• Novembro Negro

Arquivo de Áudios

14/11/2017
Digaí, Governador - 14/11/2017


JINGLE

Edmundo Filho:
Obrigado a você que nos prestigia com a sua companhia e audiência em mais um Digaí, Governador, numa semana histórica para a saúde na Bahia: É a inauguração da Policlínica Regional – a primeira do Estado no Extremo Sul -, na cidade de Teixeira de Freitas. Digaí, governador Rui Costa...

Governador Rui Costa:
Olá meus amigos e amigas, dizer que essa semana é uma semana muito especial. Quinta, sexta e sábado estaremos no Extremo Sul da Bahia, dando o pontapé inicial, eu diria, numa grande mudança no serviço público de saúde na Bahia. Nós estamos materializando e, graça a Deus, fazendo a primeira entrega da Policlínica Regional de Saúde, para atender 13 municípios da região do Extremo Sul, com qualidade. Então, sexta-feira, às nove da manhã, nós estaremos inaugurando essa Policlínica lá na cidade de Teixeira de Freitas. Mas eu tenho agenda no Extremo Sul na quinta-feira, na sexta e no sábado, e eu quero convidar você aí, para ir conhecer a Policlínica Regional, é a primeira de quatro que nós iremos inaugurar até dezembro. Dia 24 é a vez de Guanambi. Dia 21 dezembro é a vez de Irecê, e dia 22 de dezembro a vez de Jequié.

Edmundo Filho:
Aliás, no #PapoCorreria dessa semana, em sua página no Facebook @ruicostaoficial, o senhor também anunciou que as Policlínicas terão ônibus especiais para o transporte da população, não é verdade governador?

Rui Costa:
É importante que a gente registre que além das Policlínicas, nós adquirimos os ônibus com ar condicionado e com wi-fi, para levar os pacientes das cidades vizinhas. Ar condicionado para dar conforto as pessoas e o wi-fi para fazer passar o tempo e a viagem ser mais curta. Só não pode esquecer da hora do exame e ficar dentro do ônibus usando wi-fi. Então nós já iniciaremos Teixeira de Freitas. Além da entrega das Policlínicas, nós vamos fazer também a entrega dos ônibus que vão atender a região.

Edmundo Filho:
Governador Rui Costa, o senhor também confirmou a inauguração de dois novos hospitais: um na Chapada e outro na região Sul, todos, com a realização de Mutirão de Cirurgias.

Rui Costa:
No dia 1º será a inauguração do Hospital de Seabra, mas durante a semana inteira nós vamos fazer o pré-operatório, porque nós vamos fazer a partir de domingo, dia 3 de dezembro, o Mutirão de Cirurgia da região da Chapada. Isso mesmo! Vocês estão lembrados que em novembro do ano passado lançamos o Mutirão de Cirurgia... Eu quero aqui mandar um beijo e um abraço para a minha amada esposa Aline, ela que o passado, numa conversa de pé de ouvido que ela sempre tem comigo, “Rui, é preciso acelerar as cirurgias na Bahia, e o ritmo de cirurgia nos hospitais por mais que consigamos fazer não atenderemos a todas as pessoas!” Então, surgiu a ideia de fazer o Mutirão de Cirurgia. Então, com muito orgulho, é que eu gostaria de anunciar que nós já passamos de treze mil cirurgias nesses doze meses! Treze mil cirurgias! E nós faremos dois mutirões, o da Chapada Diamantina. Portanto a população já poderá inaugurar o hospital a partir de domingo, dia 3, com um Mutirão de Cirurgias. Então, durante a semana inteira nós faremos o pré-operatório. Procure o seu posto de saúde. Procure a Secretaria de Saúde do seu município e diga que ouviu o governador falar, “quero fazer a cirurgia que eu estou recomendado pelo médico para fazer...” E a mesma coisa faremos no dia 15, com a inauguração do Hospital da Costa do Cacau. Nós já vamos abrir o hospital no dia 17, no domingo, já realizando as cirurgias, o Mutirão de Cirurgia. Então, você que mora aí nas cidades vizinhas à Ilhéus, Itabuna, todas as cidades da região Sul, procurem também o seu posto de saúde, a sua secretaria e diga: “Olha, eu quero fazer a cirurgia já no Mutirão de Cirurgia no novo hospital que o governador está inaugurando dia 15. Ele anunciou que já no domingo vai estar fazendo cirurgia no Mutirão de Cirurgia”. Então, vamos fazer uma grande mobilização para a gente zerar a fila de cirurgia da Chapada Diamantina, e para zerar a fila de cirurgia também da Costa do Cacau.

Edmundo Filho:
E feriado, governador Rui Costa, muita correria?

Rui Costa:
O feriado vai ser ótimo! Eu estou inaugurando encosta lá no Subúrbio de Salvador. É isso mesmo. Domingo nós estávamos no Subúrbio entregando encosta, entregando título de terra e amanhã eu estarei entregando encosta, proteção de encosta. Hoje estava chovendo em Salvador. Choveu bastante, graças a Deus, nas cidades da Bahia. Eu recebi vídeo de uma verdadeira enxurrada, uma chuva fora lá em Caetité, a água descendo com força. Recebi um vídeo também, graças a Deus, o Rio São Francisco, na região de Bom Jesus da Lapa, subiu um metro e meio, e é importante que a chuva continue caindo no interior da Bahia para encher os nossos reservatórios, elevar o nível de nossos rios, principalmente o Rio São Francisco, que estava com as águas muito baixas, e a notícia boa é que está chovendo em todo o interior da Bahia, e eu espero que as chuvas continuem para que a gente possa armazenar bastante água para o período de estiagem do próximo ano.

Edmundo Filho:
Obrigado governador Rui Costa, mais uma vez, e até o nosso próximo encontro, lembrando que sexta-feira, pela manhã, em Teixeira de Freitas, tem a inauguração da Policlínica Regional.

Rui Costa:
Pela manhã eu ainda estou em Teixeira, que na sexta é a inauguração da Policlínica, e no sábado nós teremos a Feira de Cidadania e Saúde aí em Teixeira de Freitas. E temos também no sábado a inauguração do DISEP, do Distrito Integrado de Segurança Pública, em Teixeira de Freitas. Mas eu vou correr depois do meio-dia para pegar minhas filhotas e, à tarde, dar um pulinho lá na Biblioteca Central, e visitar com minhas filhas esse belíssimo programa (a Jedicon, Convenção de Fã de Star Wars, que vai ocorrer no sábado, na Biblioteca Pública, nos Barris). Um grande abraço. Um bom feriado para vocês. No feriado estou no Subúrbio. Quinta, sexta e sábado eu estou no Extremo Sul. Um forte abraço. Que Deus nos abençoe.

JINGLE