendo seguir, que é educação. Minha avó tem uma creche e eu pretendendo dar continuidade ao trabalho que ela tem feito e aqui eu posso melhorar minhas noções de administração e contabilidade. Além disso, é sempre bom aprender mais e esses encontros têm sido um chance para isso”.

O programa foi desenvolvido pelas VSBA para aprimorar a qualificação dos educadores que não podem realizar cursos específicos voltados para as áreas em que atuam. O lançamento do Programa Mais Infância aconteceu no dia 10 de março deste ano, na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador, com a participação da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto, e autoridades estaduais.

Tácio Santos

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.