• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Educação

19/05/2017 10:57

Secretaria da Educação inscreve para 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia

O próximo dia 31 é o prazo estabelecido pela Secretaria da Educação do Estado para gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual realizar a inscrição para a 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), que vai acontecer em 2018. O formulário está disponível no Portal da Educação.

“A Feciba é uma das iniciativas, por meio da qual, estamos estimulando os nossos estudantes no estudo das Ciências e no interesse pela pesquisa científica, fazendo com que despertem para suas vocações e revelem suas capacidades criativas. É, sobretudo, um momento em que os alunos apresentam o resultado dos projetos desenvolvidos em sala de aula, orientados pelos professores, que têm relação com os lugares onde eles vivem e que, geralmente, apresentam soluções para problemas vivenciados pelas suas comunidades”, afirma o secretário Walter Pinheiro.

Feciba
Uma das etapas da Feciba são as Feiras Escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo
(Foto: Divulgação/Educação)

Uma das novidades do evento é a premiação com Bolsa de Iniciação Científica Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os 22 primeiros colocados. Uma das etapas da Feciba é a realização das Feiras Escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo, previstas para o período de 1º de agosto e 30 de setembro deste ano. Todos os estudantes podem participar das feiras escolares independente da série, mas só os projetos dos estudantes do Ensino Fundamental e até o 2º ano do Ensino Médio serão submetidos à Feciba, tendo em vista que a 7ª edição será realizada no próximo ano letivo.

Na 7ª Feciba, a modalidade Empreendedorismo também será ampliada, segundo destaca a coordenadora do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação, Shirley Costa. “Com isso, teremos a perspectiva do envolvimento da construção de conhecimentos, a partir dos aspectos econômicos das regiões onde as escolas estão inseridas. A nossa expectativa é que, com isto, iremos atrair muitos novos projetos voltados ao Empreendedorismo”.

Para isso, a secretaria está fazendo parcerias com instituições que trabalham com o Empreendedorismo na Educação, como é o caso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), para a realização de oficinas e palestras sobre o tema na própria instituição e durante a 6ª Feciba, que acontece no segundo semestre deste ano.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.