• Prêmio de boias práticas 2017
  • Partiu Estágio
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #43 - 04/07/2016


Em seu programa de rádio desta semana, o governador Rui Costa assegura o pleno funcionamento das unidades da rede estadual e convoca a comunidade escolar para fiscalizar os serviços. “[...] Nós vamos iniciar os novos contratos dos terceirizados da educação. [...] Fizemos uma nova licitação e, a partir desta semana, os novos contratos passam a valer”, afirma. Ainda no Digaí, Governador!, ele pede a “[...] você que é professor, que é diretor, que é vice-diretor, você que é aluno, [para] nos juntarmos pra melhorar a escola pública”.

Na mesma edição do programa, Rui aborda a entrega de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no Hospital de Irmã Dulce, em Salvador, e em municípios do interior. O governador também fala sobre as visitas que fará, nesta semana, às cidades de Gavião, e de Pé de Serra, na região nordeste - onde inaugura sistemas de abastecimento de água e investe na agricultura familiar-, e a Vera Cruz, para autorizar recuperação de estrada.


LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA 43ª EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"

Educação

O governador explica que os novos contratos dos terceirizados vão racionalizar mais os recursos aplicados na Educação. “Vamos garantir o pagamento dos direitos dos trabalhadores para que não ocorra mais atraso de salários [nem] supressão de direitos dos trabalhadores. Com isso, vamos ter um número racional de pessoas na escola [e] os trabalhadores recebendo seus direitos em dia”.

Outro assunto é a remuneração de 22 mil professores da rede estadual beneficiados com a progressão na carreira. “É um compromisso nosso valorizar a carreira”, disse o governador. Ele explica que a promoção equivale a um reajuste salarial de 7% e, com isso, “nós fortalecemos a remuneração do professor e queremos fortalecer a educação”.

O governador recorda que, em 2016, lançou o programa Educar para Transformar e diz estar muito alegre “porque, onde eu passo, tenho percebido que a sociedade, as famílias, os empresários têm abraçado a ideia do pacto [...] Para melhorar a educação, é preciso melhorar a escola, mas também é preciso melhorar o envolvimento da família”.

Ouça o programa abaixo!


Saúde

Ao falar da Saúde, Rui cita a entrega de dez novos leitos de UTI no Hospital de Irmã Dulce, nesta segunda-feira (4), resultado da parceria com o Governo do Estado. Ele detalha que são mais de R$ 2 milhões aplicados na construção e aquisição de equipamentos. “O Hospital de Irmã Dulce agora [tem] 30 leitos e vai conseguir fazer mais cirurgias”.

Ele destaca também os investimentos no interior do estado, a exemplo dos 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva entregues, em Eunápolis, no extremo sul baiano. “Nós vamos inaugurar agora, no segundo semestre, 20 novas UTIs na cidade de Brumado [no centro sul]. São dez UTIs adultas e dez infantis, e teremos, em breve, a inauguração do HGE 2, [com] mais 20 leitos de UTI. [...] Reforçando o número de UTIs, vamos ampliar a capacidade do Estado de fazer cirurgias de alta capacidade”.

Para o primeiro semestre de 2017, o governador anuncia a inauguração do Hospital de Seabra, do Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, e o Hospital Prado Valadares, na cidade de Jequié, todos com mais leitos de UTI. “Nós vamos regionalizando a saúde e [realizando] no interior do estado cirurgias de alta complexidade e tratamento em UTI porque a população precisa ser atendida perto de onde mora”.

Agenda no interior

O Digaí, Governador! fala também sobre a agenda no interior. Na sexta-feira (8) “vamos visitar as cidades de Gavião e Pé de Serra [...], onde vamos fazer investimentos na área da agricultura familiar e inaugurar [sistemas] de abastecimento de água. Eu repito em todo lugar: água é sinônimo de vida! Investir na água significa investir na saúde pública”. No sábado (9), Rui estará em Vera Cruz, na ilha, para autorizar o início da recuperação de estrada, em Cacha Prego, e inaugurar um centro educacional.

O programa Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por diversos veículos de comunicação. Está disponível no site da Secom e pelo telefone 0800 071-7328.

Edmundo Filho
:
Olá, eu sou Edmundo Filho, e a partir de agora você acompanha mais uma edição do Digaí, Governador! em uma semana em que o governador Rui Costa esteve acompanhando visitas em oito cidades em apenas cinco dias. E hoje, segunda-feira, não foi diferente, uma agenda movimentada, governador, com mais entregas na saúde. Tudo bem?

Governador Rui Costa:
Tudo bem! Hoje começamos, pela manhã, fazendo a entrega de dez novos leitos de UTI lá no Hospital de Irmã Dulce, uma parceria com o Governo do Estado, mais de dois milhões aplicados na construção, nos equipamentos. Importante porque o Hospital de Irmã Dulce agora somam 30 leitos, com isso o hospital vai conseguir fazer mais cirurgias... e nós chegaremos, Edmundo, ano que vem a um número bastante elevado de UTI’s em nosso Estado. Nós temos, esse ano, ainda dez novas UTI’s em Eunápolis, eu já tinha entregue mês passado 10 UTI’s, portanto, são 20 novas UTI’s em Eunápolis. Nós vamos inaugurar agora, no segundo semestre, 20 novas UTI’s na cidade de Brumado, 10 UTI’s adultas e 10 infantis, e nós teremos, em breve, a inauguração do Hospital HGE 2, onde nós teremos também mais 20 leitos de UTI. Portanto, reforçando o número de UTI’s e, com isso, nós vamos ampliar a capacidade do Estado de fazer cirurgias de alta capacidade. No primeiro semestre do ano que vem, nós vamos inaugurar o Hospital de Seabra, com mais leitos de UTI’s, o hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, também com mais leitos de UTI, e também o Hospital Prado Valadares, na cidade de Jequié, com mais leitos de UTI. Portanto, nós vamos regionalizando a saúde e levando ao interior do Estado, cirurgias de alta complexidade e o tratamento com UTI, porque a nossa população precisa ser atendida perto de onde mora.

Edmundo:
Outra prioridade da sua gestão é a Educação. Reabertura do calendário escolar. Novidades para os alunos e professores também, não é?

Rui Costa:
Ah sim. Nós estamos em um compromisso meu com a população, de transformar a educação da Bahia. Por isso, no ano passado, eu lancei o Pacto Educar para Transformar. Estou muito alegre, Edmundo, porque por onde eu passo, eu tenho percebido que a sociedade, que as famílias, que os empresários têm abraçado a ideia do Pacto, ou seja, para melhorar a educação, é preciso melhorar dentro da escola, mas também é preciso melhorar o envolvimento da família. E esta semana nós vamos iniciar os novos contratos dos terceirizados da educação. Não estava funcionando bem até o mês passado, até o mês de junho, e nós fizemos uma nova licitação, e a partir desta semana, as novas empresas, os novos contratos passam a valer. Com isso, nós vamos racionalizar mais os recursos, vamos garantir o pagamento dos direitos dos trabalhadores, para que não ocorra mais atraso de salários, e não ocorra a supressão de direitos pelos trabalhadores. Com isso, nós vamos ter um número racional de pessoas dentro da escola. A escola funcionando melhor. E os trabalhadores recebendo seus direitos em dias. Por isso eu quero pedir a você, que é professor, que é diretor, que é vice-diretor, você que é aluno, vamos todos, todos nós nos juntarmos pra melhorar a escola pública. E essa semana, em particular, que é uma semana de transição, onde saem às empresas antigas e entram as novas empresas, os novos contratos, para que a educação funcione melhor, e a gente possa ter mais recurso para investir na melhoria das escolas e na contratação e melhor remuneração dos professores.

Edmundo
:
Por falar em remuneração, governador, os professores têm uma boa novidade esta semana, não é? Com a progressão não significa apenas o crescimento profissional, mas também elevação salarial.

Rui Costa:
Ah sim. São 22 mil professores que tiveram evolução na carreira, é um compromisso nosso de valorizar a carreira e a progressão nessa carreira. Com certeza nós estamos contando com a mobilização dos professores, e esta parceria que eu acredito: é uma vontade, uma determinação do governador, mobilização da comunidade escolar, começar pelos professores. Por isso nós aplicamos essa promoção que equivale a um reajuste de 7% e, com isso, nós fortalecemos a remuneração do professor, e queremos, com isso, também fortalecer a nossa educação.

Edmundo:
Agenda de trabalho agora, governador. Na semana passada o senhor foi a oito cidades em apenas cinco dias. Mais uma semana de correria?

Rui Costa:
Ah sim. De muito trabalho. Na sexta-feira nós vamos visitar duas cidades: Gavião e Pé de Serra. Nas duas cidades nós vamos fazer investimento, inaugurações de água, de abastecimento de água, porque eu repito em todo lugar ‘Água é sinônimo de vida! Investir na água significa investir na saúde pública’. E também investimentos na área da agricultura familiar. No sábado nós vamos aqui na ilha, na cidade de Vera Cruz, para autorizar o início da recuperação da estrada lá em Cacha Prego, uma demanda antiga, uma reivindicação antiga. Aquele paraíso aqui na ilha, que todos nós conhecemos, além da inauguração de um centro educacional. Ou seja, trabalho todos os dias, para que possamos visitar e levar obras, serviços e ações que vão melhorar a vida dos baianos e das baianas.

Edmundo:
E você também pode participar do Digaí, Governador!, em nosso blog, na página da Secom – secom.ba.gov.br. Governador Rui Costa, mais uma vez obrigado pela participação, e até o nosso próximo encontro. Um abraço!

Rui Costa:
Muito obrigado e até a próxima. E bom segundo semestre de aula, de estudos, de fortalecimento da educação. Conto com você, da comunidade escolar, para que juntos possamos fazer uma educação da Bahia cada dia mais forte. Eu é quem agradeço aos nossos amigos e amigas que acompanham sempre o Digaí, Governador!


DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página