• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Sugestão de pauta

08/07/2019 18:30

XXVIII Seminário Anual de Serviço Social do HGRS acontece nesta sexta

Com o tema ‘Saúde como direito social e política pública: o compromisso ético-político do serviço social’, o XXVIII Seminário Anual de Serviço Social do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) acontecerá nesta sexta-feira (12), às 8h. A ação é aberta ao público externo, com foco em profissionais e estudantes da área de saúde.

O evento, de acordo com a organização, tem como objetivos específicos o fomento da discussão sobre o compromisso da categoria no combate ao racismo, a socialização das práticas promotoras dos direitos humanos adotadas pelo serviço social do HGRS e a apresentação do trabalho da unidade ao longo dos 40 anos de existência. O objetivo geral do encontro é “compreender a atual conjuntura social brasileira e os desafios para a saúde enquanto direito social e política pública”.

“Essa iniciativa constitui-se enquanto espaço de formação em serviço e propõe discussões que contribuam para ressignificar a prática profissional e, consequentemente, melhorar a qualidade da assistência ao usuário. O ano de 2019 é especialmente importante para comunicar as ações e o papel do assistente social no HGRS, que completou 40 anos de atendimento à população”, destaca Suzana Brito, uma das assistentes sociais responsáveis pelo seminário.

O XXVIII Seminário Anual de Serviço Social do HGRS será realizado no auditório central da instituição. Interessados devem se inscrever pelo endereço www.ensinoepesquisahgrs.blogspost.com.



Programação


8h - Credenciamento
8h45 – Apresentação Cultural, com a assistente social Ana Lúcia Márcia de Queiroz
9h – Mesa de abertura, com representantes da diretoria-geral do HGRS, diretoria de apoio diagnóstico e terapêutico do HGRS e Conselhos Estadual e Federal de Serviço Social.
9h30 – Painel ‘Saúde como direito social e política pública: o compromisso ético-político do serviço social’, com prof. dr. Maurílio Castro de Matos
10h30 – Espaço de Interação com o público
11h – Painel ‘O serviço social no Hospital Geral Roberto Santos: conquistas e desafios ao longo dos 40 anos de atuação na instituição’, com a assistente social Nazarela Rêgo e outras coordenadoras que passaram pelo serviço
12h – Intervalo para o almoço
14h – Apresentação Cultural, com Tainara Pereira (estagiária do Permanecer SUS) e Márcia Andrade (Studio de dança M. A.)
14h15 – Painel ‘O enfrentamento do racismo no cotidiano dos profissionais de serviço social’, com representante do Conselho Regional de Serviço Social da Bahia (Cress-BA)
14h45 – Painel ‘Atuação do assistente social na saúde: práticas promotoras de direitos humanos. Um olhar sobre o trabalho do assistente social no HGRS’
- O acolhimento às mulheres na Maternidade Dulcinéia Moinho, com a assistente social Josiane C. E. Lima
- O cotidiano do assistente social na emergência, com as assistentes sociais Débora C. Brizolara e Hérica Jacy L. S. Serrão
15h45 – Considerações finais e agradecimentos – Suzana S. Brito
16h30 – Encerramento

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.