• Ficha de inscrição para o Programa Mais Futuro
  • Programa Primeiro Emprego
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #19 - 21/07/2015



Mesmo ainda consternado com a morte do pai no último fim de semana, o governador Rui Costa retomou a sua agenda de compromissos oficiais, nesta terça-feira (21), e destacou em seu programa de rádio a importância da família e das ações do Estado no combate ao crime organizado e à violência, sobretudo, contra o tráfico de drogas. “Uma coisa é sensibilizar as pessoas para evitar que os jovens entrem no caminho errado. Agora, para aqueles que querem escravizar, aprisionar, capturar nossos jovens, nós vamos responder com a firmeza da lei”, diz Rui ao abordar a Segurança Pública.


LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA 19ª EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"


Na edição desta quarta (22) do Digaí, Governador!, ele fala da agenda de trabalho com entregas de obras e serviços no interior do Estado e responde a questionamentos de um internauta sobre os investimentos na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. O governador diz que vai à cidade, em breve, autorizar novas licitações e outras demandas da Ponte do Pontal, do novo Hospital, da duplicação da BR-415 e saneamento da Zona Sul.

Contratação de policiais

Rui destaca que já contratou mais dois mil policiais este ano, 943 agentes e delegados da Polícia Civil. “Estamos adquirindo mais viaturas, construindo e liberando [em 2015] mais quatro mil vagas em presídios, instalando câmeras nas cidades da Bahia”, ressalta o governador citando ainda os investimentos em tecnologia e investigação.

Ele enfatiza que “as duas coisas têm que caminhar junto - o braço [da ação] social, da família, do esporte, da cultura, e o outro braço da lei, da polícia e da investigação”, e informa sobre a inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública, na próxima sexta-feira (24), em Capim Grosso, município localizado no centro norte baiano. 

Ainda no âmbito da Segurança Pública, o programa ressalta a família e a Educação como pilares de uma sociedade e cita a campanha ‘Mais Família, Menos Drogas’. Rui diz que [...] “com certeza todos nós queremos ser amados, protegidos, queremos saber que tem alguém que se preocupa com a gente. Por isso, eu tenho pedido ao avô, ao tio, ao padrinho, à madrinha, [que] se nós fizermos uma corrente do bem [...] teremos uma sociedade que vai crescer e se desenvolver porque a educação vai melhorar, com absoluta certeza”.

Segundo o governador, “trabalhar por segurança pública não é só contratar polícia, contratar viaturas ou construir presídio. É, fundamentalmente, estimular o amor, o respeito entre os seres humanos e abrir espaço para a educação, para o esporte, para o lazer, para a cultura. O ser humano precisa sonhar, realizar seus sonhos e sentir esse amor vindo de outras pessoas queridas e próximas a si”.

Ilhéus, Jaguarari e Lapão

Ao internauta Juliano, que postou no Blog Digaí, Governador! perguntas sobre a Ponte do Pontal, a duplicação da BR-415, a construção do hospital de Ilhéus e o saneamento da Zona Sul, Rui explica que chegou a ser iniciada a construção da ponte, “mas, infelizmente, a empresa que venceu a licitação, se envolveu em dificuldades financeiras. Nós estamos rescindindo o contrato e vamos contratar a segunda colocada”. 

O governador diz ainda que em breve irá a Ilhéus para acompanhar o reinício das obras. Em relação à BR-415, ligação entre Ilhéus e Itabuna, “nós vamos duplicar. Devemos receber autorização do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], e nós vamos relicitar a empresa”. Segundo Rui, a expectativa é publicar o novo edital em agosto. Também em agosto, “devo ir [a Ilhéus] para dar ordem de serviço [para] a construção do novo hospital regional”. 

Quanto ao saneamento, o governador explica que já foi licitada uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 51 milhões. O governador também informa que estará em Jaguarari, na quinta-feira (23), e em Lapão, no sábado (25), dois municípios do centro norte da Bahia. 

Ausência do pai

No Digaí, Governador!, ele fala sobre a morte do pai Clóvis dos Santos. “[É] uma ausência muito forte e esses primeiros dias sem a presença dele é, realmente, muito dolorido. É uma pessoa que em todos os atos de carinho, de afeto, marcou a minha memória. O meu pai foi fundamental na minha educação, na minha vida e, nesse momento, por mais que a gente prepare a cabeça, por mais que a gente diga, ele viveu muito, até os 80 anos, [é difícil]”. 

O governador agradece ao povo baiano “porque recebi milhares de mensagens no meu celular, nas redes sociais. Hoje [terça] eu fui para a rua e ontem [segunda], por onde eu passava, as pessoas demonstravam solidariedade, carinho, afeto”.

O programa ‘Digaí, Governador!’ é produzido pela Secom, veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível no site, pelo telefone 0800-071-7328 e no Blog Digaí, Governador!

Ouça o programa abaixo!

 



Edmundo Filho:
Olá, eu sou Edmundo Filho e este é o nosso encontro semanal com o governador Rui Costa. Uma semana especialmente difícil. Tudo bem, governador?

Governador Rui Costa:
Tudo bem. Uma semana difícil. Uma ausência muito forte e esses primeiros dias sem a presença dele é, realmente, muito dolorido. É uma pessoa que em todos os atos de carinho, de afeto, marcou a minha memória. O meu pai foi fundamental na minha educação, na minha vida e, nesse momento, por mais que a gente prepare a cabeça, por mais que a gente diga ‘ele viveu muito, até os 80 anos’. Eu acho que ao longo desses meses, eu fui demonstrando para as pessoas o quanto a minha família é importante, porque a família é fundamental para a consolidação e a evolução de uma sociedade. E quando eu falo família, eu quero deixar bem claro que eu estou falando de todos os tipos de família, sem nenhum tipo de preconceito, porque o que importa é que naquela unidade familiar tenha amor, tenha afeto, tenha respeito, e que esse amor extrapole para formação dos indivíduos, dos seres humanos, porque aí sim nós teremos um Estado melhor, um País melhor e uma humanidade melhor. E agradecendo também ao povo da Bahia, porque eu recebi milhares de mensagens no meu celular, nas redes sociais. Hoje eu fui para a rua e ontem, e por onde eu passava as pessoas demonstrando solidariedade, carinho, afeto.

Edmundo:
Governador, o senhor tem dito que a família e a educação são pilares de uma sociedade. Nessa linha, a campanha Mais Família, Menos Drogas tem repercutido bem porque sensibiliza e motiva o fortalecimento das relações familiares?

Rui Costa:
Ah, sim. Eu diria que todo ser humano: eu, você, todos nós, você que está me ouvindo, com certeza todos nós queremos ser amados, protegidos, queremos saber que tem alguém que se preocupa com a gente e, por isso, eu tenho pedido o avô, o tio, o padrinho, a madrinha, se nós fizermos uma corrente do bem, e cada um se preocupar com seu ente querido, abraçar, com isso nós teremos uma sociedade, primeiro, que vai crescer e se desenvolver, porque a educação vai melhorar, com absoluta certeza. E, segundo, nós teremos uma sociedade com mais paz, com mais amor e com mais fraternidade. Por isso que eu digo sempre: trabalhar por segurança pública não é só contratar polícia, contratar viaturas ou construir presídio. É, fundamentalmente, estimular o amor, o respeito entre os seres humanos e abrir espaço para a educação, para o esporte, para o lazer, para a cultura. O ser humano precisa sonhar, realizar seus sonhos e sentir esse amor vindo de outras pessoas queridas e próximas a si.

Edmundo:
Para além da prevenção, o Estado tem feito a sua parte como o Distrito Integrado de Segurança Pública que o senhor inaugura, na próxima sexta, em Capim Grosso?

Rui Costa:
Uma coisa é sensibilizar as pessoas para evitar que os jovens entrem no caminho errado. Agora, para aqueles que querem escravizar, aprisionar, capturar nossos jovens, nós vamos responder com firmeza da lei, com trabalho eficiente da polícia e, para isso, eu já contratei mais 2 mil policiais esse ano, 943 agentes e delegados da Polícia Civil, estamos adquirindo mais viaturas, construindo e liberando esse ano mais 4 mil vagas em presídios, instalando câmeras nas cidades da Bahia, enfim, nós vamos fazer um investimento forte em tecnologia, em investigação e, com muita firmeza no combate aos traficantes e aqueles que querem levar os nossos jovens para o caminho errado. As duas coisas têm que caminhar junto: o braço do social, da família, do esporte, da cultura, e o outro braço da lei e da polícia e da investigação, para punir aqueles que querem levar a nossa juventude para o caminho errado.

Edmundo:
Na parte interativa de nosso programa, o Juliano postou no Blog Digaí, Governador perguntas sobre 4 pontos: A ponte do Pontal, a duplicação da BR-415, a construção do hospital de Ilhéus e o saneamento da zona sul. O Juliano também diz que essas obras são necessárias para não causar um crescimento populacional desestruturado após a implantação do porto e da ZPE

Rui Costa:
É, Juliano, a Ponte do Pontal, ela chegou a iniciar a construção, mas, infelizmente, a empresa que venceu a licitação, ela se envolveu em dificuldades financeiras, nós estamos rescindindo o contrato e vamos contratar com a segunda colocada. Então, em breve eu estarei aí em Ilhéus para acompanhar, eu diria, o reinício das obras. A BR-415, que é aquela ligação entre Ilhéus e Itabuna que nós vamos duplicar, devemos receber autorização do DNIT, e nós vamos relicitar essa empresa. A expectativa é que possamos publicar, portanto, o novo edital agora no mês de agosto, e possamos ver Ilhéus-Itabuna duplicada. E eu devo ir agora também em agosto para dar ordem de serviço na construção do novo hospital regional. Aquele hospital de Ilhéus vai passar a ser gerido pelo município, e nós vamos ter um novo hospital, um equipamento muito maior, mais adequado a realidade da região sul. E, em relação ao saneamento, Juliano, nós já licitamos uma obra do PAC no valor de R$ 51 milhões, e nós estamos fazendo o último ajuste com o BNDES, para que esse recurso seja liberado e nós possamos dar início a esta importante obra que vai, eu diria, melhorar o meio ambiente em Ilhéus e, evidente, melhorando a vida das pessoas e tornando uma cidade ainda melhor de se viver.

Edmundo:
Governador Rui Costa, mais uma vez obrigado pela atenção e até o nosso próximo programa. Um abraço!

Rui Costa:
Eu que agradeço a oportunidade. Lembrando a você de Jaguarari, eu estarei aí na quinta-feira, e estarei sábado em Lapão, dando um abraço, inaugurando creche, inaugurando outras obras em parceria com o município. Até lá, um forte abraço, e até o próximo programa.



DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página