• Banner Carnaval 2020
  • Revista Terra Mãe
  • Revista Terra Mãe
  • mapa de mídias
  • Portal SEI

Educação

14/02/2020 16:48

Encontro fortalece articulação entre Estado e Municípios para formação continuada

A proposta de Formação Continuada Territorial, em regime de colaboração com os municípios, foi apresentada nesta sexta-feira (14), durante encontro que reuniu dirigentes da Secretaria da Educação do Estado, da Fundação Itaú Social (FIS), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), além de representações das universidades estaduais. Na ocasião, o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre a secretaria e a Fundação Itaú Social (FIS).

Apresentada pela diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado de Oliveira, a proposta da formação traz um arranjo que envolve a Secretaria da Educação do Estado, as secretarias municipais de Educação, as universidades estaduais e órgãos como a Undime e a UPB. “Este é um arranjo que traz a soma de esforços para a formação continuada de coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes técnicas dos municípios e dos Núcleos Territoriais de Educação, que acontecerá nos 27 Territórios de Identidade”, explicou a gestora, lembrando que a formação alcançará cerca de 6,7 mil profissionais da educação e terá início em março deste ano. 

Jerônimo Rodrigues afirmou que “esta é a fotografia mais clara do regime de colaboração. Temos a participação da Undime, UPB, das universidades e parceiros como a Fundação Itaú Social. Não podemos pensar em fazer educação sozinhos. Existe uma parte dos estudantes, aqueles do 6º ao 9º ano que precisam de uma atenção especial e nós, juntos, podemos cuidar deles, pensando na formação dos profissionais e no material didático. Não podemos deixar que os municípios arquem sozinhos. Este arranjo é fruto de uma construção das nossas equipes com os parceiros, juntos vamos pensar nas metas e produtos para fortalecer a aprendizagem no Estado”. 

Jerônimo também destacou o papel da Fundação Itaú Social. “É um parceiro que tem uma expertise grande e vai contribuir muito, com co-financiamento, colaborando nos processos, no monitoramento”, completou. Mais informações estão disponíveis no site do IAT.

Fonte: Ascom/IAT

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.