• Fato ou fake?
  • Transparencia Covd

Desenvolvimento Social

06/05/2020 13:30

Governo e Projeto Axé distribuem 360 kits de higiene e máscaras

Mais de 300 famílias de educandos do Projeto Axé estão recebendo kits de higiene, máscaras de proteção e cestas básicas, nestas quarta (6) e quinta-feira (7). A ação é realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). As máscaras são produzidas pelo próprio Projeto Axé, com a participação dos educandos. Os 360 kits de higiene serão distribuídos por três meses e contam com um litro de álcool em gel; um de água sanitária; cinco de desinfetante; cinco de detergente; cinco de sabonete líquido; um pacote de papel higiênico e 500 gramas de sabão em pó. 

De acordo com o chefe de gabinete da SJDHDS, Pedro Dórea, essa é apenas uma das ações que vêm sendo realizadas pela Secretaria. “Estamos atendendo crianças, idosos, adolescentes e outras pessoas em risco social. Temos parcerias para o enfrentamento dessa pandemia, junto com as secretarias da Saúde, da Segurança Pública, entre outras. Outro exemplos é o Projeto Corra pro Abraço, que atende moradores de rua e usuários de drogas. Além disso, estamos promovendo a segurança alimentar, com os restaurantes populares, entre outras ações”, revelou.

A manicure Jeanete teixeira, 32 anos, mora na Gamboa de Baixo, em Salvador, com o marido e um filho pequeno. Ela já recebeu o kit e explicou a importância dos itens de higiene, neste momento. “Para trabalhar está difícil. E para atender às poucas clientes que aparecem é preciso ter máscara, luva, preciso higienizar os aparelhos e essa ajuda é muito importante para nós. Não tenho dinheiro para comprar as coisas. Ainda mais com filho pequeno, essa ajuda veio em uma hora muito boa”.

Segundo a arte-educadora do Projeto Axé, Viviane Lima Silva, as máscaras distribuídas são produzidas no próprio projeto, com estampas criadas pelos educandos. “Nós fazemos o atendimento à distância, por causa da pandemia. Os meninos fazem os desenhos e a gente seleciona para serem estampados nas máscaras que vão ser distribuídas para as famílias deles mesmos. Nós também estamos produzindo cadernos para esses educandos, para que todos possam participar das atividades”.

Parceria

Para o fundador e presidente do Projeto Axé, Cesare de Florio La Rocca, nenhuma ação, seja ela educativa ou social, dá certo se não houver uma convergência de interesses do poder público e da sociedade civil. “Essa aliança, em qualquer país do mundo, é indispensável. Essa parceria entre a SJDHDS e o Projeto Axé é uma prova disso que estou dizendo. Está sendo infinitamente otimizada a ação de entrega de materiais de proteção pessoal e de limpeza às mães dos nossos educandos”.


Repórter: Raul Rodrigues

Áudio:

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.