• mapa de mídias
  • Investimentos na região sisaleira
  • Sei Bahia

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #21 - 04/08/2015


O fortalecimento da saúde no estado, com a implantação de policlínicas por meio de consórcios municipais, foi ressaltado pelo governador Rui Costa no programa Digaí, Governador! desta terça-feira (4). Os projetos serão enviados para aprovação na Assembleia Legislativa nos próximos dias. Rui disse que serão equipamentos novos para “levar até o cidadão a especialidade - o cardiologista, neurologista... - enfim, os serviços médicos e também os exames complexos que, muitas vezes, as pessoas só conseguem fazer em nossa capital”.

O governador ainda aborda as intervenções que estão sendo realizadas para dinamizar o atendimento e a reurbanização para melhorar a qualidade de vida de quem mora no entorno do Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador. Outro assunto é o Campeonato Mundial de Wrestling, na próxima semana, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. Rui fala também de compromissos oficiais, em Brasília, para tratar do programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação e de assuntos relacionados à geração de energia renovável, além da agenda no interior do estado para entregar obras e serviços.



LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA 21ª EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"

Ele se despede dos ouvintes parabenizando o aniversário da primeira-dama, Aline Peixoto, nesta terça-feira (4), e com uma mensagem para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (9). Desde que assumiu o governo, Rui ressalta a importância da família como exemplo a ser seguido. 

Policlínicas


Também na edição, o governador enfatizou que vai enviar aos prefeitos e prefeitas projetos de lei municipal para a criação das policlínicas. “Tenho certeza que nós contaremos com o apoio dos vereadores de todas as cidades, e também com o apoio dos deputados estaduais na Assembleia. Nós já temos, inclusive, uma manifestação de apoio até dos deputados federais e senadores da Bahia. Eu já pedi emendas parlamentares”. Segundo ele, até agora, a previsão inicial é de 11 policlínicas, este ano, e a meta é chegar, ao final de quatro anos, com 27 policlínicas construídas na Bahia.

Quanto às intervenções no Hospital Roberto Santos, o governador informa que há uma série de procedimentos internos que estão sendo realizados para melhorar o atendimento, a resolução e a produtividade. “Mas também precisamos fazer uma melhoria no entorno [...]”. Rui informa que o projeto está concluído e será realizada a licitação de uma obra, com investimento “de um pouco mais de R$ 8 milhões, para reurbanizar o entorno do Hospital Roberto Santos e levar alguns equipamentos comunitários para a população”.

Entre as ações, o governador destaca que fazem parte do projeto a construção de uma creche que possa atender toda a região, “dando mais dignidade e melhorando a qualidade do ensino porque, cuidando das crianças desde cedo, nós vamos ter crianças mais preparadas para o ensino fundamental I e, posteriormente, o ensino fundamental II”.

Ouça o programa abaixo!




Campeonato Mundial de Wrestling

O governador explicou o que é o wrestling. “Eu mesmo não conhecia esse nome. É a antiga [luta] greco-romana, e é importante porque a Bahia [vai] ganhar espaço no cenário mundial. Nós teremos aqui delegações, que já começam a chegar esta semana”. O campeonato ocorrerá no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo ele, a abertura do campeonato será no dia 11, e o ministro do Esporte, George Hilton, deve participar do encerramento. “[O evento] marca, eu diria, o início de grandes competições que nós queremos fazer naquele equipamento belíssimo, originalmente pensado para o judô [...], mas que também abrigará outras modalidades de lutas. Nós queremos trazer mais e mais lutas nacionais e campeonatos internacionais, que possam ser realizados aqui na Bahia, naquele belíssimo equipamento”.

Brasília e interior do estado

Em Brasília, Rui tem audiências marcadas, esta semana, com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para tratar do programa Educar para Transformar, e também com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, como informa no programa. 

“Nós vamos discutir a necessidade do apoio, de um suporte para alavancar a criação de empreendimentos que gerem energia solar e energia eólica. Energia eólica já é um sucesso, mas nós temos potencial para mais, dependemos das linhas de transmissão no estado, assim como a necessidade de discutir sobre os empreendimentos de óleo e de gás. Isso vai gerar centenas, milhares de empregos para os baianos e, portanto, é fundamental esta audiência”. 

O governador informa ainda que vai ao município de Poções fazer entregas como a reforma do estádio e de equipamentos da agricultura familiar. “No sábado, vamos conhecer esse projeto maravilhoso lá em Morro do Chapéu, que é o cultivo da uva, da produção de vinho. A Bahia começa a se destacar: nós já temos vinhos e espumantes premiados lá no Vale do São Francisco, na região de Juazeiro, e agora começa a se destacar a Chapada Diamantina, na região de Morro do Chapéu. Agora é a vez do vinho e da uva ganharem não só as mesas brasileiras, mas do mundo inteiro”.

O programa ‘Digaí, Governador!’ é produzido pela Secom, veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível no site, pelo telefone 0800-071-7328 e no Blog Digaí, Governador!

Edmundo Filho:
Olá, eu sou Edmundo Filho e, a partir de agora, você confere a edição semanal do programa de rádio do governador Rui Costa. Em um mês importante para a Bahia, que o senhor encaminha para a Assembleia Legislativa projeto de criação das policlínicas. Tudo bem, governador?

Governador Rui Costa:
Tudo bom, Edmundo. Logo no início do mês eu estou enviando o projeto dos consórcios municipais. E um dos serviços será o da policlínica. São equipamentos novos, que nós vamos construir em uma parceria com os municípios, e, portanto, levar até o cidadão a especialidade: o cardiologista, neurologista, enfim, os serviços médicos e também os exames complexos que, muitas vezes, as pessoas só conseguem fazer em nossa capital. E, ao mesmo tempo, eu vou enviar a proposta aos prefeitos e prefeitas, de uma lei municipal também que eles vão enviar para a Câmara Municipal. Tenho certeza que nós contaremos com o apoio dos vereadores de todas as cidades, e também contaremos com o apoio dos deputados estaduais aqui na Assembleia. E nós já temos, inclusive, uma manifestação de apoio até dos deputados federais e senadores da Bahia. Eu já pedi emendas parlamentares. Até agora, eu tenho previsão inicial 11 policlínicas este ano. Minha meta é chegar ao final de quatro anos com 27 policlínicas construídas em todo o Estado da Bahia.

Edmundo:
Governador, o Hospital Roberto Santos tem uma comunidade no seu entorno marcada por ocupação desordenada. Há alguma intervenção prevista, também, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram no entorno do Hospital Roberto Santos, aqui em Salvador?

Rui Costa:
Há sim. Nós estamos fazendo uma série de intervenções internas ao hospital, para melhorar o atendimento, melhorar a resolução, produtividade, mas também precisamos fazer uma melhoria no entorno. Então, eu pedi a Conder que fizesse um projeto. O projeto está concluído e nós vamos soltar a licitação de uma obra, um pouco mais de R$ 8 milhões, que vai reurbanizar o entorno do Hospital Roberto Santos e levar alguns equipamentos comunitários para a população. Entre eles, nós estamos buscando viabilizar a construção de uma creche que possa atender toda aquela região, dando mais dignidade e melhorando a qualidade do ensino, porque cuidando das crianças desde cedo, nós vamos ter crianças mais preparadas para enfrentar o ensino fundamental I e, posteriormente, o ensino fundamental II.

Edmundo:
Falando agora de esporte, a Bahia recebe uma competição internacional de wrestling, uma luta olímpica, que o senhor já comentou aqui no programa, mas essa semana é marcante porque começam as competições, a chegada das delegações.

Rui Costa:
É! Só para facilitar o entendimento, Edmundo, eu mesmo não conhecia esse nome. É a antiga greco-romana. E é importante porque a Bahia espaço no cenário mundial e nós teremos aqui delegações, que já começam a chegar essa semana. A abertura será no dia 11, na próxima semana... O ministro do Esporte [George Hilton] deve vir no encerramento dessa atividade. Marca, eu diria, o início de grandes competições que nós queremos fazer naquele equipamento belíssimo, originalmente pensado para o judô, mas que servirá, fundamentalmente, para o judô, mas também abrigará outras modalidades de lutas. Nós queremos trazer mais e mais lutas nacionais e campeonatos internacionais, que possam se realizar aqui na Bahia, naquele belíssimo equipamento.

Edmundo:
Governador, a sua agenda de trabalho tem incursões tanto na capital federal quanto no interior do Estado. Em Brasília, o senhor vai busca mais recursos especificamente para energias renováveis?

Rui Costa:
É. Essa semana eu tenho audiência com o ministro da Educação [Renato Janine Ribeiro] para tratar do nosso projeto Educar para Transformar, e também com o ministro das Minas e Energia [Eduardo Braga], onde nós vamos discutir a necessidade do apoio, de um suporte para alavancar a criação de empreendimentos que gerem energia solar e energia eólica. Energia eólica já é um sucesso, mas nós temos potencial para mais. Dependemos das linhas de transmissão no Estado, assim como também a necessidade de discutir sobre os empreendimentos de óleo e de gás. Isso vai gerar centenas, milhares de empregos para os baianos e, portanto, é fundamental esta audiência. Eu irei a Poções fazer entregas, reforma do estádio e de equipamentos da agricultura familiar e, no sábado, nós vamos conhecer esse projeto maravilhoso lá em Morro do Chapéu, que é o cultivo da uva, da produção de vinho. E a Bahia começa a se destacar: nós já temos vinhos e espumantes premiados lá no Vale do São Francisco, na região de Juazeiro, e agora começa a se destacar a Chapada Diamantina, na região de Morro do Chapéu, e agora é a vez do vinho e da uva ganhar as mesas, não só as mesas brasileiras, mas também as mesas do mundo inteiro.

Edmundo :
Muito obrigado pela sua participação, você que acompanha o nosso Blog Digaí Governador, na nossa página: secom.ba.gov.br. Mais uma vez, governador, muito obrigado pela participação. Lembrando que domingo é dia dos Pais, parabenizando em nome dos baianos também, o senhor que é papai recentemente, e que vai passar uma data, infelizmente, sem a presença da pessoa que serviu como influência em sua vida, que foi o seu pai, que também o deixou recentemente. Um abraço e até o nosso próximo encontro

Rui Costa:
Um abraço, Edmundo! Esta semana é muito especial para mim: hoje é aniversário de minha esposa, mãe de duas filhas lindas que eu tenho – um beijo, Aline [Peixoto], eu te amo muito. E domingo é o dia dos Pais. É o primeiro domingo que eu passo sem o meu papai, mas confiante que ele está ao lado de Deus, e ele fez aqui o que eu diria um exemplo de pai fez com os seus filhos, e graças a Deus, com muito orgulho do meu pai, e é assim que eu atuo perante os meus filhos – querendo que a minha atuação possa orgulhar meus quatro filhos -, e no domingo estarei com todos eles, desejando muita paz a você, que é papai, desejando uma festa em família, abraçar os filhotes, cuidar dos nossos filhotes, para que juntos possamos construir uma sociedade ainda melhor. Bom final de semana, bom dia dos pais, e uma semana de trabalho e de alegria para todos!


DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página