• Ficha de inscrição para o Programa Mais Futuro
  • Programa Primeiro Emprego
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #04 - 24/03/2015









No programa "Digaí, Governador!" desta semana, Rui Costa destaca os compromissos de melhorar a saúde e a educação na Bahia. O governador explica o funcionamento dos consórcios interfederativos para a área da saúde e convoca todos para o "Pacto Pela Educação", que vai ser lançado na próxima segunda-feira (30), em Salvador. "Nós vamos apresentar várias ações que serão feitas, desde o material didático, capacitação de professores, infraestrutura das escolas... Teremos gestores responsáveis por cada região, e vamos monitorar os indicadores e as metas que nós colocamos para serem alcançadas".

OUÇA O PROGRAMA ABAIXO




Também falando de educação, o governador comentou sobre a preocupação da internauta Maria Juliana que postou no Blog Digaí, Governador! sobre o processo de transição das contratações do Pagamento de Serviço Temporário (PST) para o Regime de Direito Admnistrativo (Reda). Rui explicou que todos devem fazer a nova seleção e que "esse contrato será válido até a realização do concurso público, porque nós estamos também organizando e planejando um concurso para professor da rede estadual".

Ainda na Saúde, o governador define que "o consórcio será uma parceria do Estado da Bahia com o município. Juntos, nós vamos fazer a gestão da regionalização da saúde". Rui Costa justifica a agenda extensa de trabalho que tem mantido desde o início da gestão, com inaugurações e visitas a escolas e hospitais na capital e no interior do estado. "É importante ler os relatórios, importante ver as fotografias, mas nada melhor do que sentir com o coração cada realidade, e saber o que precisa ser feito, o que precisa ser melhorado para que a população tenha uma melhor saúde, uma melhor educação".

Veja mais fotos do governador em Jequié, onde ele gravou esta edição do programa.



 

Saiba mais sobre as ações do Governo do Estado em Jequié: http://migre.me/p935x


Em referência ao Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo (22), o governador anuncia que vai ao município de Santa Brígida, no nordeste do estado, para lançar o "Água para Todos", projeto que transforma "água saltada em água doce para o povo beber".

O programa "Digaí, Governador!" é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.


 

 

LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA QUARTA EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"



Edmundo Filho:

Olá, tudo bem? Eu sou Edmundo Filho e este é o nosso encontro semanal com o governador Rui Costa.

JINGLE

Edmundo:


Governador Rui Costa, é com alegria e satisfação que voltamos a conversar em nosso programa semanal. Dessa vez, direto do distrito de Nova Esperança, aqui no município de Jequié. Tudo bem, governador?

Governador Rui Costa:

Tudo bem. Hoje em um ambiente muito agradável, com laranja, com limão, pimenta aqui ao lado, ou seja, junto da natureza, já que nós estamos visitando a cidade de Jequié, e inaugurando um sistema de água, de abastecimento de água no valor de R$ 4 milhões, e que resolveu, definitivamente, a questão do abastecimento de água para essa população de mais de mil e quatrocentas pessoas que passam a ter água doce, água potável, água tratada.

Edmundo:

Governador, o senhor na última sexta-feira lançou os consórcios, e nessa semana que vem tem o Pacto pela Educação. Os nossos dois temas essa semana são: Saúde e Educação...

Rui Costa:

Sim, eu lancei na sexta-feira o consórcio público, que vai envolver o município e o Estado para regionalizar à atenção a saúde. E também aqui hoje em Jequié, eu estive visitando três unidades hospitalares, parte desse planejamento nosso de regionalizar a saúde, ou seja: a ampliação do Hospital Prado Valadares, eu digo ampliação e é quase a duplicação do hospital e, portanto, terá toda a área de imagem: tomografia, ressonância magnética, e o hospital com uma qualidade muito melhor para atender a toda região. Além disso, fui conhecer também o serviço que esta sendo contratado na Santa Helena, de cardiologia. Ou seja, a população que tiver problema cardíaco, poderá tratar pelo SUS em uma clínica particular com os serviços contratados. Assim como também fui conhecer a maternidade da Fundação José Silveira, contratada 100% pelo SUS. Na prática, nós estamos implementando o meu compromisso de regionalizar a saúde. Ou seja, é a saúde mais perto de você!

Edmundo:

Nós temos aqui dois depoimentos de prefeitos do interior do Estado que comemoram a chegada dos consórcios: Osni Araújo, de Serrinha, e a Tânia Matos, de Riachão do Jacuípe.

Tânia Matos: Vai ajudar, principalmente, a trazer o paciente para mais próximo para cada município e que vai ofertar aquilo que nós precisamos, diversos atendimentos. Então, eu estou muito otimista e que isso seja o mais rápido possível.
Osni Araújo: Quero muito que também vá para o nosso território, mas quero, principalmente, que dê certo para a Bahia. Eu acho que os baianos também merecem isso.

Rui Costa:

Olhe, eu agradeço o envolvimento. Eu tenho pedido aos prefeitos que se mobilizem para que nós consigamos regularizar, fazer a parte burocrática o mais rápido possível, aprovar a lei na Assembleia, aprovar a lei na Câmara de Vereadores, para que até o final do ano nós tenhamos, pelo menos, dez consórcios legalizados e tenhamos também dez policlínicas iniciadas, com a obra e construção em andamento. Este é o meu compromisso e nós haveremos de realizá-lo ao longo dos quatro anos levando a saúde mais perto das pessoas.

Edmundo:

No Blog Digaí, Governador a Maria Juliana tem uma preocupação com o PST. Esse período de transição das pessoas que são contratadas por esse regime e vão fazer a seleção pelo Reda. Diga aí, governador?

Rui Costa:

PST é um contrato precário e nós queremos regularizar isso, substituindo pela seleção do Reda. Ou seja, as pessoas que hoje prestam serviço como professores pelo PST podem e devem se inscrever na seleção do Reda, e a partir daí, ter um contrato de Reda, e que esse contrato será válido até a realização do concurso público, porque nós estamos também organizando e planejando um concurso para professor na rede estadual.

Edmundo:

Falando ainda de Educação, governador, o que é o Pacto pela Educação? Diga aí, governador?

Rui Costa:

O Pacto pela Educação, eu diria, que é um envolvimento da sociedade para juntos: governo do Estado, prefeitura e a sociedade civil e a família, nós juntos vamos melhorar a educação pública no Estado da Bahia. Para isso, dia 30 de março nós vamos apresentar várias ações, desde material didático, capacitação de professores, infraestrutura das escolas, enfim, muitas ações que juntos, governo do Estado, prefeitura e também a sociedade civil podem fazer para que possamos melhorar a escola. Teremos gestores responsáveis por cada região, e vamos monitorar os indicadores e as metas que nós colocamos para serem alcançadas.

Edmundo:

Governador, o senhor tem uma agenda de trabalho extensa passando por Jequié, no último final de semana foi a Rodelas, domingo estava no João Batista Caribé, é o seu governo itinerante, cada dia mais próximo do cidadão?

Rui Costa:

Sim, eu acredito nisso. O governador vendo de perto, acompanhando de perto as ações que precisam ser feitas. Eu digo sempre assim: quem tem que tomar decisão é importante ler os relatórios, importante ver as fotografias, mas nada melhor do que sentir com o coração cada realidade, e saber o que precisa ser feito, o que precisa ser melhorado para que a população tenha uma melhor saúde, uma melhor educação.

Edmundo:

Governador Rui Costa muito obrigado pela participação em nosso programa, em uma semana em eu se comemorou no domingo, o Dia Mundial da Água. Um abraço, e até o nosso próximo encontro

Rui Costa:

Olhe, o Dia Mundial da Água merece reflexão de todos, todos os Países, todos os Estados, e o nosso Estado, eu diria, que tem feito o dever de casa com o programa Água para Todos, e nós queremos reforçar agora cuidando da prevenção, cuidando de retomar e replantar as matas ciliares ao longo dos rios, preservar as lagoas, para que nós tenhamos mananciais de água suficientes para abastecer o povo da Bahia. E na sexta-feira, eu estarei em Santa Brígida lançando o projeto Água Doce, que é para transformar água salgada em água doce para o povo beber. Eu agradeço a audiência de vocês e não esqueçam de deixar o seu recado no blog ou entrar na rede social e bater um papo no Twitter, Instagram ou Facebook. Um forte abraço e até a próxima.


DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página