• Fato ou fake?

Funcionalismo

14/09/2020 16:50

Parceria amplia oferta de cursos online aos servidores estaduais

A Secretaria da Administração (Saeb) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) ampliaram a oferta de cursos online para os servidores do Poder Executivo Estadual. Agora, a parceria inclui capacitações transmitidas ao vivo, com aulas em tempo real, inteiramente gratuitas. Os interessados podem conferir a lista das turmas disponíveis e realizar sua inscrição no site da Enap, opção Educação Executiva. É necessário observar a disponibilidades de vagas para as turmas abertas a todos os estados.

A oferta de cursos é variada, nas áreas de engenharia, gestão estratégica, planejamento, orçamento, convênios, projetos, relações interpessoais, entre outros. Através de uma ferramenta de busca é possível visualizar todas as opções disponíveis. Como as aulas acontecem em tempo real, é preciso que o servidor esteja em ambiente virtual para acompanhar os conteúdos no momento que o curso é transmitido. Isso permite utilizar uma metodologia participativa, com exposições dialogadas, dinâmicas de grupo, gamificação, estudos de casos e troca de experiências.

Destaque para os cursos de Design Thinking e de Riscos nas Contratações Públicas, ambos com inscrições abertas até 30 de setembro. Voltado para quem se interesse em inovação, o primeiro curso tem como objetivo discutir a criatividade e a metodologia de Design Thinking, destacando o papel do solucionador de problemas de forma inovadora, além de identificar e aplicar as principais ferramentas e metodologias da prática, exercitar uma iniciativa empreendedora, além de reconhecer a importância de inovar dentro nas organizações. As aulas acontecem de 30 de novembro a 08 de dezembro.

Já o curso Gestão de Riscos nas Contratações Públicas é para quem já trabalha na área de contratações e irá abordar tópicos como riscos, normais internacionais, governança corporativa e plano de gerenciamento de risco. As aulas acontecem de 05 a 09 de outubro.

A parceria entre Saeb e Enap foi firmada em 2008, permitindo que servidores da capital e interior participassem de cursos presenciais promovidos pela Escola em salas de aula da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb), com reserva de 50% das vagas a este público – as demais vagas são ocupadas por servidores federais. Em 2019 foi firmada parceria com a Escola Virtual de Governo (EVG), plataforma online gerida pela própria Enap, com a oferta de cursos autoinstrucionais, ou seja, conduzidos pelo próprio aluno de acordo com sua conveniência de tempo.

Na Escola Virtual, os servidores têm acesso a 156 cursos nas áreas de dados, informação e conhecimento; desenvolvimento gerencial; educação e docência; ética e cidadania; gestão de pessoas; gestão de políticas públicas; gestão estratégica; governança e gestão de riscos; governo digital e transparência; inovação; logística e compras públicas; orçamento e finanças; políticas públicas setoriais; tecnologia da informação; e transferências de recursos da União. As inscrições podem ser feitas no site www.escolavirtual.gov.br


Fonte: Ascom/ Saeb

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.