• Revista Terra Mãe

Agricultura Familiar

14/01/2020 18:21

Equipe da SDR realiza visitas técnicas nos municípios de Mascote e Camacan

Uma comitiva formada por dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acompanhada de lideranças locais, realizou visitas técnicas nos municípios de Mascote e Camacan, localizados no Território de Identidade Litoral Sul, nesta terça-feira (14).

Em Mascote, a equipe conheceu as novas estruturas da feira livre do distrito de São João do Paraíso. A ação, executada pela SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), beneficiará, aproximadamente, nove mil pessoas, que passaram a contar com um espaço adequado para a comercialização de produtos locais.

Em Camacan, foi visitada a unidade de beneficiamento de pescado que atenderá mais de 200 famílias de municípios da região, a partir de investimentos na Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e na Associação dos Pescadores Artesanais da Região do Baixo Jequitinhnonha do Município de Itapebi. A ação é do Governo do Estado, via Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR, por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

"Nós temos duas grandes iniciativas sendo concluídas em breve aqui na região cacaueira. Uma é a feira do distrito de São João do Paraíso, que vai dinamizar a venda e a comercialização; e em Camacan a unidade de beneficiamento de pescado que vai gerar emprego e permitir que a gente agregue valor ao pescado. Nós não estamos apenas no caminho, nós estamos dizendo que é possível dinamizar a economia a partir da agricultura familiar que nós estamos desenvolvendo”, observou o secretário da SDR, Josias Gomes.

Camacan possui uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, que serão beneficiados com outras obras, como a da reforma do Mercado Municipal. A previsão é que a obra seja entregue no início do segundo semestre de 2020.

O Governo do Estado vem investindo em construção, reforma ou ampliação de mercados municipais em toda a Bahia. Nos últimos anos, cerca de 60 mercados, centros de abastecimento e feiras livres foram entregues a populações urbanas ou rurais, oferecendo estrutura e condições adequadas tanto para quem produz a vende, quanto para quem compra e consome.

Fonte: Ascom/SDR