• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Desenvolvimento Rural

14/08/2019 18:50

Exporural dá 1º lugar a dorper de beneficiário do Bahia Produtiva

O agricultor familiar e produtor de ovinos Demilton Santana, da comunidade Capoeira do Milho, município de Várzea da Roça, no Território de Identidade Bacia do Jacuípe, teve dois de seus animais, ovinos da raça dorper, premiados em concurso realizado nesta quarta-feira (14), no Parque de Exposições de Salvador, durante a 20ª edição da Exporural.

Foram premiados o macho, em 1º lugar, e a fêmea, em 3º lugar, no concurso promovido pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), do melhor animal da raça dorper. Melhor desempenho reprodutivo e desenvolvimento precoce dos animais estão entre os critérios de avaliação dos jurados. O objetivo é selecionar animais puros de origem (PO), que melhor atendam às expectativas do mercado consumidor, cada vez mais exigente.

“Mostrar nossos animais na Exporural e participar do concurso é a realização de um sonho nosso, não somente meu, mas de toda a comunidade. Isso tudo veio por meio do incentivo do Governo do Estado, com o projeto Bahia Produtiva. A partir dos investimentos na ovinocultura para as 20 famílias da comunidade, conseguimos mostrar para toda a Bahia o potencial da ovinocultura, tendo os melhores animais de todo o estado”, comemorou Demilton Santana.

Foto: SDR
(Foto: SDR)

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial. 

Para Santana, participar da exposição é também a oportunidade de poder verificar já os primeiros resultados do projeto, que possibilitou a ele o retorno ao trabalho no campo, depois de ter saído para a sede do município em busca de trabalho. "Graças ao projeto, conseguimos essa evolução para as famílias e o estímulo para acesso ao Registro Afixo, documento emitido pela Assistência aos Rebanhos de Criadores de Ovinos [ARCO], da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, que certifica o animal PO”.

Edital socioambiental

A comunidade foi selecionada, por meio do edital socioambiental do Bahia Produtiva, em um projeto voltado para caprinovinocultura, com recursos destinados à aquisição de veículo com reboque; moto; ensiladeira; kit de ferramentas; 100 matrizes e quatro reprodutores de ovinos PO; e implantação de área coletiva de palma, para a segurança alimentar do rebanho.

De acordo com a especialista em Caprinovinocultura do Bahia Produtiva, Carina Cezimbra, os cuidados com a sanidade e alimentação estão entre os itens fundamentais para que os produtores possam ter resultados efetivos no projeto.  “No curso realizado na comunidade, nós orientamos as famílias sobre o manejo reprodutivo; sanitário (sobre doenças mais comuns, limpeza das instalações, entre outros); alimentar (sobre como armazenar forragens para o período de escassez, com silagem e feno). Além de falarmos sobre a organização da propriedade”. 

O Governo do Estado vem investindo, nos últimos anos, no fortalecimento da caprinovinocultura. Apenas no âmbito do Bahia Produtiva foram destinados recursos da ordem de R$ 26 milhões, em mais de 100 projetos distribuídos em diversas regiões do estado, principalmente no semiárido baiano. As ações incluem desde a entrega de animais, assistência técnica e extensão rural (Ater), máquinas e equipamentos, até a requalificação de unidades de beneficiamento e infraestrutura.

Fonte: Ascom/SDR

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.