• Fato ou fake?
  • Transparencia Covd

Sugestão de pauta

30/06/2020 11:50

Projeto Encontros com a Cultura Popular realiza bate-papo sobre saberes e tradições da Bahia

Um bate-papo intercalado com música para falar sobre grupos culturais, tradição, Marujada e 2 de julho. Essa é a proposta do projeto Encontros com a Cultura Popular, que terá transmissão ao vivo nesta quarta-feira,  às 19h. A realização é do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), em parceria com o Grupo de Pesquisa Griô, da FACED/UFBA.

Reforçando a proposta de valorizar os saberes e tradições culturais do povo baiano, participa desta edição o coordenador da Chegança de Marujos Fragata Brasileira, de Saubara, e da Rede de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, o Mestre Rosildo Rosário. Ele participou ativamente da elaboração do dossiê que resultou com a inscrição das Cheganças e Marujadas no Livro de Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas do Estado da Bahia, tornando a manifestação popular Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Rosário convida a Mestre em História  da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, Vanessa Pereira de Almeida, que realizou trabalho de pesquisa com o tema "As caretas do mingau: a experiência do uso de máscaras por mulheres", sobre a manifestação cultural tradicional que reverencia a participação das mulheres nas lutas pela independência da Bahia e marca as comemorações do 2 de julho no município de Saubara, recôncavo baiano.

O evento poderá ser acessado através do canal Youtube do Grupo de Pesquisa Griô https://bit.ly/2XKEZOM. A abertura do encontro será feita pelo diretor do CCPI,  André Reis, e pelo professor da UFBA, Pedro Abib (Pedrão), que abordarão a importância da Marujada de Saubara e da manifestação Caretas do Mingau com mediação de Pedro Colletto e Raysa Camandaroba.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQIA+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.



Serviço

Projeto Encontros com a Cultura Popular
Live sobre manifestações culturais da Bahia: Caretas do Mingau, Marujada e 2 de julho
Quando: Quarta-feira (01/07), às 19h
Canal de Transmissão: YouTube do Grupo de Pesquisa Griô

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.