• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Pacto Pela Vida

17/07/2017 15:30

BCS leva jovens de Itinga para espetáculo de dança na Ufba

Trinta jovens moradores do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tiveram a oportunidade de acompanhar o espetáculo ‘Ninhos – Performance para grande pequenos’ no último sábado (15). A apresentação foi realizada pela Balangandança Cia (SP) na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina.

A intenção do espetáculo é aproximar jovens e crianças da dança contemporânea, com foco no corpo e no movimento. Com idades entre 12 e 18 anos, os adolescentes são integrantes do projeto Vidas em Cena, desenvolvido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga. Às terças, quintas e sextas-feiras, no período da tarde, eles participam de aulas de iniciação teatral. 

O projeto foi criado há três anos pelo soldado Luide Prins, formado em teatro pela Ufba, com o objetivo de fomentar a cultura na área da BCS. “Eles acompanham todo o processo de iniciação teatral, passando por métodos como cenografia, jogos de improvisação, maquiagem, dança, canto e interpretação. Nós não temos a intenção de formar atores, mas proporcionar a esses jovens o contato com a arte. Este tipo de atividade é fundamental na formação do indivíduo”, explica o soldado. 

Como parte do projeto, os alunos formaram o grupo de teatro ‘Junto e misturado’. "Temos alcançado bons resultados nesses três anos e meio. Agora nós fomos selecionados para o Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, que vai acontecer de 1º a 12 de outubro”, acrescenta Prins. 

No festival, o grupo apresentará o espetáculo 'Zambi', que trata da luta dos quilombolas de Palmares. A peça também será encenada no próximo dia 7, na BCS de Itinga, e no dia 8 de agosto, no Cine Teatro Lauro de Freitas, em comemoração dos cinco anos de fundação da unidade de segurança.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.