• mapa de mídias
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #03 - 17/03/2015


A convocação de dois mil aprovados no concurso da Polícia Militar de 2012, a regionalização da saúde e as obras em rodovias da Bahia são alguns dos assuntos que Rui Costa destaca no terceiro programa ‘Digaí, Governador!’. “Eu vou chamar policiais civis cujo concurso está sendo concluído. Ainda neste primeiro semestre, eu também chamarei os policiais aprovados no concurso”, disse o governador ao comentar a postagem do internauta Daniel Sobral dos Santos, no blog do programa. 



Ainda na edição, tem destaque o depoimento da secretária de Saúde de Porto Seguro, Edna Alves, ressaltando a importância da parceria entre o Governo do Estado e prefeituras para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Sobre o assunto, Rui Costa anuncia que vai se reunir com prefeitos para apresentar o projeto da regionalização da saúde, na próxima sexta-feira (20), que será feito através do consórcio de saúde. “Nós vamos colocar dentro do serviço do consórcio, inclusive, a policlínica, que fará ressonância magnética, tomografia, rastreamento de câncer de mama. Enfim, fará todos os exames que hoje as pessoas precisam viajar até Salvador para fazer”, enumera.

Gravação do programa aconteceu durante agenda do governador em Feira de Santana; confira galeria de fotos:




Em relação à recuperação e construção de estradas – ponto questionado pelo internauta Veco de Encarnação -, Rui Costa explica que as obras estão sendo retomadas. “Nós estamos retomando todas as obras de estrada. E eu quero, nesse primeiro semestre, colocar a todo o vapor todas as obras que foram iniciadas, que incluem essa obra de Salinas, de Nazaré e Santo Antônio”.

O programa ‘Digaí, Governador!’ é produzido pela Secom, veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.






LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"

Edmundo Filho:

Governador Rui Costa, é com alegria e satisfação que voltamos a conversar, desta vez, direto de Feira de Santana, em um dia de muitas atividades com entrega de sementes para a agricultura familiar, visitas às escolas municipal e estadual e ao Hospital da Criança. Digaí, Governador!


Governador Rui Costa:

Diga aí. Prazer, mais uma vez, estar batendo um papo aqui nessa jornada longa, hoje em Feira de Santana, que teve, no primeiro momento, entrega de 98 ônibus para os prefeitos e prefeitas, uma parceria com os municípios. Vale ressaltar que aqui é uma excepcional iniciativa, desde a época do presidente Lula, e agora segue firme e forte com a presidenta Dilma, que é a estrutura de máquinas, equipamentos e ônibus escolar para os municípios, para os Estados. Com isso, o Governo Federal dá a sua contribuição para tentar melhorar o transporte e o Governo do Estado também, com transporte de qualidade e economizando o dinheiro do aluguel e do ônibus que as prefeituras pagavam.


Edmundo:

Na sexta-feira passada, em Porto Seguro, o senhor deu o pontapé inicial para a construção de uma Delegacia Integrada de Segurança Pública. Um reforço no combate ao crime. Nesta área, o internauta Daniel Sobral do Santos deixou um comentário no Blog Digaí, Governador! e pede que o senhor tenha mais carinho na convocação dos excedentes do concurso da PM de 2012.


Rui Costa:

Daniel, eu fiz um esforço grande. A recomendação da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Administração, que cuida para que nós não ultrapassemos o limite prudêncial da Lei de Responsabilidade Fiscal, me indicou, sugeriu que eu convocasse apenas mil candidatos, e eu resolvi ter uma atitude mais otimista com relação ao desempenho da arrecadação ao longo do ano, e resolvi convocar dois mil policiais. Portanto, se houver desistência logo agora no início da convocação, nós podemos complementar esta convocação, mas se a desistência ocorrer somente ao final do prazo, não restará tempo hábil para complementar essa convocação. De qualquer forma, eu ainda vou chamar policiais civis, cujo concurso está sendo concluído e a lista classificatória sai agora, final de março e inicio de abril, e ainda nesse primeiro semestre eu também chamarei os policiais aprovados no concurso.


Edmundo:

Também em Porto Seguro, o senhor inaugurou duas Unidades Básicas de Saúde, no bairro Baianão. E como confirma a dona de casa Guiomar Borges, essas unidades vão fazer muita diferença na vida dos moradores. Assim como a secretária Municipal Edna Alves, destaca a parceria com o Governo do Estado.


Edna Alves: E o Governo do Estado vem nos ajudando na manutenção dessas atividades, no custeio de todas as atividades das equipes de Saúde da Família, em contrapartida com o município e o governo.

Guiomar Borges: De todas as formas. Tanto para criança como para adulto, a população, né, só tem a agradecer. E aqui tudo está mais fácil para a gente.


Rui Costa:

Com certeza, Guiomar. Eu quero, desde já, parabenizar e abraçar a prefeita Cláudia pela sua prioridade. Eu fui lá tem um mês e pouco, inaugurar uma escola, uma escola belíssima, municipal. Inaugurei uma creche e também um posto de saúde. E a prioridade da prefeita coincide com a do governador, que é de cuidar da educação e cuidar da saúde de nosso povo. Edna, um abraço também, a secretária de Saúde. E, na próxima sexta-feira, no dia 20 de março, nós estaremos fazendo uma reunião com alguns prefeitos e prefeitas, e com os presidentes de consórcio, para apresentar o projeto da regionalização da saúde na Bahia, que será feito através do consórcio de saúde. E, portanto, nós vamos colocar dentro do serviço do consórcio, inclusive a policlínica, que fará ressonância magnética, fará tomografia, rastreamento de câncer de mama, enfim, fará todos os exames que hoje as pessoas precisam viajar até Salvador para fazer. Eu diria não só a questão da distância, mas, de fato, ter acesso ao exame. E a minha meta é que paulatinamente nós consigamos conectar o posto de saúde com essas clínicas, para que? Para pessoa que for atendida na clínica, já sair direto com um cartãozinho com a data para fazer esse exame. É o governador olhando bem pertinho como o serviço está sendo prestado na sua cidade.


Edmundo:

Tem sido muito ativa a participação dos internautas no blog Digaí, Governador! O senhor Veco, de Encarnação, demonstra preocupação com a retomada das obras de recuperação da BA-534 até o entroncamento com a 001, trecho Salinas da Margarida, Cairu e Enseada do Paraguaçu.


Rui Costa:

Ô Veco, deixa eu lhe dizer. Muitas obras foram paralisadas na virada do ano, porque o governador Jaques Wagner estava saindo, teve que ter o processo de fechamento das contas, prestação de contas. E nós estamos retomando todas as obras de estrada. Já fizemos os pagamentos pendentes que ocorriam e, paulatinamente, eu quero, nesse primeiro semestre, colocar a todo vapor todas as obras que foram iniciadas, o que inclui essa obra de Salinas, de Nazaré. É o governador olhando bem pertinho como o serviço está sendo prestado na sua cidade.


Edmundo:

Governador Rui Costa, mais uma vez, obrigado pela participação em nosso programa e até o nosso próximo encontro. Um abraço!


Rui Costa:

Um abraço. Eu é que agradeço a você que está nos acompanhando. E eu queria nesse encerramento deixar um pedido, um pedido as famílias, um pedido ao prefeito e a prefeita, aos secretários de Educação, de Cultura, de Esporte: no dia 30 de março nós temos um grande compromisso, é o lançamento do Pacto pela Educação. Conto com a sua presença. Nós juntos! Família, governador, prefeito, prefeita, a sociedade. Nós vamos mudar a história da Bahia, melhorando a educação pública. Conto com a sua presença.


DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página