• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #06 - 07/04/2015



As obras de mobilidade urbana de Salvador têm destaque no programa ‘Digaí, Governador!’ desta semana. Na edição, Rui Costa comenta sobre o metrô, as linhas Vermelha e Azul, além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário ao interagir com o público.

“Esta cidade vai mudar completamente a forma de se locomover porque são as primeiras avenidas transversais, que ligam a Baía de Todos-os-Santos, a Orla do Subúrbio, até a Orla Atlântica. A primeira ligação foi batizada de Azul, que é a Gal Costa, que sai do Lobato e vai até a [Avenida] Pinto de Aguiar, até a Orla. A outra é de Paripe até a [Avenida] Orlando Gomes, até a Orla também, de Patamares, onde as pessoas terão 21 quilômetros dessa avenida para facilitar todo o tráfego”.

Confira o vídeo do programa desta terça-feira (07):




Ao comentar uma solicitação de informações do motorista Roseval dos Santos, o governador afirma que as obras das primeiras etapas do metrô serão concluídas nos próximos dois anos. “Devemos concluir essa etapa da linha 1 e da linha 2 até o ano de 2017. Nós vamos soltar mais uma licitação agora, que é de Pirajá até Águas Claras, e, no trecho da Avenida Paralela, ela está toda licitada”.

Outro ponto abordado a partir de comentário do pedreiro Valmir Pereira dos Santos, morador de Cajazeiras, é a inclusão de ciclovias nas linhas Vermelha e Azul. “Todas as avenidas que nós estamos fazendo – estas de 21 quilômetros que envolvem a Orlando Gomes e a 29 de Março - terão ciclovia”.

Rui detalha que “a Pinto de Aguiar tem ciclovia e ela continua com a Gal Costa, que também terá ciclovia até o Lobato. Portanto, a população também poderá usar bicicleta pra chegar à estação do metrô, onde nós teremos um bicicletário; ou seja, as pessoas poderão deixar sua bicicleta lá, com cadeado, guardada, para quando voltar do trabalho pegar a bicicleta e ir para casa”.



OUÇA O PROGRAMA ABAIXO





Outro ponto abordado a partir de comentário do pedreiro Valmir Pereira dos Santos, morador de Cajazeiras, é a inclusão de ciclovias nas linhas Vermelha e Azul. “Todas as avenidas que nós estamos fazendo – estas de 21 quilômetros que envolvem a Orlando Gomes e a 29 de Março - terão ciclovia”.

Rui detalha que “a Pinto de Aguiar tem ciclovia e ela continua com a Gal Costa, que também terá ciclovia até o Lobato. Portanto, a população também poderá usar bicicleta pra chegar à estação do metrô, onde nós teremos um bicicletário; ou seja, as pessoas poderão deixar sua bicicleta lá, com cadeado, guardada, para quando voltar do trabalho pegar a bicicleta e ir para casa”.



Veja fotos da gravação do programa e imagens aéreas das obras de mobilidade em Salvador:






Ainda no programa, o governador diz que um projeto em desenvolvimento prevê a instalação de um VLT para ligar a capital aos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Primeiro, na capital, ainda temos a licitação do VLT do Subúrbio, que vai substituir o atual trem. Ele sai de Paripe e vai até o Comércio”.

Ele destaca que “na região metropolitana também teremos um VLT. Nós estamos desenvolvendo o projeto. A primeira etapa envolverá Simões Filho, Camaçari e Dias D’Ávila, e o outro trecho chegará até as cidades de Candeias e São Francisco do Conde. E, posteriormente, avançando no sentido de Pojuca, Catu e Alagoinhas”.

O programa ‘Digaí, Governador!’ é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.



LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA SEXTA EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"



Edmundo Filho:

Olá, tudo bem? Eu sou Edmundo Filho e este é o nosso encontro semanal com o governador Rui Costa.


Edmundo:

Governador Rui Costa, é com alegria e satisfação que voltamos a conversar e a novidade essa semana vem para a mobilidade urbana de Salvador, com a entrega de mais uma estação e a presença do ministro Gilberto Kassab, ministro das Cidades. Tudo bem, governador?



Governador Rui Costa:

Tudo bem. Dia nove, quinta-feira, eu vou estar com o ministro das Cidades fazendo a entrega de mais uma estação. É a Estação do Bom Juá. E no mês de junho nós concluímos e entregamos a Estação de Pirajá. Eu diria que a conclusão dessa primeira etapa, dos tão sonhados 12 quilômetros que, infelizmente no passado, levou muitos anos para ser construída, e nós concluímos aí em pouco tempo o sonho do baiano e da baiana de andar de metrô. Será a primeira grande integração e já estamos conversando com a Prefeitura de Salvador, com os empresários de ônibus, no sentido de fazer a integração. E nós devemos dar um grande salto no uso do metrô com o funcionamento da Estação de Pirajá.


Edmundo:

Governador Rui Costa, temos aqui várias participações populares e o motorista Roseval dos Santos, ele é morador de Piatã:

Roseval dos Santos:

O metrô vai estar pronto em 2020, será?


Rui Costa:

Antes disso, Roseval. Nós devemos concluir essa etapa da linha um e da linha dois até o ano de 2017. Nós vamos soltar mais uma licitação agora, que é de Pirajá até Águas Claras e no trecho da Avenida Paralela ela está toda licitada e, portanto, você, que mora na Orla de Salvador, poderá usar uma das duas avenidas que nós estamos construindo, uma na verdade já construída que é a Avenida Pinto de Aguiar, que vai se conectar com a Avenida Gal Costa e, mais na frente, a Avenida Orlando Gomes, que vai se conectar com a Avenida Vinte e Nove de Março. Portanto, facilitando e muito o acesso às estações do metrô de Pituaçu e do Bairro da Paz.


Edmundo:

Governador, nós também fomos às ruas para saber como é que as pessoas estão vendo as intervenções do Governo do Estado na mobilidade urbana de Salvador. O Genildo e a Cristina estão comemorando algumas intervenções e a chegada das Linhas Azul e Vermelha:

Cristina:

Essa, que vai daqui para a BR, eu acho que vai ser importante, que vai desafogar o trânsito. E para mim, que viajo bastante, para mim é um adianto, que já sai na BR.

Genildo:


Rapaz, eu acho que vai fluir mais o trânsito, não é? Porque, como eles fizeram aquela via que vem da BR para sair lá em São Joaquim, a Via Expressa, não é, então a tendência é melhorar mais, não é?


Rui Costa:

Olha, não tenho dúvida: essa cidade vai mudar completamente a forma de se locomover, porque são as primeiras grandes avenidas transversais que ligam a Baía-de-Todos-os-Santos, a Orla do Subúrbio, até a Orla Atlântica. Então, a primeira ligação aqui foi batizada de Azul que é a Gal Costa, que liga o Lobato, onde vai ter um túnel – que inclusive já está sendo construído –, então sai do Lobato e vai até a [Avenida] Pinto de Aguiar, até a Orla. E a outra é de Paripe até a Orlando Gomes, até a Orla também, de Patamares, onde as pessoas terão 21 quilômetros nessa avenida para facilitar todo o tráfego, inclusive o miolo da cidade, aquela região de Pau da Lima, de Cajazeiras, de Águas Claras, do Subúrbio, terão muito mais facilidade para se locomover. Você imagine que o povo todo do Subúrbio poderá chegar rapidamente à estação ou de Pirajá – porque nós teremos um túnel e um grande elevado que vai deixar as pessoas dentro da Estação de Pirajá – ou mais na frente, na Estação de Águas Claras/Cajazeiras.


Edmundo:

O pedreiro Valmir Pereira dos Santos mora em Cajazeiras. Ele usa muito a bicicleta diariamente em seu deslocamento.

Valmir Pereira:


Governador Rui Costa quero saber dessa linha que o senhor está construindo, se vai ter ciclovia para a gente ir e voltar do nosso trabalho, a gente que anda de bike (bicicleta)?


Rui Costa:

Valmir, todas as avenidas que nós estamos fazendo – estas de 21 quilômetros que envolve Orlando Gomes e Vinte e Nove de Março terá ciclovia e a [Avenida] Pinto de Aguiar tem ciclovia e ela continua com a [Avenida] Gal Costa que também terá ciclovia até o Lobato. Portanto, a população poderá usar bicicleta para chegar na estação do metrô, onde nós teremos um bicicletário, ou seja, as pessoas poderão deixar sua bicicleta lá, com cadeado, guardada, para quando voltar do trabalho pegar sua bicicleta e ir para casa.


Edmundo:


Governador Rui Costa, as intervenções também atingem a Região Metropolitana de Salvador?


Rui Costa:


Sim. Primeiro na capital ainda temos a licitação do VLT no Subúrbio, que é o Veículo Leve sobre Trilho, que vai substituir o atual trem. Ele sai de Paripe e vai até o Comércio. E na Região Metropolitana nós também teremos um VLT. Nós estamos desenvolvendo o projeto. O VLT vai ligar Dias D’Ávila, Camaçari e Simões Filho até o metrô de Salvador. Então, nós teremos duas ligações: uma na estação do aeroporto e outra na estação de Cajazeiras-Aguas Claras. Portanto, nós teremos toda a Região Metropolitana interligada também com o VLT. Então, o VLT primeiro trecho e a primeira etapa envolverá Simões Filho, Camaçari e Dias D’Ávila e o outro trecho chegará até as cidades de Candeias e São Francisco do Conde. E, posteriormente, avançando no sentido de Pojuca, Catu e Alagoinhas.


Edmundo:

Governador Rui Costa, muito obrigado pela participação em nosso programa, em uma semana em que se comemora o Dia do Jornalista. Um abraço e até o nosso próximo encontro.


Rui Costa:

Um abraço e eu deixo o meu abraço aqui a todos os jornalistas, essa categoria que é um pilar fundamental da democracia que é a liberdade de expressão. E quem materializa essa liberdade de expressão é o jornalista. Então, o meu abraço, um grande carinho e vai ser uma semana cheia de trabalho para vocês e para o governador. Forte abraço!


DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página