• Banner racismo
  • Bahia estado voluntário

07/11/2019 16:40

Espaços do Ipac participam da Virada Sustentável

Espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) participarão com diversas atividades gratuitas da Virada Sustentável, que retorna a Salvador de 8 a 10 de novembro com o tema 'O Centro Pulsa - a vida em movimentos'. São eles: Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia (MAB), Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM); além do Passeio Público.

A Virada Sustentável tem o objetivo de conectar pessoas e ocupar a cidade; de pensar e propor a sustentabilidade para além do meio ambiente, com uma visão positiva e inspiradora, propondo um resgate das raízes históricas e culturais de fundação da primeira capital do Brasil e de formação da sua gente. O festival já confirmou 15 espaços, onde serão realizadas atividades culturais e de educação, palestras e rodas de conversa, oficinas de formação e capacitação, exposições, performances artísticas, apresentações de teatro, dança e circo, projeções de filmes, contação de estórias e shows, entre outras ações e projetos.

“A participação dos museus no Festival da Virada Sustentável 2019 significará maior acesso por parte do público às coleções que compõem os museus do IPAC, e também das várias possibilidades temáticas, sobretudo, as que discutem questões sociais da atualidade e que farão parte dessa programação”, disse João Carlos de Oliveira, diretor geral do Ipac.

A Virada

O Festival foi criado em 2011, em São Paulo. De lá pra cá, reuniu um público de mais de 7,7 milhões de pessoas em 25 edições, passando por sete estados e nove cidades, como Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre, entre outras, além de Salvador - em 2016 e no ano passado. Em sua 3ª edição na capital baiana, o Festival, via Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da CMPC e Uber Eats, e o copatrocínio da Liberty Seguros. Conta também com o patrocínio do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, apoio institucional da Prefeitura Municipal do Salvador, e a parceria do Salvador Meu Amor. A Virada Sustentável é uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Rede AMO de Comunicações Socioculturais, realização da DaCultura Projetos e Soluções, e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil e Governo Federal.

Fonte: Ascom/ Ipac