• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Desenvolvimento Rural

14/08/2019 14:50

Oficina reúne técnicos para Formação Ater de Mercado

Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na assessoria técnica direcionada para a base produtiva de cooperativas da agricultura familiar baiana, foi iniciada, na última terça-feira (13), a Oficina de Formação Voltada para o Mercado, no Hotel Bahiamar, em Salvador. A capacitação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Edital de Alianças Produtivas do projeto Bahia Produtiva. A formação é ministrada por uma equipe da Fundação Vanzolin/Universidade de São Paulo (USP).

“A formação, que segue até a próxima sexta-feira (16), é voltada para técnicos contratados pelas cooperativas que irão desenvolver suas atividades na base produtiva dos beneficiários, garantindo qualidade dos produtos, regularidade de produção, melhoria da produtividade, e redução dos custos de produção, melhorar as rotinas de plantio e colheita, que resultem em produtos com as especificações adequadas, para que a produção dos cooperados atendam às demandas de mercado”, explicou o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral.

Félix Moreira, engenheiro de Alimentos contratado pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina.(Coopes), pontuou algumas ações que já estão sendo realizadas a partir do edital de Alianças Produtivas do projeto Bahia Produtiva. “Eu atuo em uma cooperativa que trabalha com o licuri, um produto de extrativismo. A gente está atuando já há algum tempo no mercado e tem encontrado também algumas indústrias de cosméticos [para escoamento da produção]. Agora vamos fortalecer a parte de alimentação. Esperamos aumentar a capacidade produtiva com os investimentos de maquinários e reforma da agroindústria, além de trabalhar as bases dos nossos cooperados, para dar também uma melhor visibilidade para eles e uma melhor fonte de renda”.

De acordo com o assessor especial do Bahia Produtiva, Ivan Fontes, essa semana de formação técnica abrange duas turmas, uma voltada para profissionais que atuam na gestão e acesso ao mercado, e outra direcionada à prestação de serviços na base produtiva. “A formação terá um momento de integração das duas turmas. As equipes irão trabalhar juntas, com um único objetivo de fazer com que o empreendimento possa ter seu processo de produção voltado para o que o mercado deseja daquele empreendimento".


Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.