• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • Banner racismo
  • Estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Saúde

02/12/2019 11:37

Iniciada a Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), participa ativamente da programação da Semana de Mobilização Nacional e Dia D de combate ao Aedes aegypti, que acontece de 2 a 6 de dezembro. A mobilização aponta diretrizes para o fortalecimento de medidas de Prevenção e Eliminação de focos de Aedes aegypti nas dependências das unidades de saúde, escolas e demais locais de trabalho.

Com o mesmo intuito, a equipe vai visitar na quinta-feira (5), o Corpo de Bombeiros. Na oportunidade, será feita uma apresentação da situação das arboviroses e uma palestra sobre as medidas de controle do Aedes aegypti, para que os militares possam se precaver da dengue, zika e chikungunya e, também, formar multiplicadores das ações contra o vetor.

No dia 6, a equipe da Divep vai participar do Dia D de Mobilização contra o Aedes aegypti no município de Camaçari. Nesta visita, será dado todo o apoio ao município, nas ações de mobilização da comunidade.

Atividades na Sedur

Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), a equipe da Divep promove, de 2 a 6, exposição de cartazes de cunho educativo sobre a importância do manejo e limpeza de possíveis focos do mosquito, a fim de eliminar e/ou bloquear a sua proliferação. Será feito um cronograma de limpeza, que deverá ser observado por todos os funcionários. Um mutirão de limpeza também está marcado.

Com isso, a equipe espera eliminar os possíveis focos do Aedes no prédio e no entorno da Sedur, conscientizar os servidores, no sentido de que esta campanha seja disseminada e perpetuada no meio social, criando, desta maneira, uma rede de disseminação do mosquito, para a sua total erradicação.

Dados

Até o dia 21 de novembro, foram notificados 66.289 casos prováveis de Dengue no estado. Até o momento, foram notificados 81 óbitos por dengue, sendo que 31 foram confirmados, 29 laboratorialmente (12 em Feira de Santana, 3 em Salvador, 2 em Paulo Afonso, 1 em Candeias, 1 em Rafael Jambeiro, 1 em Coração de Maria, 1 em Jacobina, 1 em Paripiranga, 1 em Presidente Dutra, 1 em Santo Antônio de Jesus, 1 em Simões Filho, 1 Candiba, 1 em Camaçari, 1 Mulungu do Morro e 1 em Euclides da Cunha), 1 por critério clínico-laboratorial (Muritiba) e 1 por critério clínico/epidemiológico (Cruz das Almas). Foram descartados 32 óbitos e 18 permanecem em investigação.

Fonte: Ascom/Sesab

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.