• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Educação

11/06/2019 18:20

Estudante de Praia do Forte recebe premiação do Google em Brasília

O momento é de comemoração para Rian Santos Ribeiro, 17 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado em Praia do Forte, no município de Mata de São João. Nesta terça-feira (11), em Brasília, ele participou da premiação do RAP - Baixadores do Google For Education - Brasil 2019 como vencedor pela composição 'Bem-vindo à nova era digital', que fala sobre tecnologia e educação. 

Na capital federal, Rian apresentou a sua produção musical aos principais líderes educacionais do país, durante o evento 'Inovar para Brasil: construindo a educação do futuro', programa que reúne líderes educacionais com o objetivo de desenvolver lideranças em inovação e descobrir novas abordagens para a educação.  

"Esta vitória me motiva ainda mais a seguir a carreira musical. Meu contato com a música é desde os 12 anos e, desde então, venho participando de projetos de arte e de cultura promovidos pela escola", disse Rian Ribeiro. Na composição, o estudante aborda como as ferramentas do Google e do Google for Education – a exemplo do Google Classroom e G Suíte for Education – promovem a inclusão digital e o acesso igualitário ao conhecimento através da tecnologia. 

Ao focar na era digital, Rian fala, por meio da música, da relação das ferramentas com o conhecimento e cita o e-Nova Educação, um projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Google, que leva tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, contextualizando as escolas com o século XXI. O Colégio Estadual Alaor Coutinho, onde Rian Ribeiro estuda, é uma das unidades de ensino contempladas pela iniciativa.

Foto: Secretaria da Educação do Estado
(Foto: Secretaria da Educação do Estado)

A premiação RAP - Baixadores do Google For Education - Brasil 2019 desafiou os estudantes de todo o país a produzirem rap com diferentes temáticas, a exemplo de inovação escolar, importância da tecnologia e alfabetização digital. 

e-Nova Educação

O projeto leva ferramentas educacionais para as escolas, visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Com o e-Nova, as escolas estaduais estão sendo dotadas de infraestrutura, com acesso à Internet banda larga e recebendo chromebooks, que são usados pelos estudantes, aprimorando a prática de ensino e fortalecendo o aprendizado por meio da tecnologia. 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado 

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.