• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • Banner racismo
  • Estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Fazenda

20/09/2019 17:15

Sefaz-BA realiza ação de educação fiscal com alunos da rede estadual

Com apresentação de paródia musical e peça de teatro sobre a importância socioeconômica dos tributos, os alunos do Colégio Estadual Luís Viana, localizado no bairro de Brotas, em Salvador, tiveram uma aula diferente nesta sexta-feira (19). Durante o TransformaÊ – IV Virada Educacional - Bahia, promovida pela Secretaria da Educação nas escolas estaduais baianas, estudantes do ensino médio técnico em Administração apresentaram de maneira lúdica trabalhos em torno do tema. 

A atividade é resultado da capacitação promovida pelo Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) ao longo deste ano na instituição de ensino, por meio de encontros com a direção da escola, coordenadores, professores e alunos. “Participar deste trabalho foi uma forma diferente de aprendizado. A gente pôde se divertir e, ao mesmo tempo, aprender novidades, os conceitos sobre os tributos. Isso foi muito importante e vamos levar este aprendizado para a vida toda”, afirmou Maria Eduarda Santos, do 3º ano, após encenar a peça 'Tributos do nosso cotidiano', escrita pela turma. 

A servidora da Sefaz-BA e responsável pela capacitação realizada na escola Luís Viana, Rita Railda, explicou que “o trabalho foi o produto final das palestras ministradas com o intuito de demonstrar para os alunos a importância socioeconômica dos tributos e do que se trata a educação fiscal. Queremos que estes alunos saiam do curso profissionalizante tendo uma nova visão da importância de não apenas pagar o tributo, mas reconhecer os seus direitos e deveres para com a sociedade”.

Capacitação 

O professor José Benevides, que ministra a disciplina de Contabilidade para turmas do ensino médio técnico, ficou responsável por orientar a turma. Após participar da capacitação da Sefaz, Benevides, que também é contabilista, decidiu tratar o tema em sala de aula, estimulando os alunos a abordarem o assunto de forma criativa. 

Após as apresentações, os alunos receberam certificados de participação no Programa de Educação Fiscal e também exemplares da cartilha 'Os Tributos em Nosso Dia a Dia', publicação da Sefaz-BA que apresenta, de forma didática, os principais tributos e seu papel na sociedade. Já o professor Benevides recebeu um exemplar da Prestação de Contas Simplificada 2018.

“Temos que mostrar aos nossos jovens a importância dos tributos, do controle social e do retorno destes recursos públicos para a sociedade. A retomada da educação fiscal em nosso estado está sendo feita de uma forma mais forte, pois este tema é fundamental para a sociedade baiana”, enfatizou o coordenador de Educação Fiscal da Sefaz-Ba, Luís Henrique Brandão.

Educação Fiscal

O Programa de Educação Fiscal do Estado da Bahia contempla professores, estudantes do ensino fundamental e médio, estudantes do ensino superior e comunidade universitária, servidores públicos e sociedade em geral. A Sefaz-BA desenvolve ações nessas comunidades com o objetivo de demonstrar que a obrigação de acompanhar o uso do dinheiro público é um dever de todo cidadão e não somente do próprio poder público. 

O programa baiano envolve três iniciativas: 'Sua Nota é um Show de Solidariedade', a campanha 'Nota Premiada Bahia (NPB)' e o projeto 'Educação Fiscal nas Escolas'. 

Fonte: Ascom/Sefaz-BA

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.