• Prêmio de boias práticas 2017
  • Partiu Estágio
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #10 - 05/05/2015


A inserção de jovens no mercado de trabalho e a vinda à Bahia da presidente Dilma Rousseff, em junho, são alguns dos destaques desta edição do programa Digaí, Governador! O propósito “é garantir, quem sabe, o emprego definitivo a partir dessa importante e necessária experiência, a chamada primeira experiência”, como afirma o governador Rui Costa em referência aos programas de estágio e primeiro emprego a serem lançados em breve.

O governador também comenta sobre a entrega de moradias prevista para esta semana, nos municípios de Tucano e Itabela, além das ações para reparar danos causados pela chuva em Salvador. Na edição do programa, Rui ainda deixa uma mensagem especial para as mulheres em alusão ao Dia das Mães.

Ouça o programa abaixo!





Em resposta aos depoimentos de Ednalda Bispo e Juliana Cerqueira, quanto à importância da formação para o mercado de trabalho, ele anuncia o lançamento de um programa de estágio e primeiro emprego para quem já concluiu ou ainda está no ensino médio.

“O Primeiro Estágio e o Primeiro Emprego, [será] um programa do Governo do Estado para dar a oportunidade ao jovem que está no 2º grau de estagiar e mesmo para aqueles, que já concluíram o 2º grau, poderem ter a oportunidade do primeiro emprego”, ressalta o governador.

Desenvolvimento econômico

Sobre o desenvolvimento econômico no estado, Rui afirma que vai participar de um evento em São Paulo, onde tentará convencer mais empresários a investirem na Bahia. Ele antecipa também a inauguração da Basf, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).





De acordo com o governador, “nós teremos agora, em junho, a inauguração da Basf, [um] investimento de R$ 1,2 bilhão, com a presença inclusive da presidenta Dilma [Rousseff]. É o maior investimento, depois de muitas décadas, no Polo Petroquímico, e nós estamos buscando estruturar a cadeia produtiva do plástico e seus derivados, trazendo emprego e renda para os baianos”.

Proteção de encostas

Ainda no programa, disponível no Blog Digaí, Governador!, Rui Costa lembra a chuva que atingiu o município de Salvador e enfatiza que vai buscar apoio do governo federal para proteger moradores de áreas de risco. “Vamos trabalhar com a equipe de engenharia para, junto com a prefeitura, definir as obras emergenciais que precisam ser feitas”.

O governador enfatiza que, junto com a prefeitura de Salvador, vai pedir apoio e ajuda ao governo federal para obras de prevenção e proteção de encostas em mais de dez pontos da cidade que correm risco de novos deslizamentos de terra.

Para finalizar, o governador deseja “um feliz dia das mães para todas as mulheres. Mãe é algo especial. A minha infelizmente não é mais viva, mas guardo em minha memória a sua imagem, seus ensinamentos, seu amor, seu carinho”.

O programa Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.





ABAIXO, CONFIRA TRANSCRIÇÃO COMPLETA DO PROGRAMA DESTA TERÇA-FEIRA (5)



Edmundo Filho:
Olá! Tudo bem? Eu sou Edmundo Filho e este é o nosso encontro semanal com o governador Rui Costa.

Edmundo Filho:
Governador, voltamos a nos falar em uma semana em que o sol volta a brilhar em Salvador depois de muita chuva. Tudo bem, governador?

Rui Costa:
Tudo bem. Uma semana de muito trabalho. Uma semana de conversar com a população para convencer as últimas pessoas daquelas casas de risco a irem para o aluguel social e, portanto, levarem suas famílias para uma condição de segurança. Ao mesmo tempo que vamos trabalhar com a equipe de engenharia para, junto com a prefeitura, definir as obras emergenciais que precisam ser feitas e nós vamos, junto ao Governo Federal, pedir apoio e ajuda para construir, emergencialmente, várias encostas e proteger aquelas pessoas que moram naquelas localidades. Quero agradecer ao empenho, a dedicação, ao trabalho do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, de todos os servidores públicos do Estado da Bahia que se empenharam para preservar muitas vidas ao longo desses dias, que choveram bastante.

Edmundo Filho:
Participando do blog Digaí, Governador!, Leonardo Toscano pede que o senhor faça um comentário sobre a chamada PEC do Comércio Eletrônico.

Rui Costa:
Leonardo, olha, isso aí, a PEC do Comércio Eletrônico, ela é importante porque havia uma distorção: uma geladeira, uma televisão, que alguém comprasse na Bahia, na Paraíba, quem ficava com o imposto era o Estado de São Paulo. E, a partir do ano que vem, esse imposto, como devido, vai ficar no Nordeste brasileiro, assim beneficiando não só os Estados, mas também os municípios do Nordeste. Isso vai melhorar progressivamente a arrecadação. Além de melhorar a arrecadação, se faz justiça porque era um absurdo uma geladeira, uma televisão, qualquer produto que se comprasse via internet, quem ficava com o imposto era, basicamente, o Estado de São Paulo e isso era muito injusto. Ou seja, o Estado mais rico do País se apropriava, indevidamente, de um imposto que deveria estar levando educação e saúde para a região mais pobre e de indicadores sociais mais frágeis em nosso País.

Edmundo Filho:
Governador, claro que esse chamado pequeno ajuste fiscal, com a PEC do Comércio Eletrônico, também atinge o desenvolvimento econômico. Eu queria que o senhor comentasse um pouco sobre esse tema, que é tão importante para a Bahia.

Rui Costa:
Olha, nós estamos buscando desenvolver, atrair empresas para o Estado da Bahia, apostando firmemente na logística do Estado, nas ferrovias, portos, aeroportos... Essa semana mesmo eu estou indo à São Paulo participar da Feira de Plásticos, buscando conversar com vários empresários, fazer com que eles venham instalar suas fábricas na Bahia, reforçando a cadeia de plásticos. Nós teremos agora em junho a inauguração da Basf, investimento de R$1,2 bilhão, com a presença inclusive da presidenta Dilma [Rousseff]. É o maior investimento, depois de muitas décadas, no Pólo Petroquímico, e nós estamos buscando estruturar a cadeia produtiva do plástico e seus derivados, trazendo emprego e renda para os baianos.

Edmundo Filho:
Claro que, alinhada à essa perspectiva de desenvolvimento econômico, também está a necessidade de formação para o mercado de trabalho. A Ednalda Bispo e a Juliana Cerqueira fazem comentários em relação, principalmente, à oportunidade que elas tiveram. Vamos acompanhar aqui, governador, o que elas disseram em relação a essa importância do mercado de trabalho e à sua formação:

Ednalda Bispo: “Todos nós, que nos formamos em um curso técnico, a gente já está com um pé no primeiro emprego”.

Juliana Cerqueira: “Mas nós temos que quebrar essas barreiras”.

Rui Costa:
Juliana e Ednalda, eu sou um apaixonado pelo curso profissionalizante! Semana passada em participei da formatura de 2.460 alunos do Ensino Médio da rede estadual que se formaram em diversos cursos. E nós vamos lançar nos próximos dias o Primeiro Estágio e o Primeiro Emprego, um programa do Governo do Estado para, primeiro dar a oportunidade daquele jovem que está no segundo grau, de estagiar, e mesmo aqueles que concluíram o segundo grau poder ter a oportunidade do primeiro emprego e, com isso, garantir, quem sabe, o emprego definitivo a partir dessa importante e necessária experiência, a chamada primeira experiência. E na quinta-feira agora eu estarei com a ministra do Desenvolvimento Social [Tereza Campello] em Porto Seguro, fazendo a formatura de outros alunos do Pronatec, outro programa extraordinário, em parceria com o município de Porto Seguro e também com o Governo Federal, da presidenta Dilma.

Edmundo Filho:
Mais uma semana de trabalho, do governo itinerante, mais próximo do cidadão?

Rui Costa:
Vamos rodar: estarei em Itabela também, na quinta pela manhã, entregando residências do Minha Casa Minha Vida; no sábado estaremos no município de Tucano também participando de inaugurações de casas para a população... Enfim, é melhorando a qualidade de vida das pessoas, levando água, levando curso profissionalizante e levando habitação de qualidade para as pessoas terem. Eu digo sempre que uma residência é um ninho. O ninho da família, onde o amor entre os filhos, entre o pai e a mãe ele se materializa. É ali que se estrutura a sociedade, é a base da sociedade, e, portanto, a residência é fundamental para essa unidade familiar e para a segurança da família.

Edmundo Filho:
Governador Rui Costa mais uma vez obrigado pela participação em nosso programa, em uma semana em que se comemora, no domingo, o Dia das Mães. Um abraço e até a próxima oportunidade.

Rui Costa:
O lha, eu quero desejar desde já um feliz dia das mães para todas as mulheres. Mãe é algo especial. A minha, infelizmente, não é mais viva, mas guardo em minha memória a sua imagem, seus ensinamentos, seu amor, seu carinho e cuidar da minha esposa querida que vai ser mamãe agora em junho, me dando mais uma filhinha, a Malu e, portanto, desejo a você, muito amor, muita paz no domingo. Um beijão nas mães, um beijão na esposa e também um beijão nas futuras mamães de toda a Bahia.




DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página