• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #08 - 20/04/2015


A segurança pública é o grande destaque do programa Digaí, Governador! desta segunda-feira (20). Nesta edição antecipada, em decorrência do feriado de Tiradentes, Rui Costa classifica a ação do Estado como um conjunto de medidas em andamento e que dependem da interação cada vez maior com a sociedade para resultados ainda melhores, como os números apresentados no Pacto Pela Vida, a partir das Bases Comunitárias de Segurança (BSC) instaladas na capita e no interior do estado.

Nesse sentido, ele exemplifica a BCS que funciona há quatro anos no bairro do Calabar, em Salvador, apontada como modelo vitorioso de enfrentamento à violência e ao crime. “Nós temos que seguir nessa política, envolvendo cada vez mais a família e a sociedade num grande mutirão da cultura, da educação e da paz”.


OUÇA O PROGRAMA ABAIXO




Rui Costa também enfatiza a importância da inauguração da nova estação do Metrô de Salvador, que será inaugurada na próxima quinta-feira (23) com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Outros pontos abordados são a visita, na sexta (24), ao município de Maracás, no centro sul do estado, para entrega de obras, e a reunião realizada em Brasília, na semana passada, para acelerar a ajuda do governo federal aos municípios de Candeias e Santo Amaro, atingidos pelas fortes chuvas. 

Rui enfatizou que apresentou “projetos de prevenção” ao Ministério da Integração Nacional, “para evitar que novas tragédias aconteçam”. Ele foi acompanhado dos prefeitos Francisco Conceição e Ricardo Machado, respectivamente.


Confira o vídeo do programa desta segunda-feira (20)



Criminalidade Zero

Na área da segurança pública, o governador destaca que os indicadores de violência estão em queda, resultado de um trabalho articulado de repressão ao crime e ações sociais, “aumentando a oferta de serviços públicos das bases comunitárias para possibilitar, portanto, que a população tenha acesso aos serviços de saúde, cidadania, esporte cultura, lazer. E vamos fazer isso através de todas as secretarias de estado”.

A Base Comunitária de Segurança do Calabar, que está completando quatro anos, é considerada como modelo vitorioso de enfrentamento à violência e ao crime. O Tenente Pinho, que comanda a unidade, destaca a experiência de se combinar ações sociais, culturais e esportivas como instrumentos de pacificação.

Para Rui Costa, isso demonstra que o esporte favorece o envolvimento da família com as crianças. “É a união da família, dos empresários, dos empresários, dos esportistas. Todos nós podemos contribuir para uma sociedade que vive em paz e dê a oportunidade a nossa juventude”.

O resultado dessa política é muito expressivo, segundo o governador, com registros de zero de criminalidade durante um longo período nas comunidades atendidas pelas BCS. “A grande palavra é motivação, e a motivação não é só salário. Salário é um item importantíssimo, mas a motivação também é envolvimento, é curso, é capacitação, é o reconhecimento da sociedade para o trabalho dos policiais, essencial para consolidar uma sociedade que vive em paz”.

Agenda

Ao destacar os compromissos mais importantes da agenda de trabalho da semana, Rui Costa enfatiza que o maior evento é a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, inaugurando a Estação do Bom Juá, uma vez que também serão apresentados os principais projetos para melhorar a mobilidade urbana na capital. “Eu também vou à cidade de Maracás inaugurar uma avenida, onde nós construímos em parceria com o município, e também inaugurar um posto de saúde, levando mais saúde para a população”.

O programa Digaí, Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom) e está disponível no Blog dedicado ao conteúdo, além de ser reproduzido pela Educadora FM, sempre às terças-feiras, às 7h30, e outras emissoras e meios.


LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA OITAVA EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"


Edmundo Filho

Olá, tudo bem? Eu sou Edmundo Filho e este é o nosso encontro semanal com o governador Rui Costa.

Edmundo Filho:

Governador Rui Costa, é com alegria e satisfação que voltamos a conversar. O sol voltou a brilhar na Bahia, mas na semana passada muita chuva, e o senhor foi a Brasília em busca de recursos, principalmente para as áreas mais atingidas. Tudo bem, governador?

Governador Rui Costa:

Tudo bem. Nós tivemos com o Ministro da Integração acompanhados do prefeito de Santo Amaro e do prefeito de Candeias solicitando ações emergenciais para atender a população, assim como apresentando os projetos de prevenção, para evitar que novas tragédias aconteçam. No caso de Candeias, apresentando a necessidade de fazer muitos projetos de encostas; vamos apresentar ao Ministério esses projetos para a captação de recursos. No caso de Santo Amaro, quando ocorre chuva coincidindo com a maré cheia, a cidade sempre alaga, portanto, é necessário pensar na construção de uma barragem que regule a vazão do rio e, portanto, evite que a cidade seja alagada nas próximas vezes, e nós vamos desenvolver este projeto da barragem. Já conversamos com o ministro sobre a urgência da execução desse projeto.

Edmundo:

Governador, a Base Comunitária do Calabar completa quatro anos, a área de segurança pública tem uma atenção especial em sua gestão, podemos dizer que há avanço nessa área da segurança pública com esse equipamento, com essa ferramenta de interação com a sociedade?

Rui Costa:

Há sim. E eu diria nós estamos reduzindo os indicadores de violência em 2015 comparados com o ano de 2014 e a Base Comunitária é uma ferramenta essencial. Além da questão, da presença da Policia Militar, da Policia Civil, nós estamos aumentando a oferta de serviços públicos dessas bases comunitárias para possibilitar, portanto, que a população tenha acesso aos serviços de saúde, cidadania, esporte, cultura, lazer, e vamos fazer isso através de  todas as secretarias de estado: Secretaria de Cultura, Secretaria de Esporte, de Desenvolvimento Social, enfim, uma ação articulada garantindo que a população tenha acesso à serviços que o Estado antes não oferecia  perto de suas residências.

Edmundo:

O tenente Pinho do comando da Base Comunitária do Calabar comemora os resultados dessa interação com a população, vamos acompanhar o depoimento dele, governador.

Tenente Pinho:

Isso fortalece não só a disciplina, como também o comprometimento tanto das mães e pais que trazem os alunos, para que haja cada vez mais uma aproximação com esses policiais da Base Comunitária.

Rui Costa:

Este trabalho do Tenente Pinho é o que nós queremos implantar em todas as comunidades, ou seja, o esporte como instrumento de disciplina, como instrumento de estimulo à educação. Ó o envolvimento da família com as crianças: é a união da família, da sociedade, dos empresários, dos esportistas. Todos nós podemos contribuir para uma sociedade que vive em paz e dê a oportunidade a nossa juventude. O resultado é muito expressivo. Nós temos algumas bases que o resultado consegue ser zero de criminalidade durante um longo período e nós temos que seguir nessa politica envolvendo cada vez mais a família, envolvendo cada vez mais a sociedade em um grande mutirão da cultura, da educação e da paz. Eu diria que a grande palavra é motivação! E a motivação não é só salário. Salário é um item importantíssimo, mas a motivação também é envolvimento, é curso, é capacitação, é o reconhecimento da sociedade para o trabalho dos policiais, essencial para consolidar uma sociedade que vive em paz, e isso eu tenho que agradecer como governador nesses três meses e alguns dias de governo, agradecer aos policiais militares, agradecer aos policiais civis pelo empenho e pela dedicação.

Edmundo:

Governador, o senhor tem uma agenda de trabalho extensa, um feriado pelo meio, mas não para o trabalho. Quais são as principais entregas ou ações que o senhor gostaria de destacar nessa semana importante também que tem o Metrô de Salvador recebendo mais um equipamento?

 Rui Costa:

O maior evento é a presença do Ministro das Cidades aqui, Kassab, inaugurando a Estação do Bom Juá. E na oportunidade nós vamos apresentar as ações, as vias  transversais, a Linha Azul, a Linha Vermelha, apresentar a obra da Estação Pirajá, que já está bastante adiantada, e mostrar a dimensão, a grande transformação que a cidade de Salvador está passando com essas obras de mobilidade. E inclusive apresentar ao ministro, o projeto do VLT no Subúrbio, onde nós vamos substituir o trem do Subúrbio por um equipamento moderno, por um VLT que vai sair de Paripe e vai chegar até o bairro do Comércio, no centro da cidade. Eu também vou à cidade de Maracás inaugurar uma avenida, onde nós construímos em parceria com o município, e também inaugurar um posto de saúde levando mais saúde para a população.

Edmundo:

Governador Rui Costa, mais uma vez obrigado pela participação em nosso programa, em uma semana em que se comemora o descobrimento do Brasil, tem também o feriado de Tiradentes. Um abraço e até o nosso próximo encontro!

Rui Costa:

Um abraço, um bom feriado e uma semana de muita alegria com o avanço do Metrô e a população de Salvador tendo esse direito a um equipamento moderno e que vai transformar a mobilidade urbana na nossa cidade. Boa semana!  



DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página