• Programa Primeiro Emprego
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • Partiu Estágio
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #16 - 30/06/2015


A criação de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica na Bahia é o destaque do Digaí, Governador! desta semana. No programa Rui Costa anuncia que o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, terá mais dez leitos e cita que serão entregues outros dez no Hospital da Criança (HEC), em Feira de Santana. A meta é “zerar a fila de cirurgias infantis”, afirma o governador. 

Rui também aborda as festividades da Independência da Bahia, nesta quinta-feira (2 de Julho), entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Paulo Afonso e em Bom Jesus da Lapa, de mobilidade urbana em Feira de Santana, abastecimento de água em Encruzilhada, além de comentários de internautas no Blog Digaí, Governador!

UTIs e Mais Médicos

No Hospital da Criança, onde foram retomadas as cirurgias cardíacas, a gestão é feita atualmente pela organização social Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. O Hospital Martagão Gesteira, na capital, vinculada à Liga Álvaro Bahia, também ganhou dez leitos recentemente.

Ainda na área da saúde, Rui Costa fala dos 35 novos profissionais do Programa Mais Médicos – brasileiros formados no exterior - que chegaram, no último domingo (28), para ampliar o atendimento à população da Bahia. “Por onde eu passo [...] é uma aprovação excepcional de todos os médicos, dos brasileiros e de outros países que vieram trabalhar [nesse] programa do governo federal”.

Habitação e mobilidade

A entrega de 200 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, em Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, e a assinatura da ordem de serviço para obra importante de mobilidade urbana – o BRT -, em Feira de Santana, durante evento com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, são outros assuntos ressaltados.

“Pudemos conversar com a população de Feira [sobre] os grandes projetos que nós estamos articulando, junto com o governo federal, incluindo aí a duplicação completa do anel rodoviário de Feira”, enfatiza Rui Costa. O Digaí, Governador! também divulga a entrega, nesta sexta-feira (3), de moradias, em Bom Jesus da Lapa, e de sistema de abastecimento, no sábado (4), no município de Encruzilhada, na região de Vitória da Conquista. 

Internautas

Rui informa ao internauta Edvaldo Rocha, de Barreiras, no extremo oeste baiano, sobre o andamento do Anel da Soja. “Nós demos a autorização [para o] início das obras e eu diria que, nos próximos 60 dias, você verá as obras sendo iniciadas aí no oeste”. Ao internauta Hamilton Oliveira, interessado em saber a respeito de estágios e de vagas para os jovens que precisam do primeiro emprego, ele diz que “...esse é um assunto prioritário para mim”. O governador cita o Educar para Transformar – Pacto pela Educação e acrescenta que “estou preparando um programa que [...] vai ser prioritário, o programa do Primeiro Emprego e do Primeiro Estágio, onde vamos patrocinar, pelo menos, nove mil vagas no estado”. 






Por último, o governador enfatiza a importância do 2 de Julho, “É uma data importantíssima e nós reivindicamos que essa fosse, inclusive, uma data nacional, já que não é só a Independência da Bahia. Aqui se materializou, se concretizou, eu diria, a Independência do Brasil nessa data simbólica. [...] Queremos convidar a todos a participarem dessa belíssima festa, que é a data maior do nosso estado”, afirma.

O programa ‘Diga Aí, Governador’ é produzido pela Secom, veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível no site, pelo telefone 0800-071-7328 e pelo Blog Diga Aí, Governador!







LEIA, NA ÍNTEGRA, O TEXTO DA 16ª EDIÇÃO DO PROGRAMA "DIGAÍ, GOVERNADOR!"


Silvana Oliveira:
Olá, eu sou Silvana Oliveira, hoje excepcionalmente substituindo Edmundo Filho nesse encontro semanal com o governador Rui Costa. Tudo bem, governador?

Governador Rui Costa:
Tudo bem e espero uma ótima semana. Começamos com duas inaugurações, uma em Paulo Afonso – 200 unidades habitacionais - e a outra uma Ordem de Serviço para iniciar uma obra importante na segunda maior cidade do Estado da Bahia, que é Feira de Santana. Uma obra de mobilidade urbana, o BRT, com a presença do ministro (das cidades) Gilberto Kassab, onde nós pudemos conversar com a população de Feira dos grandes projetos que nós estamos articulando junto com o Governo Federal, incluindo aí a duplicação completa do anel rodoviário de Feira, já que uma parte começa a ser duplicada e há uma expectativa grande da população de Feira, e de todas as cidades que passam por Feira, que veja aquele anel duplicado.

Silvana Oliveira:
Governador, há uma boa notícia também na área de saúde, especialmente para crianças e pais de Feira e de região.

Rui Costa:
Nós fizemos uma parceria com o Martagão Gesteira. Já ampliamos 10 leitos de UTIs novos. O Martagão Gesteira, que faz uma gestão aqui no seu hospital filantrópico de excelência, assume a gestão em Feira de Santana e nós vamos ampliar agora 10 leitos de UTIs no Hospital da Criança, em Feira de Santana, e vamos iniciar cirurgias cardíacas na cidade de Feira de Santana. Nós estamos também, nos próximos dias, lançando e abrindo mais 10 leitos de UTIs, dessa vez no Hospital Roberto Santos, para atender a meta de zerar a fila de cirurgias infantis.

Silvana Oliveira:
E no último final de semana, a Bahia recebeu 35 novos profissionais no Programa Mais Médicos. São brasileiros formados no exterior. Um reforço que agrega mais gente trabalhando nesse programa federal, somando, ultrapassando aí os mil e cem médicos... 

Rui Costa:
Por onde eu passo, há absoluta aprovação do povo baiano, é uma aprovação excepcional de todos os médicos - dos brasileiros e de outros países que vieram trabalhar dentro desse programa do Governo Federal, onde o Governo Federal faz o pagamento dos médicos. Isso é uma ajuda importante para o município, e eu diria que resolveu o primeiro atendimento, que é aquele que acontece no posto de saúde, então é um reforço importante e nós vamos complementar isso até o final do ano, com o início da construção de dez policlínicas junto aos consórcios de saúde para complementar, eu diria, esse primeiro atendimento. Após o atendimento no posto de saúde, as pessoas vão precisar eventualmente fazer um exame ou ser atendido por um médico especialista que terá na policlínica. 

Silvana Oliveira:
E a primeira participação de internautas do blog “Diga Aí, Governador”, é do Edvaldo Rocha, lá de Barreiras. Ele quer saber como estão as obras do Anel da Soja.

Rui Costa:
Olha, nós demos a autorização de início das obras e eu diria que nos próximos 60 dias você verá já as obras sendo iniciadas aí no Oeste, e nós pretendemos fazer outras parcerias com o empresariado local, pra fazer cada vez mais uma parceria com as estradas que levam à produção, onde ocorre a produção do milho, do algodão, da soja, e que eles participem fazendo a base, a sub-base, uma parceria igual a que nós fizemos para o Aeroporto de Luis Eduardo Magalhães: nós precisávamos ligar o aeroporto a onde acontece a feira, então os empresários patrocinaram a base, a sub-base da pista, e nós entramos com asfalto, com acabamento, com R$ 2 milhões. Então, com isso, conseguimos fazer rapidamente uma obra importante. Saiu mais barato para o Estado com a participação dos empresários que também vão utilizar aquele investimento.

Silvana Oliveira:
Um outro internauta, governador, o Halmilton Oliveira, que participou também do blog “Diga Aí, Governador”, ele diz que gostaria de mais estágios e de mais vagas para os jovens que precisam do primeiro emprego.

Rui Costa:
É, eu diria que esse é um assunto prioritário para mim, que é a educação, já que eu lancei o Pacto pela Educação, e eu acredito muito. Por isso, eu estou preparando um programa que para mim vai ser prioritário, que é o programa do Primeiro Emprego e do Primeiro Estágio, onde nós vamos patrocinar pelo menos nove mil vagas no Estado, ao mesmo tempo que eu estou convidando todos os empresários a também participarem desse mutirão pelo estádio e pelo primeiro emprego, elevando com certeza a qualidade do nosso ensino.

Silvana Oliveira:
E, governador, vai ser uma semana de muito trabalho essa, uma semana também bem especial para o Estado, né, já que se celebra aí a independência da Bahia.

Rui Costa:
É uma data importantíssima e nós reivindicamos que essa fosse, inclusive, uma data nacional, já que não é só a independência da Bahia, aqui se materializou, se concretizou, eu diria, a independência do Brasil nessa data simbólica, um momento de forte participação popular, então nós estaremos obviamente presentes, e queremos convidar a todos a participarem dessa belíssima festa, que é a data maior do nosso Estado. E na sexta-feira nós estaremos em Bom Jesus da Lapa, mais uma vez inaugurando habitação. É o que mais me emociona, em ver as famílias em uma alegria, num misto de lágrima e sorriso misturado, fruto de receber a casa para morar com seus filhos, seus netos...E no sábado, inaugurando outra obra importante que é o abastecimento de água na cidade de Encruzilhada, que fica ali pertinho de Vitória da Conquista, e levando boas notícias e boas ações para o povo da Bahia.

Silvana Oliveira:
Obrigada, governador!

Rui Costa:
Eu que agradeço a oportunidade.


DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Nome:  fernando augusto da silva barbosa
E-mail:  fernandoaugusto88@live.com
Cidade:  abare bahia
Enviado em:  01/07/2015 14:08
Mensagem:  governador como estar o andamento da obra da BA 210 E se o senhor planeja mais obras pra esse municipio

Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página