• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Arquivo de Áudios

11/03/2014
Programa do dia 11/03/2014


JINGLE CONVERSA COM O GOVERNADOR



EDMUNDO FILHO:

Alô você que nos acompanha na capital e no interior. Muito obrigado pela atenção. Eu sou Edmundo Filho e esta é mais uma edição de nosso encontro semanal com o governador Jaques Wagner:



VINHETA: CONVERSA COM O GOVERNADOR



EDMUNDO:

Governador Jaques Wagner, mais uma vez com alegria e satisfação voltamos a conversar em nosso programa semanal. Tudo bem governador?



JAQUES WAGNER:

Tudo bem, Edmundo. Prazer é sempre meu de conversar com você e com todos vocês que nos acompanham em mais esse Conversa com o Governador.



EDMUNDO:

Governador, no último sábado foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Qual a sua mensagem nessa data tão especial?



WAGNER:

Olhe, em primeiro lugar dizer que eu entendo que o Dia da Mulher deve ser todo dia, porque as mulheres são nossas mães. Dela que sai um novo ser humano e, portanto, eu acho que todo dia é dia de homenageá-la. Mas o 8 de março é importante porque é lembrança de mulheres que foram praticamente heroínas, que há mais de 100 anos atrás nos Estados Unidos lutaram pela jornada de trabalho mais decente para as mulheres – pelo menos um grupo – foi morta. Por isso, a escolha do dia 8 e eu entendo que esse exemplo das mulheres lutadoras pelos seus direitos é fundamental para que mulheres e homens lutem juntos, para cada dia termos direitos iguais e mais prosperidade social. E para mim foi motivo de muita emoção comemorar esse dia 8 de março na cidade de Manoel Vitorino, onde a gente inaugurou uma agroindústria para doces, geléias, produtos derivados do umbu, e realmente uma cooperativa que é toda ela dirigida por mulheres. Então, para mim foi uma festa lindíssima. Entregamos a fábrica propriamente dita. Estamos entregando mais duas em Mirante e mais uma outra no próprio município de Manoel Vitorino e também dei a ordem de serviço para fazer um entreposto comercial na beira da BR-116, portanto, fortalecendo essa atividade delas. E o meu compromisso, inclusive com a criação da Secretaria de Políticas Para as Mulheres, onde a secretária Vera Lúcia [Barbosa] trabalha diretamente esse tema de promoção e de igualdade de direitos para todas as mulheres.



EDMUNDO:

Por falar em promoção da igualdade de direitos e estado democrático, governador, essa semana o senhor deu posse aos 45 membros do Codes, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social. Qual a importância desse conselho, governador?



WAGNER:

A exemplo do que acontece em nível nacional – eu próprio fui o condutor do Conselho Nacional em nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – e essa é uma forma que nós temos de fazer a ampliação da democracia participativa e do diálogo social. Claro que nós temos nossos parlamentares, vereadores, deputados estaduais e federais, mas isso não impede que o governo tenha um conselho, onde estão sentadas pessoas das mais variadas origens, mas todas da sociedade civil, como voluntárias, e o secretário Edvaldo Brito, que fez uma apresentação importante sobre o projeto Estratégias da Bahia e, portanto, é uma promessa importante de que através do diálogo social refletir sobre a Bahia e apontar caminhos para o governo do Estado.



EDMUNDO:

Falando novamente de sua agenda de trabalho no interior do Estado, essa semana mais três visitas importantes para entrega de obras e serviços à população, governador.



WAGNER:

É verdade. Em Jequié vou estar na quarta-feira, dia 12, assinando a ordem de serviço para instalação de mais 46.584 cisternas e entregar 14 mil já instaladas em 58 municípios. Essa é uma ação importante. É um investimento de R$284 milhões para uma população que vai se beneficiar em 58 municípios, dentro do nosso programa Água Para Todos as cisternas têm feito uma participação especial. Além de grandes adutoras, de sistemas simplificados, a cisterna também é, para aquela família, com a captação de 16 mil litros de água de chuva, uma garantia para uma estiagem prolongada. E no semiárido, no sertão baiano, uma cisterna como essa pode representar seis, sete meses, oito meses de acesso à água de qualidade. Em Mucugê eu vou na sexta-feira, 14, na inauguração da Farmácia Bahia, que é mais um equipamento da área de saúde pública e a entrega da restauração da Igreja Santa Isabel, investimento de quase R$800 mil. E no sábado vou à Ribeirão do Largo para a entrega da ligação da BA-634, que liga o Tomba até a BA-263, dentro de todo trabalho que a gente vem fazendo na área de estradas, já reconhecido como o maior trabalho de estradas do Brasil, maior trabalho de estradas da história da Bahia, e aqui é mais um trecho de estrada que a gente entrega para dar ao povo de Ribeirão do Largo também um acesso asfaltado para o seu município.



EDMUNDO:

Nessa semana a atenção básica na Bahia ganha mais um reforço importante do programa Mais Médicos, com a chegada de outros 230 profissionais, reforçando assim a área da saúde em nosso Estado.



WAGNER:

É verdade. Na quinta-feira, 13, nós deveremos estar recebendo mais 230 médicos, e, com esses, nós estamos completando 1.087 médicos do programa Mais Médicos. E eu não preciso repetir: esse programa tem sido um sucesso. Realmente esses médicos vêm reforçar o trabalho de assistência básica, principalmente nos postos de saúde da família e tem dado uma contribuição inequívoca para melhoria da situação de atendimento médico, principalmente no interior mais distante do Estado da Bahia e do Brasil inteiro. Então, aqui, mais uma vez meus parabéns, minha saudação à presidenta Dilma Rousseff, que lançou esse programa, no começo mal compreendido por alguns, mas que eu acho que hoje já caiu no gosto do povo, principalmente do povo que recebe a visita desses médicos e percebe que consegue ter um atendimento muito melhor. Só para você ter uma idéia, os profissionais que hoje atuam nesse programa já realizaram aproximadamente 500 mil consultas por mês. Então, é um volume de consultas muito forte, que dá um conforto a todas as nossas famílias, principalmente do interior baiano.



EDMUNDO:

Governador Jaques Wagner, mais uma vez obrigado pela participação em nosso programa e até o nosso próximo encontro. Um abraço.



WAGNER:

Obrigado a você, Edmundo. Obrigado a vocês que nos acompanharam. Uma boa semana a todos, de muita saúde, muita paz, muito trabalho e até semana que vem em mais um Conversa com o Governador.



JINGLE CONVERSA COM O GOVERNADOR