• Prêmio de boias práticas 2017
  • Partiu Estágio
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #45 - 23/08/2016


O canoísta baiano Isaquias Queiroz será recebido pelo governador Rui Costa em seu retorno à Bahia após a conquista de três medalhas no Rio de Janeiro. No encontro com o maior medalhista brasileiro em uma mesma edição dos jogos olímpicos, ele vai assegurar a construção de um novo centro de incentivo ao esporte na Bahia. “Anunciei o Centro de Treinamento para o Boxe [...] e vou anunciar o Centro de Treinamento para a Canoagem, para que a gente possa, a partir dessas duas práticas esportivas, multiplicar os casos de sucesso”, antecipou Rui no programa Digaí, Governador!.

“Eu tenho a convicção, assim no fundo de minha alma, que a educação associada ao esporte são as duas ferramentas que nós vamos revolucionar, mudar, transformar a vida das pessoas, a vida da nossa juventude”, acrescentou o governador, que concedeu a entrevista na maior UPA [Unidade de Pronto Atendimento] do interior do estado, inaugurada em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (22). “Ela vai qualificar, melhorar o atendimento aqui, garantindo que todos os pacientes, com menor gravidade, sejam atendidos. Com isso, nós vamos melhorar o perfil de atendimento da população e deixar o hospital usar todos os seus recursos para os casos mais urgentes, mais necessários.”, destacou o governador.



Mutirão de Cirurgias

Ainda sobre saúde, o governador confirmou o início dos procedimentos do Mutirão de Cirurgias no dia 2 de setembro em Ipiaú e Jaguaquara. Rui também reafirmou o compromisso feito por ele no lançamento do projeto, no dia 15 de agosto. “Aquela cidade que conseguir cadastrar mais pessoas [na lista única de pacientes aptos à cirurgia] será sempre a próxima etapa. Em Ilhéus, Ipiaú, Jequié e Jaguaquara, nós vamos monitorar. Aquela região que tiver o maior número de cadastrados, será a próxima região”, garantiu.

As obras de construção, reforma e ampliação de hospitais baianos pelo Governo do Estado também tiveram destaque na entrevista. De acordo com o governador, os equipamentos já estão sendo instalados no HGE 2, que deve ser inaugurado em setembro. Outra unidade que deve ser concluída ainda este ano é o Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador.





Também em 2016, o governador pretende dar início à construção do Hospital Metropolitano, na cidade de Lauro de Freitas. “Isso se complementa com a estratégia da construção das policlínicas regionais, que nós já iniciamos nas regiões de Teixeira de Freitas, Guanambi, Jequié e Irecê. Eu inicio as obras, ainda este ano, nas regiões de Valença, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Alagoinhas e, também, na Região Metropolitana de Salvador, na cidade de Simões Filho”, concluiu.

O programa Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por diversos veículos de comunicação. Está disponível no site da Secom e pelo telefone 0800 071-7328).


Edmundo Filho:
Olá, eu sou Edmundo Filho e a partir de agora você acompanha mais uma edição do Digaí, Governador!, direto da cidade de Vitória da Conquista, onde o governador Rui Costa teve uma grande agenda na área da saúde. Governador Rui Costa, tudo bem?

Rui Costa:
Tudo bem! É um prazer enorme. E hoje fazendo o programa aqui de [Vitória da] Conquista, nessa importante obra que nós estamos entregando. Um investimento, Edmundo, de R$ 5,6 milhões. É a maior UPA [Unidade de Pronto Atendimento] do Estado e ela vai qualificar, melhorar o atendimento aqui em Vitória da Conquista, garantindo que todos os pacientes, com menor gravidade, sejam atendidos aqui. Com isso, nós vamos melhorar, e muito, o perfil de atendimento da população e deixa o hospital, portanto, usar todos os seus recursos para os casos mais urgentes, mais necessários.

Edmundo:

Governador, falando do Mutirão de Cirurgias, nós tivemos o lançamento dessa importante ação do governo do Estado. Quando, efetivamente, começam a fazer os procedimentos?

Rui Costa:
Olhe, no dia 02 de setembro! Nós começamos por duas cidades: a cidade de Ipiaú e a cidade de Jaguaquara. Nos dias seguintes iniciando também na cidade de Jequié e o meu compromisso, no lançamento, foi que as próximas regiões iriam seguir o calendário do número de pessoas cadastradas.

Edmundo:
A demanda de cada região...

Rui Costa:
Exatamente! Aquela cidade de conseguir cadastrar mais pessoas, será sempre a próxima etapa. Em Ilhéus, Ipiaú, Jequié e Jaguaquara, nós vamos monitorar... Aquela região que tiver o maior número de cadastrados, será a próxima região.

Edmundo:
Por falar ainda na região sul da Bahia, Ilhéus, como andam as obras do Hospital do Cacau, e também, em Salvador, do Hospital Geral 2, governador?

Rui Costa:
Olhe, nós, na verdade, hoje nós temos quatro obras em andamento: Hospital de Seabra, na Chapada [Diamantina], que nós queremos inaugurar no 1º semestre do ano que vem, colocando em funcionamento; 2ª obra, o Hospital da Costa do Cacau, na cidade de Ilhéus, que vai dobrar a capacidade de atendimento naquela região; 3ª obra, em fase finalíssima de acabamento, HGE 2, que nós já estamos instalando os equipamentos, e agora em setembro eu faço a inauguração do HGE 2, e também a obra do Hospital da Mulher, que eu pretendo ainda esse ano colocar em funcionamento, lá no Largo de Roma, em Salvador. E iniciar outra obra que é o Hospital Metropolitano, na cidade de Lauro de Freitas. Isso se complementa com a estratégia da construção das Policlínicas Regionais, que nós já iniciamos a construção na região de Teixeira de Freitas, na região de Guanambi, na região de Jequié e na região de Irecê. Eu inicio as obras, ainda este ano, na região de Valença, na região de Santo Antônio de Jesus, na região de Feira de Santana, na região de Alagoinhas e, também, na região metropolitana, na cidade de Simões Filho.

Edmundo:
Boas notícias na área da saúde, governador, que fortalece também, e de algum modo massageia o coração do brasileiro e, mais especialmente, dos baianos, com as conquistas dos baianos nas Olimpíadas deste ano.

Rui Costa:
Ah sim! Mas nós temos outra conquista aqui em Vitória da Conquista, que é a instalação da fábrica de medicamentos. Uma parceria do governo do Estado da Bahia, da Bahiafarma, com a empresa privada Cristália que, juntos, nós vamos produzir aqui em um galpão construído pelo município de Vitória da Conquista, e a empresa fará esse investimento ao longo de 12 meses, e a expectativa nossa fica de voltar a Conquista daqui há 12 meses, e comemorar a produção de medicamentos.

Edmundo:
Por falar em comemoração, governador, conquistas importantes para a Bahia nas Olimpíadas 2016...

Rui Costa:
Ah sim! Nos orgulha muito. E mais do que ter baiano premiado, é ter baiano premiado com a história do Isaquias, um jovem do sul da Bahia, que lutou, superou as dificuldades, e hoje orgulha a Bahia, orgulha a nossa juventude, e além dele, o Robson, nasceu vizinho a mim lá – a Liberdade é vizinha de São Caetano -. Eu anunciei um Centro de Treinamento para o Boxe, para as lutas na cidade de Salvador, contando com essa vitória do Robson, e vou recepcionar o Isaquias, e vou anunciar que o Centro de Treinamento para a Canoagem, para o remo, para que a gente possa a partir dessas duas práticas esportivas, multiplicar os casos de sucesso. Eu tenho a convicção, assim no fundo de minha alma, que a educação associada ao esporte, são as duas ferramentas que nós vamos revolucionar, mudar, transformar a vida das pessoas, a vida da nossa juventude e, por isso, sempre o meu pedido, o meu apelo em favor da família, em favor da juventude, para que a gene possa mudar a realidade, transformando a vida das pessoas, assim como aconteceu comigo, aconteceu com Robson, aconteceu com Isaquias, e possa acontecer e está acontecendo com milhares de jovens que passam a ter acesso a universidade, sucesso no esporte, que nós vamos fazer a nossa parte, dando apoio do governo do Estado.

Edmundo:
Governador Rui Costa, mais uma vez muito obrigado pela participação em nosso programa. E você também pode participar do Digaí, Governador!, em nossa página secom.ba.gov.br. Imagens, fotos, textos... Governador, um abraço e até uma próxima oportunidade. Obrigado!

Rui Costa:

Olha, eu quero agradecer e essa semana eu volto a várias cidades do interior, entre elas, Jaguaquara, que nos espera para eu dar um abraço a toda população de Jaguaquara e as outras cidades da Bahia que nós vamos visitar. A corrida continua, a caminhada continua, e é sempre um prazer vir a uma cidade no interior da Bahia.

DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página