• Programa Primeiro Emprego
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • Partiu Estágio
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #47 - 06/02/2017


A Bahia terá 85 escolas culturais, constituídas em espaços abertos para a sociedade. O assunto é destaque do programa Digaí, Governador! desta semana. "Em cada uma dessas escolas, nós teremos, por exemplo, um núcleo de orquestra do Neojiba. Assim como outras linguagens, como dança e poesia. Queremos transformar essas escolas em celeiros de arte. E quem sabe podemos despertar e descobrir muitos talentos existentes nas nossas escolas culturais", afirma Rui Costa.

O objetivo é incluir a arte e a cultura no currículo escolar do estudante, e não apenas como uma atividade complementar. De acordo com o governador, a ideia surgiu a partir da série de visitas a escolas que ele tem realizado desde o início da gestão. Já são 222 unidades visitadas ao longo de 237 viagens ao interior da Bahia. "Lá no início, em 2015, eu conheci uma escola em Tanhaçu, onde o diretor montou uma sala de cinema em uma das salas de aula e aberta não apenas aos alunos. Baseado nesta e em muitas outras experiências que conheci ao longo desses dois anos, estamos lançando agora as escolas culturais".

Cerca de R$ 100 milhões serão investidos na melhoria da estrutura física das escolas, lembra Rui. "Além disso, estamos anunciando que todas as escolas de nível médio do Estado terão coordenadores pedagógicos. Isso aumenta nossa expectativa de qualidade nas escolas"



LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA 47ª EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"


Como marco de valorização da educação, o governador destaca o Programa Primeiro Emprego, lançado em novembro do ano passado e que tem como meta preencher, apenas no setor público, 9 mil vagas até novembro de 2018. As vagas são para "jovens que concluírem o segundo grau [nível médio] com curso profissionalizante, em várias áreas do Estado, assim como também na iniciativa privada".

Nesta edição, Rui anuncia ainda o lançamento do Programa Mais Futuro, no primeiro semestre deste ano. A iniciativa é voltada "aos jovens que estão na universidade. [...] Será oferecida uma bolsa de estudo àqueles jovens de família carente e cadastrados no CadÚnico. Nossa expectativa é alcançar algo em torno de 8 mil jovens. Após o sexto semestre, eles vão ter a oferta de estágio em vários órgãos públicos do Estado, inclusive nas escolas estaduais".

Abertura do ano letivo

Com o início do ano letivo, o governador convoca “os jovens, os professores e a comunidade escolar, junto com a família, para que o retorno às aulas ocorra com a maior motivação possível e o maior entrosamento com a família, para que possamos ter um ano que marque a história da educação na Bahia”.

Ouça o programa abaixo!



Nesta quarta-feira (8), Rui participa programa de abertura do ano letivo, realizado no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro Caixa D’Água, em Salvador, às 8h30. O programa será transmitido ao vivo pela TV Educativa (TVE) e também pelo Portal da Educação.

O Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por diversos veículos de comunicação. Está disponível no site da Secom e pelo telefone 0800 071-7328.

JINGLE

EDMUNDO FILHO:
Olá, eu sou Edmundo Filho e a partir de agora você participa também do nosso encontro com o governador Rui Costa. Em uma semana especial para os nossos alunos da rede pública estadual. Governador, tudo bem, governador?

GOVERNADOR RUI COSTA:
Tudo bem. Uma semana muito especial que é o retorno às aulas. É importante que nós possamos mobilizar os jovens, os professores, enfim, a comunidade escolar, junto com a família, para que o retorno às aulas se dê com a maior motivação possível, com o maior entrosamento da família com a escola, para que nós possamos ter um ano que marque, marque a história da educação da Bahia. Por isso que por onde eu passo, eu peço sempre que a família – o pai, a mãe, o avô, o tio – enfim, todo mundo se envolva com a educação dos filhos para que a gente possa melhorar a cada dia a qualidade da educação em nosso estado.

EDMUNDO:
Governador, do ponto de vista do estado, da estrutura física, da motivação dos professores, da valorização da educação, quais as providências que foram adotadas para que a gente tenha esse ano letivo que o Senhor sonha e tanto luta?

RUI COSTA:
Olhe, esse ano nós teremos algumas novidades. Programa Primeiro Emprego, que vai – até 2018 – abrir nove mil vagas para os jovens que concluirem o segundo grau com cursos profissionalizantes em várias áreas do estado, assim como também na iniciativa privada. Nós vamos lançar agora, no início do ano, o programa voltado aos jovens que estão nas universidades com o Programa Mais Futuro, para oferecer uma bolsa de estudo àqueles jovens de famílias carentes que são cadastradas no CadÚnico. Então, a nossa expectativa é chegar ai algo entorno de oito mil jovens. Assim como, após o sexto semestre, eles vão ter a oferta de um estágio em vários órgãos públicos do estado, inclusive nas escolas estaduais. Além disso, nós estamos anunciando que todas as escolas de nível médio do estado terão coordenadores pedagógicos. Ou seja, isso aumenta nossa expectativa de qualidade nas escolas e também, a outra grande novidade é que nós estamos aportando ai quase R$100 milhões para melhorar a infraestrutura das escolas. Quadras cobertas, teatros, e nós, agora no início de março, vamos lançar o que, para mim, é um projeto de um valor extraordinário.

EDMUNDO:
O Senhor visitou mais de duzentas escolas nesse período, né, governador?

RUI COSTA:
Eu já visitei quase 250 escolas. E lá em 2015, bem no início, conheci uma escola em Tanhaçu onde o professor, o diretor montou, em uma das salas de aula, uma sala de cinema. Não só aberta aos alunos. Então, baseado nesta e em muitas outras experiências que eu conheci ao longo desses dois anos, nós estamos lançando agora as Escolas Culturais. Oitenta escolas espalhadas no estado da Bahia, onde nós vamos requalificar o teatro, o auditório, os espaços existentes e implementando ali práticas culturais com diversas linguagens. Por exemplo: em cada uma dessas escolas nós teremos um núcleo do Neojiba [Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia] funcionando, da Orquestra Neojiba, assim como outras linguagens como dança, poesia, enfim. Queremos transformar cada uma dessas escolas num celeiro de arte e, quem sabe, que possamos despertar e descobrir ali muitos e muitos talentos existentes nas nossas Escolas Culturais.

EDMUNDO:
Governador, na semana passada nós falamos muito de infraestrutura. Temos novidades também com essa agenda voltada para o interior? Mais ‘Correria’ levando obras e serviços para a população?

RUI COSTA:
Ah, sim! Esse ano, ao longo desse ano nós teremos, eu diria a cada semana, uma inauguração de uma estrada, uma ordem de serviço para uma nova estrada e quinta-feira eu estou inaugurando um trecho de uma estrada lá em Vera Cruz, na ilha e, portanto, você é convidado a estar participando conosco nesse Verão maravilhoso da Bahia e melhorando a infraestrutura para o turismo e para os moradores daquela região. Ao mesmo tempo que nós vamos dar ordem de serviço para melhorias na BA-001. Nós estaremos na sexta e no sábado em Alcobaça e Rui Barbosa fazendo entrega de equipamentos, viaturas para melhorar a segurança pública, viaturas para a Polícia Civil e para a Polícia Militar, assinando ordem de serviço para início de convênios e contratos para a agricultura familiar, além de várias inaugurações nos dois municípios

EDMUNDO:
Você que ama a educação, um convite: a TVE-BA vai transmitir ao vivo a aula inaugural que marca o início do ano letivo da rede pública estadual da Bahia. A você também. Que participa do nosso Digaí, Governador, acompanhe mais nas nossas redes sociais e nas redes sociais do governador Rui Costa. Governador Rui Costa, mais uma vez obrigado e até o nosso próximo encontro. Um abraço!

RUI COSTA:
Eu quero agradecer. Quarta-feira é a abertura, é a solenidade onde eu irei participar pessoalmente, contando e deixando um pedido a você que é estudante: a dedicação de cada um de nós fará a educação melhorar na Bahia. E a você que é papai, mamãe e avô, sente do lado do filho para ler um livro, para perguntar qual é a tarefa do dia... Enfim, para incentivar a juventude a estudar, a criançada a estudar. Quando a família acompanha, mostra interesse, o rendimento do aluno melhora bastante. E ai seguindo o convite, peço a vocês que possam nos acompanhar nas redes sociais. Além do programa Digaí, nós temos também o Twitter das secretarias do Governo, o Twitter pessoal do governador, o Facebook e o Instagram para você acompanhar a cada minuto as novidades do Governo. Um forte abraço e boa semana a todos.

JINGLE




DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página