• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Saúde

20/09/2019 16:00

Sabadão Solidário celebra dia mundial do doador de medula óssea

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, a Fundação Hemoba promove neste sábado (21) um atendimento estendido aos voluntários interessados na doação de sangue e no cadastro de medula. A sede da instituição, localizada na Ladeira do HGE, estará realizando o Sabadão Solidário, com o atendimento das 7h30 às 18h30. Na mesma data, a unidade móvel estará no bairro de Mata Escura na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, funcionando das 8h às 17h.

No interior do Estado, a instituição também irá atender em algumas unidades com horário especial. Em Feira de Santana, o Hemóvel vai estar em frente à Prefeitura Municipal, das 8h às 17h. No município de Jacobina, o Sabadão Solidário será realizado de 8h às 12h e em Itaberaba das 8h às 14h.

De acordo o Instituto Nacional de Câncer, o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), possui no Brasil quase cinco milhões de pessoas cadastradas, sendo o terceiro maior banco de dados do mundo. A Bahia conta com 178.932 doadores, sendo que neste ano, 15.083 novas pessoas de cadastraram.

Para Agize Tanure, assistente social da Fundação Hemoba, apesar dos avanços se faz necessário uma maior conscientização da população baiana sobre o tema.
“Muitas vezes o transplante é a única chance que um paciente tem para sobreviver e sabemos que as possibilidades de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos com o mesmo pai e mãe é de apenas 25%. A chance diminuiu ainda mais quando a busca é realizada com pessoas não aparentadas, ficando de 1 para 100 mil. Quanto mais pessoas se dispuserem a prestar este ato de amor, mais chances temos de salvar vidas”, afirmou a assistente social.

É importante salientar que os voluntários já cadastrados precisam ficar atentos com a atualização dos dados, atualizando o cadastro no site: http://redome.inca.gov.br/doador-atualize-seu-cadastro/ sempre que houver troca de endereço ou telefone.


Fonte: Ascom/ Hemoba

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.