• Ficha de inscrição para o Programa Mais Futuro
  • Programa Primeiro Emprego
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #22 - 11/08/2015


A presidente Dilma Rousseff estará na sexta-feira (14), em Juazeiro, no Vale do São Francisco, para inaugurar mais um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida. Quem informa é o governador Rui Costa, no seu programa semanal Digaí, Governador!, que foi ao ar nesta terça-feira (11). 

O município vai ganhar também novas instalações do Instituto Federal de Educação Tecnológica e um trecho concluído da recuperação da BR-235. “São boas notícias. É uma semana de muito trabalho”, afirma Rui Costa.

Nesta edição o governador fala também sobre outros assuntos - o Plano Safra, que será lançado nesta quinta (13), entregas de obras em Salvador e em Coribe, município do oeste baiano, e da Bahiafarma, que tem mais uma parceria em curso. Ele aborda ainda a cultura e o Carnaval 2016. 


LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA 22ª EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"

Sobre a agenda da presidente, Rui informa que, na sexta à tarde, Dilma participa de dois fóruns, abrindo espaço tanto para apresentar os projetos de governo na Bahia como para ouvir dos empresários e do movimento social sugestões para o governo.

Plano Safra

De acordo com o governador, a Bahia é o estado que tem o maior número de agricultores familiares do Brasil - são 650 mil famílias que sobrevivem a partir da agricultura familiar. “Nós queremos uma agricultura familiar, cada vez, utilizando mais tecnologia, tendo acesso a financiamento e inclusive financiamento do Pronaf [...]. É esse que nós vamos lançar na quinta-feira”. Ele cita que, para isso, foi criada a Secretaria da Desenvolvimento Rural (SDR).

Rui diz que solicitou a organização de uma Feira da Agricultura Familiar em paralelo ao lançamento, “até como forma de se conhecer melhor os produtos, de se familiarizar com a produção da agricultura familiar [...]. Eu mesmo vou fazer a minha feirinha lá, na quinta-feira, e convido a todos que estiverem presentes, e a imprensa também, a comparecer ao evento e, depois ou antes, fazer a sua feirinha da semana”.

Ouça o programa abaixo!



Obras em Salvador e no interior

Na segunda (10), Rui Costa foi ao bairro de Marechal Rondon, na periferia de Salvador, onde autorizou mais uma etapa do programa de contenção de encostas, e nesta quarta (12) estará no Alto da Teresinha, no Subúrbio Ferroviário, para autorizar mais obras semelhantes. 

“Eu destaco as encostas porque é uma obra que não aparece muito, [porém] é uma obra fundamental para o cidadão [...] porque eu morei em encosta e sei o que é isso: você acordar os filhos de madrugada [e] sair correndo para o lado da rua, com medo de qualquer barulho quando está chovendo e presenciar tragédias como essa que nós presenciamos este ano, com vítimas fatais”.

Quanto à agenda no interior, o governador afirma que vai ao município de Coribe, no oeste do estado, no sábado (15), quando entregar obra de abastecimento de água. “É outra ação estruturante do Governo do Estado. Água de qualidade significa saúde para as pessoas. Nós vamos ao oeste da Bahia fazer essa importante entrega”.

Bahiafarma


Rui informa ainda, nesta edição do Digaí, Governador!, que a Bahiafarma está com nova parceria em andamento, que representa mais investimentos na economia baiana e no setor de medicamentos. “Nós queremos consagrar a Bahiafarma como a grande referência na produção de medicamentos, principalmente aqueles [...] usados em larga escala pela população e que não são produzidos no Brasil ou têm custo muito elevado”. 

Segundo o governador, estão sendo realizados vários acordos para a instituição. “Nós vamos seguir nesse ritmo, tornando, quem sabe no futuro breve, a Bahiafarma uma grande referência na produção de medicamentos no País. São [justamente] os medicamentos que, primeiro, têm o custo elevado, muitos deles são importados, e nós queremos oferecer a um preço mais baixo e em larga escala, não só para [a Bahia], mas produzindo medicamentos que serão adquiridos pelo Ministério da Saúde para serem distribuídos, gratuitamente, para todo o País”.

Cultura


Rui encerra o programa ressaltando que, nesta semana, estão sendo discutidos dois assuntos importantes para a cultura da cidade, com Wagner Moura, sobre o filme do ator, e também com Carlinhos Brown e outros artistas, sobre o Carnaval de 2016. 

O programa Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.

Edmundo Filho:
Olá, eu sou Edmundo Filho e esse é o nosso encontro semanal com o governador Rui Costa. Semana de boas notícias para a Bahia, com a visita da presidenta Dilma Rousseff na próxima sexta-feira, governador. Tudo bem, governador?

Governador Rui Costa:
Tudo em paz. Sim, são boas notícias. Uma semana de muito trabalho. Na sexta-feira, nossa presidente vai estar aqui, pela manhã em Juazeiro, fazendo a inauguração do Minha Casa, Minha Vida. Lá em Juazeiro também tem novas instalações do Instituto Federal de Educação Tecnológica e também a conclusão da BR-235, um dos lotes que está sendo construído, foi concluído, e, pela tarde, a presidente vai estar numa reunião do Dialoga, Brasil, que é uma reunião que, junto com o Ministério do Planejamento, com outros ministérios, está se fazendo com os empresários e com o movimento social para ouvir opiniões sobre o PPA [Plano Pluri-Anual], sobre o orçamento, enfim, abrindo o diálogo com a sociedade. Portanto, sexta à tarde ela estará reunida com esses dois fóruns, abrindo espaço para, tanto apresentar os projetos de governo no Estado da Bahia, como também ouvir dos empresários e do movimento social sugestões para o governo.

Edmundo:
Por falar em projetos da Bahia, mais uma iniciativa vitoriosa: a Bahiafarma atrai novas parcerias. Mais investimentos em nossa economia e no setor de medicamentos?

Rui Costa:
Há sim. Nós queremos consagrar a Bahiafarma como a grande referência na produção de medicamentos, principalmente aqueles medicamentos que são usados em larga escala pela população e, que não são produzidos no Brasil ou têm custo muito elevado. Já são vários acordos que nós estamos fazendo. Nós vamos seguir nesse ritmo, tornando, quem sabe no futuro breve, a Bahiafarma como uma grande referência na produção de medicamentos no País. Justamente são os medicamentos que, primeiro têm um custo elevado, muitos deles são importados e que nós queremos oferecer a um preço mais baixo e em larga escala, não só para o Estado da Bahia, mas produzindo medicamentos que serão adquiridos pelo Ministério da Saúde para serem distribuídos, gratuitamente, para todo o País.

Edmundo:
Governador Rui Costa, a sua agenda de trabalho é sempre intensa, na capital e no interior. O que o senhor destacaria esta semana, principalmente na entrega de obras e serviços, a exemplo da última segunda-feira, com recuperação de encostas no bairro de Marechal Rondon, aqui em Salvador.

Rui Costa:
Olha, foi na segunda e, nesta quarta também, nós estaremos no Alto da Teresinha, no Subúrbio, dando autorização para a proteção de encostas. Eu destaco as encostas porque é uma obra que não aparece muito, mas é uma obra fundamental para o cidadão, para o ser humano, porque eu morei na encosta e sei o que é isso: você acordar os filhos de madrugada para sair correndo para o lado da rua, com medo de qualquer barulho quando está chovendo e presenciar tragédias como essa que nós presenciamos esse ano, com vítimas fatais. Então eu volto nesta quarta-feira para, eu diria, ações e obras que vão salvar vidas, trazer mais urbanização para os bairros populares. E também iremos esta semana fazer uma entrega importante lá em Coribe, do abastecimento de água no sábado, que é outra ação estruturante do Governo do Estado. Água de qualidade significa saúde para as pessoas. E nós vamos, portanto, ao oeste da Bahia fazer essa importante entrega.

Edmundo:
E na quinta-feira tem o lançamento do Plano Safra 2015/2016, aqui em Salvador, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

Rui Costa:
A Bahia é um Estado que tem, Edmundo, o maior número de agricultores familiares do Brasil. São 650 mil famílias que sobrevivem à partir da agricultura familiar. E nós queremos uma agricultura familiar cada vez utilizando mais tecnologia, tendo acesso a financiamento, inclusive financiamento do Pronaf, que é esse que nós vamos lançar na quinta-feira. Para isso, nós criamos a Secretaria da Agricultura Familiar, e nós vamos, eu diria, dar essa arrancada, melhorando a qualidade da produção, a quantidade e melhorando, fundamentalmente, a renda do agricultor, para que a gente possa dar mais qualidade de vida a essas famílias. Convidando a todos aí, eu pedi para que as pessoas organizassem uma Feira da Agricultura Familiar ao lado do lançamento, que nós pudéssemos fazer a feira, uma feira mesmo. (Edmundo: Até como forma também de se conhecer melhor, de ter mais acesso.). de conhecer os produtos, de se familiarizar, exatamente, com a produção da agricultura familiar, que muitas dessas produções são feitas de forma que o produto saia com selo de produto orgânico. Eu mesmo vou fazer a minha feirinha lá, na quinta-feira, e eu convido a todos que estiverem presentes, e a imprensa também, a comparecer ao evento e depois, ou antes, fazer a sua feirinha da semana.

Edmundo:
Governador Rui Costa, mais uma vez obrigado pela atenção. E você também pode fazer o programa com a gente. Entre no blog Digaí, Governador!, em nossa página: secom.ba.gov.br e participe. Governador Rui Costa, um abraço e até o nosso próximo encontro.

Rui Costa:
Até a próxima, mas eu faço questão de ressaltar que essa semana ainda nós vamos estar discutindo dois assuntos importantes para a cultura da nossa cidade: com Wagner Moura, o seu filme, e também com Carlinhos Brown e outros artistas, o Carnaval de 2016, onde eles vão apresentar a ideia que eles têm para o Carnaval, e a partir daí, com os desdobramentos, para implementar, quem sabe, já no Carnaval de 2016 as novas ideias que eles estão elaborando. Muito obrigado e até a próxima semana!



DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página