• RH Bahia
  • Prêmio Boas Práticas

29/05/2019 18:50

Governo do Estado reforça saúde, segurança e mobilidade na RMS

O Hospital Metropolitano e a Via Metropolitana são grandes exemplos dos investimentos que o Governo do Estado tem realizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Construído em Lauro de Freitas, o hospital será inaugurado no segundo semestre deste ano. Com 265 leitos, sendo 55 de Terapia Intensiva (UTI) e oito salas de cirurgia, a unidade de saúde recebe R$ 180 milhões em recursos.

De grande porte, com 27.900 metros quadrados de área construída, o hospital será referência para casos de urgência e emergência, trauma e acidente vascular cerebral (AVC). Um dos destaques do projeto é a Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá pacientes acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral (isquêmico, hemorrágico ou ataque isquêmico transitório), na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa.

Já a Via Metropolitana Camaçari - Lauro de Freitas liga a BA-526 à Linha Verde, desafogando o trânsito no centro de Lauro de Freitas e facilitando o acesso às praias do Litoral Norte. Inaugurada em junho de 2018, a via tem 11,2 quilômetros de extensão, pista dupla nos dois sentidos, sete viadutos, quatro pontes, um túnel de acesso e canteiro central.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Com 11,2 quilômetros de extensão, a Via Metropolitana liga  a BA-526 à Linha Verde
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

O Governo do Estado investiu R$ 298 milhões na construção da rodovia. Situada em posição estratégica, a via é pedagiada apenas no sentido Litoral Norte – Salvador. Mas os motoristas que trafegam na BA-099, com sentido à capital, não precisam pagar uma nova tarifa após pagarem na Estrada do Coco. Basta apresentar o cupom com código de barras para ter a passagem liberada.

Na área da segurança, novas viaturas reforçam o policiamento nos municípios de Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas. A entrega, realizada em abril de 2019, faz parte do 1° lote de renovação do contrato de locação de viaturas, que engloba a renovação de 301 veículos, num valor de mais de R$ 31 milhões para 30 meses.

Foto: Manu Dias/GOVBA
Novos veículos reforçam a segurança em Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas
(Foto: Manu Dias/GOVBA)