• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Blog do Programa Digaí, Governador!

Digaí

Digaí, Governador! - Programa #01 - 03/03/2015


Na primeira edição do programa ‘Digaí, Governador!’, Rui Costa destaca a educação como prioridade do Governo da Bahia. Para ele, família e educação devem estar em sintonia, pois os familiares têm um papel fundamental no desempenho do aluno em sala de aula. “O que eu quero é promover o casamento dessas duas instituições que são responsáveis pela educação do ser humano: a Família e a Escola!”, afirma o governador.

Fotos Rui Costa

Outro assunto destacado por Rui Costa nesta primeira edição é a construção de estradas, que proporciona desenvolvimento nas cidades do interior da Bahia. “Toda vez que você leva uma estrada, leva segurança para a população, conforto à população para chegar e sair de sua cidade. E leva emprego também porque o comércio melhora, o fluxo de pessoas melhora, a cidade se desenvolve”.



OUÇA AQUI:




Edição #01 - 03/03/2015

EDMUNDO FILHO:
Governador Rui Costa, é com satisfação que damos início ao nosso programa semanal. Tudo bem, governador?

GOVERNADOR RUI COSTA:
Tudo bem. Eu quero mandar um abraço a todos os amigos e amigas da Bahia. Um abraço especial, uma saudação a todos os profissionais de imprensa. Cumprimentar e desejar que aqui seja um momento de um bate papo, que eu pretendo ser interativo com a população, já que nas edições seguintes, nós vamos responder aquelas perguntas, aquelas dúvidas que estiverem inscritas, que forem apresentadas no blog também do Digaí, Governador!, que você encontra na página da Secom. Meu objetivo é prestar contas a sociedade e apresentar, eu diria, as tarefas, a agenda do governador, o que vai ser feito, as principais questões que envolvem o Estado da Bahia, que envolvem os interesses da população e, portanto, nós vamos pautar aqui, evidente, num resumo muito curto, pelo tempo, mas elencando as principais questões de governo e do interesse dos baianos.

EDMUNDO:
O senhor assumiu o mandato tendo a educação como prioridade de sua gestão, porque governador?

RUI COSTA:
Olha, educação é prioridade porque, na minha opinião, é o que estrutura uma sociedade. Primeiro é a família, e em segundo lugar é a educação. Eu tenho o conceito de que são dois momentos em que a educação se materializa: o primeiro momento é na família. A família é que transmite os valores fundamentais de um ser humano, do respeito ao próximo, do amor, da fraternidade e a escola transmite o conhecimento, o conhecimento técnico, o conhecimento específico. E o que eu quero é promover o casamento dessas duas instituições que são responsáveis pela educação do ser humano. A família e a escola! E, na minha opinião, elas têm que conviver juntas e a família é fundamental, imprescindível para o desempenho escolar. A depender do envolvimento do pai, da mãe, do tio, da avó, do padrinho, da madrinha, isso faz uma enorme diferença na dedicação, no empenho do aluno. Por isso, eu tenho pedido, por onde eu ando, para que a família se envolva cada vez mais com a escola. Estou pedindo as escolas, aos diretores, as diretoras que promovam, de forma sistemática, reuniões com pais, mães, com os parentes, com a família, para integrar a família e a escola e, com certeza, nós haveremos, juntos, de melhorar a educação em nosso Estado.

EDMUNDO:
E é com esse sentido que o senhor até agora já visitou 22 escolas públicas?

RUI COSTA:
Não só as escolas estaduais, mas também as escolas municipais. E ao visitar, ter a oportunidade de conversar e bater um papo com quem faz a educação acontecer. Eu digo assim: que a educação não acontece aqui no Centro Administrativo, na Secretaria de Educação. Ela acontece dentro da escola. Ela é materializada pelos professores, pelos alunos, pela comunidade escolar. Então eu vou à escola, faço visita... A questão estrutural, física da escola, mas também aproveito a oportunidade para conversar com os alunos, com os professores, com os diretores, ouvir as sugestões, ouvir aqueles programas e ações que estão funcionando bem, e também aquilo que não está funcionando bem para poder corrigir. Então, eu diria que esse bate papo é fundamental. Sobre valorização nós queremos destacar e melhorar a remuneração dos diretores e vice-diretores, até pela sua jornada de trabalho, assim como nós vamos anunciar algumas mudanças, primeiro, na forma de contratar, na forma de remunerar professores, inclusive, eu quero realizar concurso público este ano, substituindo e preenchendo as vagas existentes hoje que são ocupadas por PST ou por Reda.

EDMUNDO:
O senhor começou a sua gestão em ritmo de correria, como a imprensa tem batizado, e essa semana não é diferente: com reuniões de planejamento e a entrega da recuperação de uma estrada em Cabaceiras do Paraguaçu.

RUI COSTA:
Ah, com certeza! Nós vamos entregar aquilo que é fundamental, que é a estrada para levar desenvolvimento. Aqui no Recôncavo da Bahia nós vamos trabalhar, seja fazendo inaugurações e, também, ainda eu diria, organizando e fazendo planejamento das secretarias. Eu diria o governador Jaques Wagner, e hoje ministro Jaques Wagner, iniciou um grande processo de transformação, que é criar uma infraestrutura em nosso Estado, uma logística em nosso Estado, porque sem estrada, sem ferrovia, sem aeroportos, o Estado não se desenvolve. Uma cidade que não tem acesso de asfalto, ou que esse acesso está todo esburacado, a cidade tende a diminuir de tamanho, tende a não gerar emprego, a não atrair novas empresas e novos negócios, e o inverso acontece toda vez que você leva uma estrada: leva segurança para a população, conforto à população chegar e sair de sua cidade, e leva emprego também porque o comércio melhora, o fluxo de pessoas melhora, a cidade se desenvolve.

EDMUNDO:
Governador Rui Costa, obrigado por sua atenção, um abraço, e até o nosso próximo encontro.

RUI COSTA:
Olha, eu que agradeço a oportunidade de ter batido um papo com vocês. Eu queria deixar um convite: para que você possa entrar no blog Digaí, Governador!, na página da Secom e deixar lá a sua pergunta. A ideia é que no próximo programa, além de anunciar as novidades, nós possamos também responder aquelas perguntas que mais apareceram, os assuntos que mais apareceram, para responder a sua ansiedade, o desenvolvimento de sua cidade, de sua localidade... Portanto, contamos com a sua participação, entre no blog, deixe a sua pergunta, deixe a sua dúvida, que nós estaremos aqui batendo esse papo no próximo programa. Um forte abraço.


DIGAÍ SEU COMENTÁRIO:


Nome:  Alfredo Reimann
E-mail:  reimannfilho@gmail.com
Cidade:  Curitiba - PR
Enviado em:  11/05/2015 08:37
Mensagem:  Prezado Governador, parabenizo-o pela iniciativa de criar um canal de comunicação direta entre o cidadão e o Governo. Desejo sucesso na ação.

Deixe sua mensagem
Seu nome
Seu e-mail
Cidade
Mensagem
Digite o código ao lado *
Captcha Image Carregar outra imagem


Voltar    Imprimir Página