• RH Bahia
  • Prêmio Boas Práticas

01/06/2019 15:00

Governo do Estado investe em saúde e recupera estradas no Recôncavo Sul

A população do Recôncavo Sul é beneficiada com diversos investimentos realizados pelo Governo do Estado nos últimos anos. Policlínica Regional de Saúde, recuperação de estradas e sistemas de abastecimento de água melhoram a vida dos 645 mil moradores da região.

Inaugurada em junho de 2018, a Policlínica Regional de Saúde em Santo Antônio de Jesus oferece consultas em diversas especialidades médicas e exames como ressonância magnética, tomografia, mamografia, endoscopia, ultrassonografia com doppler e colonoscopia. A unidade recebeu R$ 24,7 milhões em investimentos, utilizados na realização de obras civis e compra de equipamentos.

A policlínica atende 28 municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde: Amargosa, Aratuípe, Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Governador Mangabeira, Itatim, Jaguaripe, Jiquiriçá, Laje, Maragogipe, Milagres, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santa Teresinha, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Miguel Das Matas, Ubaíra e Varzedo.

Foto: Paula Fróes/GOVBA
A policlínica em Santo Antônio de Jesus atende moradores de 28 municípios
(Foto: Paula Fróes/GOVBA)

Na área de infraestrutura, destaque para a restauração da BA-120, entre Sapeaçu e Castro Alves, e da BR-420, no trecho entre São Félix e interseção com acesso a Maragogipe. Com um investimento de mais de R$ 20,8 milhões, a recuperação da BA-120 compreendeu um trecho de mais de 36 quilômetros por onde circulam 490 veículos diariamente, beneficiando também os municípios de Santa Terezinha, Elísio Medrado e Itatim.

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
O Governo do Estado investiu R$ 20,8 milhões na recuperação da BA-120, entre Sapeaçu e Castro Alves
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

Já na BR-420, a obra envolveu um investimento de R$ 14,7 milhões. Foram restaurados 20,5 quilômetros da rodovia, que beneficia ainda moradores de Cachoeira, Conceição da Feira e Governador Mangabeira.

Desenvolvimento rural

Outro importante investimento do Governo do Estado foi a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água na zona rural de Laje. O equipamento abastece as localidades de Tourinho, Torre I e Torre II, com sete estações elevatórias, dois reservatórios e 14,5 mil metros de distribuição para levar água a 159 residências, atendendo 843 pessoas. A obra recebeu recursos da ordem de R$ 2,8 milhões.

Foto: Paula Fróes/GOVBA
O sistema de abastecimento leva água de qualidade para a zona rural de Laje
(Foto: Paula Fróes/GOVBA)

Já em Santa Inês, a população recebeu o Mercado Municipal totalmente reformado. A ação foi executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR). Um investimento de R$ 506,4 mil foi aplicado na melhoria das condições da infraestrutura para comercialização da produção local e de higienização, oferecendo condições sanitárias adequadas aos consumidores e comerciantes.