• Ficha de inscrição para o Programa Mais Futuro
  • Programa Primeiro Emprego
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #27 - 22/09/2015


“Eu aprendi que economia tem tudo a ver com otimismo, com decisão de trabalhar, de fazer investimentos, e quanto mais a gente se empenhar, trabalhar, se dedicar, e apontar o horizonte de possibilidade para o nosso povo, nós vamos superar rapidamente a crise”. A afirmação é de Rui Costa no programa Digaí, Governador! desta semana, quando ele destacou a viagem que fará à Europa, em outubro, com o objetivo de construir uma agenda positiva para combater a crise.

“Em breve viajo, agora no mês de outubro, para a Europa, para fazer vários contatos com empresários, com investidores internacionais que sinalizaram que têm interesse na Bahia. Então, nós vamos lá firmar compromissos, estimular para que esses empresários venham, e nós possamos continuar a fazer a Bahia crescer e gerar emprego”, acrescentou Rui. Em novembrou, ele vai à China levar alguns projetos para o estado, entre eles o da ponte Salvador-Itaparica, que está totalmente ligado a investimento estrangeiro em razão do cenário econômico nacional. 

Assunto importante para salvar vidas, a doação de órgãos é um dos destaques do programa Digaí, Governador! desta semana, na qual está sendo fortalecida a política estadual de incentivo para que os baianos façam a adesão à iniciativa e reforcem a realização de transplantes. “Muitas das pessoas que hoje vivem de transfusão de sangue, vivem de medicamentos, uma vez fazendo o transplante, vão mudar completamente a qualidade de vida que elas têm”, afirma o governador Rui Costa.

Também esta semana, a Bahia aderiu à Década Internacional Afrodescendente, instituída pela ONU – outro tema abordado por Rui nesta edição. O programa multimídia traz ainda informações sobre a agenda do governador no interior do Estado.


LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA 27ª EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"

Geração de emprego

Rui afirma que sua agenda de trabalho mobiliza a sociedade para superar esse momento difícil da economia. “Eu aprendi que economia tem tudo a ver com otimismo, com decisão de trabalhar, de fazer investimentos, e quanto mais a gente se empenhar, trabalhar, se dedicar, e apontar o horizonte de possibilidade para o nosso povo, nós vamos superar rapidamente a crise”.

Segundo Rui, ele construiu uma agenda positiva para combater a crise. “Em breve viajo, agora no mês de outubro, para a Europa, para fazer vários contatos com empresários, com investidores internacionais que sinalizaram que têm interesse na Bahia. Então, nós vamos lá firmar compromissos, estimular para que esses empresários venham, e nós possamos continuar a fazer a Bahia crescer e gerar emprego”.

Doação de órgãos

Sobre as doações de órgãos, Rui informa que são dois movimentos. “O primeiro é de motivar que as pessoas façam a sua doação, ou seja, que assumam que, em caso de óbito de um ente seu, vão doar os órgãos, e a outra medida é incentivar, apoiar os grupos de medicina, as instituições, para que realizem transplante em nosso Estado”.

Ouça o programa abaixo!


Para o governador, estimulando a doação de órgãos e incentivando que os profissionais de saúde realizem mais transplantes, a Bahia vai se tornar destaque, melhorar a qualidade e dar maior expectativa de vida a milhares de pessoas.

Década Internacional Afrodescendente

Rui disse que recebeu, nesta segunda-feira (21), a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, para assinar o decreto de adesão e um convênio na área de Educação, para intercâmbio de professores com Moçambique.

“A Bahia, evidente que se incorpora e forma um grupo de trabalho, coordenado pela secretária [de Promoção da Igualdade Racial] [Vera] Lúcia [Barbosa] e a partir de agora, [vai] articular ações que envolvam todas as secretarias, ou seja, o caráter transversal, para que nós possamos consolidar e efetivar políticas, ações, de inclusão social, ações de promoção à igualdade racial, de afirmação da cultura afrodescendente em nosso Estado”, avalia.

Agenda no interior

Sobre sua agenda, Rui informa que, esta semana, entrega um sistema de abastecimento de água no Litoral Norte, na cidade de Esplanada, e no sábado vai a Casa Nova, na região de Juazeiro, inaugurar mais um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida. Ele também vai participar de um encontro do segmento da Construção Civil. “Durante a semana nós estaremos recebendo, recepcionando um grande encontro da indústria da construção civil, que vai ocorrer aqui na Bahia, e nós esperamos um debate que possa possibilitar não só o fortalecimento da indústria e da geração de emprego, como também de mais investimentos no nosso Estado”.

Esta edição foi transmitida ao vivo pelo periscope, ferramenta do Twitter que permite a transmissão ao vivo de vídeo.

Todos podem participar do Digaí, Governador! na página da Secom. Os cidadãos podem fazer críticas, sugestões e apresentar ideias. O programa Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.

Edmundo Filho:
Olá! Eu sou Edmundo Filho, e esta é mais uma edição do Digaí, Governador!, numa semana em que começou com o engajamento da Bahia na Década Internacional Afrodescendente, instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas. Tudo bem, governador?

Governador Rui Costa:
Tudo bem. Tivemos a oportunidade de receber a nossa ministra para assinar o decreto e um convênio, numa parceria de educação. Eu diria que inicia-se uma nova etapa. Uma etapa de planejamento. A incorporação da Bahia num esforço internacional de superação do racismo e de uma sociedade de oportunidades, de igualdade entre os seres humanos e a Bahia, evidente, que se incorpora e forma um grupo de trabalho, coordenado pela secretária [de Promoção da Igualdade Racial] [Vera]Lúcia [Barbosa] e a partir de agora, articular ações que envolvam todas as secretarias, ou seja, o caráter transversal, para que nós possamos consolidar e efetivar políticas, ações, de inclusão social, ações de promoção à igualdade racial, de afirmação da cultura afrodescendente em nosso Estado. Diria que inicia-se uma nova jornada e uma nova etapa de luta pela igualdade e nós vamos buscar engajar todas as secretarias nesse trabalho.

Edmundo:
Governador, a Bahia é considerada a terra mais afro fora do continente africano. Isso ganha um simbolismo maior quando o Estado se engaja numa campanha de preservação, de valorização maior da cultura e afirmação de políticas públicas afrodescendentes?

Rui Costa:
Ah. Não tenho dúvida disso. Eu diria que a força da cultura baiana, a força do povo baiano tem a ver com a sua formação, com essa identidade com a cultura afro, que no nosso Estado é muito forte e, portanto, acho que essa programação vai dar um destaque ao povo baiano, um destaque a Bahia e esperamos estar na dianteira, na liderança de ações e políticas que promovam a igualdade entre seres humanos, que promova o respeito das diversas religiões, inclusive da religião de matriz africana.

Edmundo:
Governador, falando agora de saúde, o Estado dá um passo decisivo para ampliar as doações e transplantes de órgãos na Bahia com essa nova política que o senhor lança nesta terça-feira?

Rui Costa:
Sim. Essa semana nós estaremos lançando, eu diria, o fortalecimento da política de transplante em nosso Estado, onde nós vamos buscar incentivar aos doadores, incentivar os profissionais de saúde que façam transplante em nosso Estado, porque nós temos aí a quarta população do País e nós queremos, portanto, incentivar e, eu diria, até dar uma qualidade de vida melhor. Muitas das pessoas que hoje vivem de transfusão de sangue, vivem de medicamentos e, uma vez fazendo o transplante, elas vão mudar completamente a qualidade de vida que elas têm.

Edmundo:
Então, de um lado é o Estado ter mais investimentos e recursos humanos e de outro, é promover a mobilização da sociedade para doações de órgãos?

Rui Costa:
Sem dúvida. São, eu diria, dois movimentos. O primeiro é de motivar que as pessoas façam a sua doação, ou seja, que assumam que, em caso de óbito de um ente seu, vão doar os órgãos, e a outra medida é incentivar, apoiar os grupos de medicina, as instituições, para que realizem transplante em nosso Estado. Então, você estimulando a oferta de órgãos, a doação de órgãos e, por outro lado, incentivando que os profissionais de saúde realizem mais transplantes, nós vamos colocar a Bahia, eu diria, no patamar de destaque, e melhorar a qualidade de vida, ou dar uma expectativa de vida a milhares de pessoas que sonham em resolver o seu problema, recebendo um órgão de um outro ser humano.

Edmundo:
Você acompanha o programa multimídia Digaí, Governador!, falando agora de sua agenda de trabalho, governador Rui Costa.

Rui Costa:
Teremos entrega de serviço de água aqui no Litoral Norte, e sábado estarei em Casa Nova fazendo a inauguração do Minha Casa, Minha Vida, e durante a semana nós estaremos recebendo, recepcionando um grande encontro da indústria da construção civil, que vai ocorrer aqui na Bahia, e nós esperamos um debate que possa possibilitar não só o fortalecimento da indústria e da geração de emprego, como também de mais investimentos no nosso Estado.

Edmundo:
Pelo que se percebe, a sua agenda de trabalho mobiliza a sociedade, do ponto de vista de que a gente tem perspectivas para superar esse momento difícil da economia. Ou seja, a crise existe, mas a gente tem que trabalhar e dar o primeiro passo para vencê-la?

Rui Costa:
Não tenha dúvida disso. Eu aprendi que economia tem tudo a ver com otimismo, com decisão de trabalhar, de fazer investimento. E quanto mais a gente se empenhar, trabalhar, se dedicar, e apontar no horizonte, o horizonte de possibilidade para o nosso povo, nós vamos superar rapidamente a crise. Portanto, construí uma agenda, uma agenda de soluções, uma agenda positiva, e só reclamação, só constatação da dificuldade não resolve nada e, portanto, nós estamos buscando dialogar. É o que eu vou fazer em breve, Edmundo, viajando agora no mês de outubro para a Europa para fazer vários contatos com empresários, com investidores internacionais que sinalizaram que tem interesse na Bahia, então, nós vamos lá firmar compromissos, estimular para que esses empresários venham para aqui, e nós possamos continuar fazer a Bahia crescer e gerar emprego.

Edmundo:
Participe você também do programa visitando o Blog Digaí, Governador! em nossa página secom.ba.gov.br e dê a sua sugestão, faça a sua crítica. Governador Rui Costa mais uma vez obrigado pela atenção numa semana em que se comemora também o Dia do Radialista. Um abraço e até a nossa próxima oportunidade.

Rui Costa:
Eu que agradeço a oportunidade. Quero dar um abraço aí a todos os radialistas do Estado da Bahia, parabenizar pelo trabalho. Vocês que levam no pé do ouvido a comunicação e a informação para todos os baianos. Um forte abraço, boa semana de trabalho a todos nós.


DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página