• Fato ou fake?

Governo

10/06/2020 23:00

Governo do Estado conclui obras da primeira ponte estaiada da Bahia, em Ilhéus

As obras da ponte do Pontal, em Ilhéus, a primeira estaiada da Bahia, foram concluídas e o equipamento foi entregue à população pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, dia 1º de julho. A ponte de 533 metros sobre o Rio Cachoeira vai incentivar a atração turística da região sul, além de melhorar a mobilidade de 511 mil pessoas que moram nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Já está liberado o trânsito na nova ponte, que tem uma formatação moderna, valorizando ainda mais as belezas da Baía do Pontal.

ponte

A implantação da ponte também vai dar condições de escoamento da produção da região para outros modais como o Porto de Malhada e o futuro Porto Sul. Com um investimento de R$ 99,5 milhões, o sistema viário da ponte tem 2,7 quilômetros e 24,6 metros de largura. Também foram construídos passeios, canteiro central, uma ciclovia, pista dupla nos dois sentidos, além de acessos viários ao Centro e Litoral Sul.

Essa é uma obra muito esperada pelos moradores e turistas que gostam das praias de Ilhéus ou que passam por lá para acessar outras cidades da região sul. São mais de 8,5 mil veículos que circulam na cidade diariamente. A atual ponte construída na década de 60 será substituída por um equipamento arquitetônico que incorpora elementos de iluminação cênica e urbanismo, de acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), responsável pela obra.  Além das áreas verdes, a urbanização da ponte inclui quadras esportivas e parques infantis.

ponte


Duplicação da BA-001

Com a construção da ponte do Pontal houve a necessidade de restaurar e duplicar um trecho da BA-001 (Hotel Opaba), em Ilhéus, até o entroncamento da BR-251 para dar mais fluidez ao fluxo de motoristas na rodovia. Os serviços estão em andamento em 2,7 quilômetros na Orla Sul da cidade. O investimento é de R$ 11 milhões.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.