• Prêmio de boias práticas 2017
  • Partiu Estágio
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #29 - 20/10/2015


Acordos assinados pelo governador Rui Costa na Europa vão permitir que a Bahiafarma produza medicamentos para o tratamento de câncer e da anemia falciforme. O assunto é destaque no programa ‘Digaí, Governador!’ desta semana. O encontro com o Papa Francisco, no Vaticano, e ações para a juventude baiana também são abordados. 

“Nós fizemos um acordo para a produção de medicamentos na Bahiafarma. Eu destaco dois medicamentos. Um para tratamento da anemia falciforme, que incide mais sobre a população negra. Assinamos também o remédio para tratamento de oncologia, do câncer, medicamento de última geração, já aplicado nos Estados Unidos, na Europa, e aqui, na rede particular; nós vamos tratar de hoje por diante para que o SUS também inclua no seu tratamento e, a partir daí, a Bahiafarma possa fornecer”, explica o governador. 

A Bahiafarma também já recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a produção de próteses e outros materiais para saúde, como testes diagnósticos e materiais descartáveis. A produção, que vai atender ao SUS da Bahia e de todo o Brasil, deve ser iniciada em até oito meses. 
 

LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA 29ª EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"

Ainda sobre a viagem à Europa, Rui Costa lembra o convite feito ao Papa Francisco para que ele visite a Bahia em 2017. “O Papa é uma figura singular. Tem conseguido ser ouvido por todas as religiões. Eu tive a oportunidade de entregar um convite das Obras Sociais Irmã Dulce, para que na vinda dele, em 2017, ao Brasil, ele possa incluir a Bahia e a visita as Obras Sociais em sua agenda”. 

Educar para Transformar

Outro tema de destaque nesta edição do ‘Digaí, Governador!’ é o futuro profissional dos jovens baianos. O programa Ford Educação de Jovens, lançado nesta terça-feira (20), é recebido com entusiasmo por Rui Costa. A iniciativa, que vai oferecer cursos profissionalizantes a 100 jovens da rede pública, demonstra o alinhamento das empresas privadas com o programa estadual Educar para Transformar - um Pacto pela Educação. 

"Eu tenho convidado as empresas para participarem do projeto Educar para Transformar e, graças a Deus, nós temos conseguido a cada dia mais adesões. Essa semana é a assinatura com a Ford, que fez um programa específico, em consonância com o nosso programa”, diz o governador. 

Ouça o programa abaixo!



Todos podem participar do ‘Digaí, Governador!’ por meio da página da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Os cidadãos podem fazer críticas, sugestões e apresentar ideias. Produzido pela Secom, o programa é veiculado toda terça-feira, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz, e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.

Edmundo Filho:

Olá! Eu sou Edmundo Filho, e a partir de agora você reencontra o governador Rui Costa, que veio de compromissos internacionais, em missões bilaterais na Europa, em busca de investimentos para a Bahia. Tudo bem, governador?

 

Governador Rui Costa:

Tudo bom, Edmundo. Resultado positivo na viagem. Nós fizemos um acordo para a produção de medicamentos na Bahiafarma. Eu destacaria aqui dois medicamentos: um para tratamento da anemia falciforme, que incide mais sobre a população negra. Assinamos, também, o remédio para tratamento de oncologia, do câncer, medicamento de última geração, já aplicado nos Estados Unidos, na Europa, e aqui, na rede particular, nós vamos tratar de hoje por diante para que o SUS também inclua no seu tratamento e, a partir daí, a Bahiafarma possa fornecer. Além da fábrica de prótese que nós também vamos montar, em parceria com a Bahiafarma.

 

Edmundo:

Outras áreas também são importantes, não é? Eu vi que o senhor teve encontros com empresários da área de energia solar, por exemplo, de infraestrutura. Ou seja, tentando criar um ambiente de mais atratividade de negócios para a Bahia, governador?

 

Rui Costa:

É, Edmundo, porque a Bahia ela é líder nacional na produção, hoje, de energia eólica e na energia solar está acontecendo a mesma coisa: nós já temos 740 megas [watts] contratados e assinamos um contrato importante com a Gamesa, da Universidade Corporativa, ou seja, nós vamos ter um espaço para fazer pesquisa, desenvolvimento, capacitação dos engenheiros e formação, também, dos técnicos que vão trabalhar no segmento da energia eólica. E na energia solar, nós também assinamos um protocolo de intenções com o Instituto Fraunhofer para montar uma parceria e desenvolver pesquisa aqui no Estado da Bahia para a energia solar. Nós queremos transformar, assim como na energia eólica, o maior produtor nacional de energia solar ser a Bahia. Com isso, nós vamos estruturar a cadeia produtiva e gerar emprego e oportunidade para a nossa juventude.

 

Edmundo:

Teve um momento especial também em sua viagem, governador, que foi ao Vaticano. Mexeu um pouco com a sua emoção, com o seu sentimento de baiano, de religiosidade e também de peregrinação pelo que o senhor tem feito em relação à família cada vez mais valorizar seu filho, valorizar a relação humana?

 

Rui Costa:

Ô, Edmundo, confesso que é uma emoção especial. O Papa é uma figura singular. Tem conseguido ser ouvido por todas as religiões, tem se expressado de forma muito clara que a prioridade é o ser humano, tem expressado muito claramente a necessidade da seriedade, da simplicidade do ato humano, da vida humana, isso tem feito, na minha opinião, uma grande diferença. Eu diria que é hoje a maior liderança do planeta o Papa Francisco. É uma sensação diferente. Eu tive a oportunidade de entregar um convite das Obras Sociais Irmã Dulce, para que na vinda dele em 2017 ao Brasil, ele possa incluir a Bahia e a visita as Obras Sociais em sua agenda. E, por coincidência, a fala dele em público naquele dia foi sobre a família, foi sobre a relação com os filhos, sobre o carinho, o afeto, o abraçar da juventude das crianças, então, uma coincidência positiva com aquilo que eu tenho pedido aos baianos e baianas para que tomemos cuidados com os nossos filhotes, para que a gente mantenha os nossos baianinhos,vamos dizer assim, no caminho do bem!

 

Edmundo:

Aliás, uma boa notícia para que mora em Camaçari e Região Metropolitana: seis jovens vão integrar essa ação do Educar para Transformar, no eixo de educação profissionalizante, o lançamento de um programa da Ford aqui em Camaçari...

 

Rui Costa:

Eu tenho convidado, Edmundo, as empresa para participarem do projeto Educar para Transformar e, graças a Deus, nós temos conseguido a cada dias mais adesões. Essa semana é a assinatura com a Ford, que fez um programa específico, em consonância com o nosso programa, e nós estamos assinando. Amanhã serão 100 jovens que serão formados, todos da rede pública, conforme a nota dos últimos anos no ensino médio e, portanto, não vai ter aquele famoso ‘pistolão’. Os jovens serão escolhidos pela sua dedicação, pelo seu empenho na educação. Assim também será o programa – eu estou enviando em breve para a Assembléia Legislativa, tanto na rede pública, que nós vamos abrir vaga no serviço público, como nos acordos com as empresas, porque nós queremos destacar em primeiro lugar e reconhecer a dedicação e o empenho de cada jovem, superando de uma vez por todas aquele ‘Q.I’ – Quem Indicou, que eu sei que isso frustra a juventude. Ele vai saber que ao entrar no primeiro ano do segundo grau, a depender do desempenho dele, ele poderá ser convidado por uma empresa privada ou pelo serviço público para trabalhar por um ano, por dois anos, como oportunidade do primeiro emprego, do primeiro estágio. Basta ele se dedicar, estudar e se aplicar que as portas se abrirão na sua vida, esse é o nosso objetivo.

 

Edmundo:

Você também pode participar aqui com a gente no Digaí, Govenador! no blog, na nossa página secom.ba.gov.br, interagindo com a gente, dando dicas, fazendo as suas sugestões e suas críticas também. Governador Rui Costa, mais uma vez obrigado, a agenda de trabalho continua, o senhor vai com o pé na estrada com essa força e com a essa determinação, e que esse trabalho também traga ótimos resultados para a Bahia. Um abraço e até o nosso próximo encontro.

 

Rui Costa:

Obrigado, Edmundo. Eu quero deixar essa mensagem após visitar o Papa, de esperança, renovar o pedido para que cada um de nós possamos, primeiro, ter ações mais solidárias e, segundo, reforçar os laços familiares. Cada notícia, Edmundo, que eu recebo, de algum jovem, de algum adolescente, eu diria até de alguma criança envolvida no caminho errado, me deixa profundamente triste e eu quero, com ações sociais, educacionais, culturais, fazer a transformação que a Bahia precisa, mas juntos: o governo e o cidadão, o governo e a família, nós vamos transformar, para melhor, o nosso Estado. Forte abraço e boa semana. Que Deus nos proteja.

 

 



DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página