• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • Banner racismo
  • Estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Cultura

08/11/2019 13:20

Pré-Flin atinge cerca de 2 mil jovens durante atividades em Cajazeiras

O surgimento de talentos em diferentes áreas artísticas foi um dos efeitos do pré-festival literário nacional durante os meses de setembro, outubro e novembro, no bairro de Cajazeiras e em outros equipamentos culturais de Salvador. Cerca de 2 mil estudantes foram diretamente alcançados pelo pré-festival em 108 ações, distribuídas entre escolas, bibliotecas e centros culturais, em parceria com diversas secretarias do estado.

Para o coordenador executivo do Flin, Clíssio Santana, o Pré-Flin abriu a possibilidade de um diálogo direto com a comunidade, deixando a população local mais receptiva ao Flin. “Passamos a ser conhecidos, tanto pelos sujeitos, quanto pelas instituições, por estarmos desde o dia 14 de setembro em atividades nas escolas e instituições não governamentais da sociedade civil, proporcionando essa articulação e ampliando o conceito do festival”, afirma. 

Durante o período, foram realizadas oficinas formativas, rodas de conversas e aulões pré-Enem com estudantes do ensino fundamental e médio. Os jovens aprenderam sobre cinema, projeção mapeada, construção do bairro de cajazeiras, escrita criativa e fotografia. 

Foto: FPC
(Foto: FPC)

Daiane Silva, uma das facilitadoras da oficina de vídeo, lembra o engajamento dos estudantes no aprendizado em cinema. “Foram emergindo vários talentos. Meninos com talento para direção, outros para fotografia, outros para atuação, e até os mais tímidos. Não tivemos nenhuma evasão. Pelo contrário, alguns meninos queriam ficar dois turnos”.

Coordenado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), o Festival Literário Nacional (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos será realizado de 12 a 15 de novembro, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. A programação completa está disponível no site do festival

Fonte: Ascom/FPC

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.