• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • Banner racismo
  • Estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Desenvolvimento Urbano

06/08/2019 12:10

Ação social da Conder leva serviços e diversão ao bairro de Cajazeiras VIII

Famílias do Residencial Renascer das Mangabeiras e ruas vizinhas, no bairro de Cajazeiras VIII, foram contemplados com uma feira de serviços neste final de semana. O evento Mangabeira Cidadã, promovido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e instituições parceiras, ofereceu atividades nas áreas de lazer, saúde, cultura, educação e assistência social, jurídica e psicológica, que proporcionou aos moradores da região momentos de aprendizado e diversão.

A programação, totalmente gratuita, contemplou crianças e adultos, que desde cedo participaram de atividades de educação em saúde e alimentação saudável, com aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional, saúde bucal e escovação, prevenção e controle da dengue e chicungunya, além de orientação sobre violência doméstica, oficina de reciclagem, palestra sobre resíduos sólidos, corte de cabelo e atividades lúdicas para a garotada, como pintura facial e roda de capoeira.

A diarista Maria Alice dos Santos, moradora do Renascer das Mangabeiras, circulava por entre os stands do Mangabeira Cidadã, conversando com vizinhos e também participando das oficinas e palestras. “Aqui, a gente encontra os amigos e entre um papo e outro, aprende a se prevenir contra doenças, verifica a pressão e a saúde bucal”. Para ela, a nova moradia no conjunto habitacional construído pela Conder é a realização de um sonho. “Hoje estou na minha casa, meu paraíso. Era muito ruim viver de favor na casa dos outros”.

Paloma de Souza mora nas proximidades do Residencial das Mangabeiras. Ela lembra como era difícil circular pela região, antes das obras realizadas pela Conder. “Era muita lama e abandono. As ruas ganharam pavimentação. Temos também rede de água e esgoto. Hoje é fácil circular e viver aqui”, afirma lembrando também dos cursos profissionalizantes que foram oferecidos pela instituição aos moradores da região. “Aproveitei a oportunidade e participei do curso de Segurança Patrimonial Privada. Mais uma opção para aumentar minhas chances no mercado de trabalho”.

As obras realizadas pela Conder, além da melhoria em infraestrutura urbana, têm levado mais qualidade de vida às comunidades contempladas, incluindo geração de emprego e renda. “A ação social está atrelada aos projetos de urbanização integrada da Conder, por meio do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sócio-Ambiental (PIDSA). As famílias contempladas moravam em áreas precárias ou de riscos e são transferidas para conjuntos habitacionais dotados de infraestrutura urbana (água, esgoto, iluminação pública, drenagem e pavimentação)”, explica Graziane Amorim, coordenadora do Social da Conder.

É o que acontece no Residencial Renascer das Mangabeiras, onde a Companhia desenvolveu projeto de urbanização integrada com a construção de 294 novas moradias, pavimentação de ruas, drenagem e equipamentos comunitários, entre eles a implantação de nove boxes, na praça em frente ao conjunto habitacional, para a comercialização de produtos por representantes da própria comunidade.

Urbanização Integrada

Foram investidos R$35 milhões nas intervenções realizadas pela Conder na região do Jardim das Mangabeiras. Além dos imóveis, foram construídos boxes comerciais, posto de saúde, creche, centro comunitários, praças, quadra de esporte, equipamentos de lazer e pavimentação de vias. O projeto incluiu também rede de abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário.

Em Salvador, além das 294 unidades habitacionais do Jardim das Mangabeiras, já foram beneficiadas as localidades de Nova Esperança, Nova Constituinte, Águas Claras, dentre outras. No interior do estado, vale destacar as intervenções realizadas nas comunidades de Lagoa Grande, em Feira de Santana, e Pitanguinhas, em Simões Filho.
 
Fonte: Ascom/Conder

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.