• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Turismo

01/10/2019 11:30

Cerimônia da bandeira nacional vai se tornar roteiro turístico

Todos os dias, no 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, em Salvador, a bandeira do Brasil é hasteada às 8h e arriada ao pôr do sol, em respeito a um dos mais importantes símbolos nacionais. Na manhã desta terça-feira (1), a cerimônia teve um roteiro diferente, com desfile do Pelotão de Ordem Única Silenciosa, apresentação da Banda de Música da Marinha e narração de cada etapa. A Cerimônia da Bandeira Comentada é uma prévia do que baianos e visitantes vão passar a ver uma vez por mês, pois a ocasião passará a ser mais um atrativo turístico da capital.

“É uma ideia do Vice-Almirante Silva Lima junto com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) para fomentar mais ainda nosso potencial turístico. Essa cerimônia vai acontecer uma vez por mês e ela é gratuita para toda a população que esteja aqui. A partir do próximo mês, ela vai acontecer no pôr do sol e a ideia é que isso fique de fato no calendário da cidade como mais uma opção a ser compartilhada. Esse local fala por si só: na frente do Elevador Lacerda, ao lado do Mercado Modelo, em frente à Igreja da Conceição da Praia, então, cenário melhor que esse não existe nem nos desenhos. O privilégio é nosso de estar aqui acompanhando e absorvendo toda essa beleza”, declarou o secretário de turismo, Fausto Franco.

“Essa cerimônia tem vários aspectos de extrema importância. Um deles é resgatar, manter vivo esse civismo, essa cultura pelos nossos símbolos nacionais, pelo nosso hino, pela nossa bandeira, que faz parte da construção de qualquer nação. Outro aspecto fundamental é trazer o cidadão para a Marinha, que é dele. É muito importante contar com as crianças e todo soteropolitano, baiano, brasileiro”, explicou o Vice-Almirante André Luiz Silva Lima, comandante do 2º Distrito Naval.

Além das autoridades civis e militares, 120 estudantes do Colégio Militar, unidade do Lobato, tiveram a oportunidade de assistir em primeira mão a cerimônia que será apresentada aos visitantes. “Eu gostei, ainda mais porque eu quero ingressar na Marinha, então é uma experiência muito incrível”, contou a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Mariana Ferreira. “Se virar roteiro turístico eu virei aqui direto”, completou.

O secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, assistiu a cerimônia e anunciou que a Secretaria de Educação deve organizar um calendário para que outras turmas de escolas estaduais da capital e do interior participem da cerimônia. “Nós aproveitamos para que isso se tornasse também para nós da Educação um espaço pedagógico. Aqui é dado uma aula sobre hasteamento e arriamento da bandeira e depois os estudantes fazem ainda uma visita guiada no espaço. Esperamos que no ano que vem a gente possa colocar isso no calendário escolar para que se torne uma atividade acadêmica “, afirmou.

A secretária de Cultura, Arany Santana, também prestigiou a cerimônia ao lado das demais autoridades.

Áudio:

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.